Antigamente, os oftalmologistas falavam que a miopia se estabilizava aos 21 anos de idade, momento perfeito

2 respostas
Antigamente, os oftalmologistas falavam que a miopia se estabilizava aos 21 anos de idade, momento perfeito para a cirurgia refrativa. Com o surgimento dos meios eletrônicos e de informática essa regra caiu? Os equipamentos de informática contribuem para o aumento da miopia?
A regra continua a mesma, a miopia "pode" se estabilizar aos 21 anos, embora muitas pessoas demorem mais para ter esta estabilidade, quanto ao uso de computadores, celulares, etc, não há ainda na literatura uma evidência concreta que eles provoquem aumento da miopia, embora na clínica temos observado que é provável que estes equipamentos eletrônicos provoquem sim uma evolução da miopia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A respeito da cirurgia refrativa para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo, a tecnologia encontrada hoje nos equipamentos para diagnóstico complementar e planejamento cirúrgico tornaram a indicação (ou contraindicação) ainda mais precisa, prevenindo complicações como ectasia corneana, dentre outras.
A estabilização da refração (do grau) é ainda um critério importante para a indicação do momento ideal para a cirurgia, determinado exclusivamente durante o exame oftalmológico clínico periódico.
A respeito de equipamentos eletrônicos, baseado na literatura médica atual , ainda não há nada que estabeleça de forma concreta a relação direta o aparecimento (precoce ou não) de miopia e o uso excessivo deles.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Cirurgia para correção de miopia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.