AO FAZER UMA COLONOSCOPIA E LEVADO PÓLIPOS PARA BIÓPSIA, A CONCLUSÃO FOI: ADENOMA TUBULAR (Neoplasia

3 respostas
AO FAZER UMA COLONOSCOPIA E LEVADO PÓLIPOS PARA BIÓPSIA, A CONCLUSÃO FOI: ADENOMA TUBULAR (Neoplasia intra-epitelial de baixo grau). Poderiam me esclarecer?
Adenomas tubulares de baixo grau sao polipos benignos, muito comuns no colon. mas apesar de serem benignos, necessitam de controle endoscopico, para checar o aparecimento de outros. E preciso checar qtos polipos eram, quais os seus tamanhos , se todos eram adenomas tubulares, se existe historia familiar de cancer de colon, etc. Todos esses dados vao nos ajudar a definir qual o intervalo em que se deve repetir a colono.
att,
Dra giselle gomes

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A realização de colonoscopias serve, nesses casos, para a prevenção do câncer, pois muitos deles podem vir de pólipos do intestino. Os adenomas com displasia de baixo grau devem ser avaliados quanto ao número de pólipos e tamanho para definir em quanto tempo uma nova colonoscopia deve ser realizada. Outro fator importante é se o pólipo analisado foi retirado por completo. Consulte um médico para maiores orientações e não se preocupe quanto a gravidade, mas certifique-se que tenha sido completamente removido e o tempo necessário para repetir o exame.
A proposta da colonoscopia é essa, encontrar lesões que possam apresentar risco de câncer e ao mesmo tempo tratá-las. Veja com o médico que solicitou seu exame o resultado de todos os pólipos. Esses pólipos devem ser considerados já tratados com as ressecções. Agora você deve realizar os exames de colonoscopia periodicamente para identificar precocemente o surgimento de outros pólipos, conduzindo da mesma forma, com ressecções endoscópicas. Assim, o risco de um pólipo evoluir para adenocarcinoma é muito baixo.

Especialistas

Daniel de Carvalho Damin

Daniel de Carvalho Damin

Coloproctologista

Porto Alegre

Dário Giordano de Oliveira Souza

Dário Giordano de Oliveira Souza

Cirurgião geral

Mossoró

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

Cirurgião geral, Médico clínico geral

Mafra

Nivea Carla De Oliveira Marques

Nivea Carla De Oliveira Marques

Cirurgião geral

Goiânia

Dalila Guedes

Dalila Guedes

Gastroenterologista

Salvador

Diego Baldissera

Diego Baldissera

Cirurgião geral, Endoscopista

Lajeado

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 530 perguntas sobre Pólipos do intestino grosso (cólon e reto)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.