Ao fazer o uso do ácido retinoico, é indispensável o protetor solar. Porém ele realmente é tão neces

2 respostas
Ao fazer o uso do ácido retinoico, é indispensável o protetor solar. Porém ele realmente é tão necessário mesmo durante à noite, dentro de casa? É bem incômodo passar o dia inteiro com protetor no rosto, ainda mais considerando que o tratamento com ácido retinoico com o objetivo antienvelhecimento, precisa ser o resto da vida. Outra questão: dizem que para o protetor proteger à noite (contra luz artificial), precisa ser com cor. Ou seja, além de ter que usar protetor o dia inteiro, precisa ser com cor ainda? Sem cor não vai funcionar? Pois já estou usando ácido há muito tempo e uso protetor sem cor. Se supostamente o protetor sem cor não protege à noite, logo me pergunto: é tão necessário assim? Acredito que inúmeras pessoas usam sem cor mesmo, e não são prejudicadas pela luz artificial. Não vejo nenhum dermato ressaltando que precisa ser com cor, porém vejo algumas pessoas dizerem que precisa sim. Obrigada desde já.
Olá, você não precisa usar protetor solar em casa a noite após aplicação do ácido retinoico. É muito importante, sim, que você lave o rosto cedo no dia seguinte, removendo o ácido, e ai sim aplicar protetor solar durante o dia. A recomendação de uso mais intensivo de protetor com cor, mesmo em ambientes fechados, seria para aquelas pessoas que sofrem com melasma. Se você não tem melasma, pode usar protetor branco sem problemas, e não precisa usar a noite. FPS sempre maior que 30

Compreendo sua dúvida e sei que pode ser incômodo pensar em usar protetor solar o tempo todo, especialmente quando estamos falando de um tratamento prolongado com ácido retinoico. Vamos esclarecer.

O ácido retinoico é um excelente aliado no tratamento antienvelhecimento, mas ele deixa a pele mais sensível à luz solar, o que torna o uso de protetor solar durante o dia indispensável. No entanto, à noite, dentro de casa, não é necessário usar protetor solar. O que é importante, sim, é lavar o rosto pela manhã para remover o ácido antes de aplicar o protetor solar para o dia.

Quanto à questão da proteção contra luz artificial, essa preocupação é maior para pessoas com melasma, uma condição que piora com exposição à luz visível, inclusive a luz de lâmpadas e telas de computador. Nesse caso, o uso de protetor solar com cor, que contém pigmentos que ajudam a barrar essa luz, pode ser recomendado. Porém, se você não sofre de melasma, o protetor solar tradicional sem cor, com FPS maior que 30, é suficiente para proteger sua pele durante o dia.

Portanto, não se preocupe em usar protetor solar à noite, nem em utilizar protetor com cor, a menos que tenha sido especificamente recomendado pelo seu dermatologista devido a uma condição como o melasma. O mais importante é seguir o protocolo diurno de aplicação de protetor solar sempre que estiver exposta à luz natural.

Se ainda tiver dúvidas sobre como adaptar seu tratamento de forma prática, recomendo agendar uma teleconsulta. Na plataforma Doctoralia, você pode encontrar dermatologistas bem avaliados que poderão orientar de maneira segura e eficaz. A Telemedicina é uma ótima alternativa para cuidar da sua pele sem sair de casa, especialmente em tempos de pandemia e outras doenças infecciosas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!