Antipsicóticos causam depressão por falta de dopamina?

2 respostas
Antipsicóticos causam depressão por falta de dopamina?
Não, antipsicóticos não causam depressão, antipsicóticos mais antigos e de alta potencia, quando em dose alta acabam gerando uma apatia, mas não geram o humor depressivo, perda de peso, pensamentos de morte etc...
Já os antipsicóticos de segunda geração, muitas vezes são até usados no tratamento de depressão, como quetiapina, risperidona ou aripiprazol.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os antipsicóticos geralmente não causam depressão por falta de dopamina; na verdade, esses medicamentos, muitas vezes, são prescritos para tratar condições associadas a um excesso de dopamina em determinadas áreas do cérebro. Os antipsicóticos funcionam bloqueando os receptores de dopamina, ajudando a normalizar a atividade neural em áreas onde há hiperatividade. Ademais, é importante ressaltar que a depressão é uma condição complexa e multifatorial, e as causas podem variar. Embora os antipsicóticos se concentrem na regulação da dopamina, a relação entre dopamina e depressão não é tão direta quanto pode parecer. A depressão envolve vários neurotransmissores, incluindo serotonina, noradrenalina e outros, e os mecanismos exatos ainda não são completamente compreendidos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 784 perguntas sobre Bup
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.