Antigamente eu queria estar sempre no medico, fazia tudo quanto era exame pq sempre acreditei que ti

16 respostas
Antigamente eu queria estar sempre no medico, fazia tudo quanto era exame pq sempre acreditei que tivesse algo de errado comigo. Quando o médico me dizia que estava tudo bem, eu não acreditava, e procurava outro. Isso me atormentou por alguns anos.. Porém hoje, esse meu medo de ter algo, cresceu , mas mudou um pouco. Hoje estou com pavor de médicos! Justamente por achar q irei descobrir coisa ruim. Isso está me prejudicando tanto quanto antes que vivia em hospitais, pois hoje fujo de exames de rotina até! Tenho medos e angústias que me causam crises de ansiedade.. Se o médico me diz que tenho que usar um colírio, um remédio, ou qualquer outro tratamento de prevenção, já imagino que isso seja um indicativo que está acontecendo o que mais temo.
Não sei que ajuda procurar. Justamente por que hoje sinto esse pavor.
Estou com 26 anos, sou mãe, e isso me prejudica muito pois as vezes sofro por coisas que nem aconteceram ainda (mas podem acontecer). Isso está acabando com minha saúde. As pessoas ao meu redor só me julgam, dizem que procuro doença, etc, e por isso eu parei de conversar sobre qualquer coisa e hoje guardo só para mim (e jogo no Google).
Por favor, gostaria de saber se é uma fobia e se existe tratamento para essas ações?
Olá! Compreendo que este sentimento e comportamento estejam te causando sofrimento. Para um diagnóstico é necessário uma avaliação para compreender o histórico dos sintomas, da sua história de vida, etc. Há tratamento e no momento sugiro que busque ajuda psicológica que é um processo de autoconhecimento no qual poderá trabalhar seus medos, angústias com alguém neutro que não te julgará, mas escutará e poderá contribuir com a sua melhora. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.

Oi, boa tarde! Sim, é possível uma melhora nos sintomas. Em um primeiro momento, entendo ser necessária uma avaliação e acompanhamento feito por Psicólogo. Com a Psicoterapia será possível entender os pensamentos, as emoções, as situações e os sentidos envolvidos que estejam causando esse sofrimento. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com essa questão, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado.
Bom, vamos lá . Primeiro ponto, vejo que você já foi em vários médicos e você já deve ter se convencido que seu problema não é a saúde física, mas sim o medo. Correto? Nesse caso, um psicólogo poderá te ajudar. Segundo ponto, independente do nome que se da, medo ou transtorno, a partir do momento que esse seu sintoma começa a interferir na sua vida, ele precisa ser trabalhado. E pode ficar tranquila pois tem tratamento sim, hoje no TCC, psicologia positiva, técnicas de mindfulness e neurociência, temos muitos recursos que podem te ajudar a se conhecer melhor e conseguir controlar e eliminar esse sofrimento.
E uma ultima observação, não fique preocupada com o julgamento, para algumas pessoas é difícil entender esses comportamentos e fazem comentários que por mais que possam ter boa intenção de te ajudar, podem acabar gerando ainda mais angustia e sofrimento, pois alguns comentários não te faz pensar nas soluções possíveis que é o que você parece estar precisando. Mais um motivo para buscar a ajuda de um profissional. Qualquer dúvida pode me procurar.
Olá.... Através de sua fala, percebe-se que você tem uma preocupação excessiva com sua saúde. Sugiro que você procure um Psicólogo Cognitivo Comportamental (TCC), pois essa abordagem trabalha no aqui e agora, e na resolução de seus problemas. Não se preocupe com o julgamento das pessoas. Procure um profissional o mais breve possível para ajudá-la a ter mais regulação emocional e qualidade de vida saudável. Eu costumo a falar que "nossa mente, mente!" E isso é fato!. Então cuide de seus pensamentos. Espero ter contribuído em suas dúvidas.
Olá. A princípio o que você descreveu não configura nenhum transtorno. Sim, é possível mudar nossas ações e a psicoterapia é o serviço indicado. Abraço.
É possível ajudá-la sim. Pelo que você traz parece uma vulnerabilidade ao dano e a doença. Como você aprendeu ao longo da sua vida e principalmente quando criança, a olhar para o adoecimento, como foi o comportamento dos seus cuidadores? Isso é resultado de suas crenças. Essas suas crenças precisam ser trabalhadas e resstruturadas através da reparentalização. Mas olha, calma. Confie que é possível ajudá-la sim. Tudo ficará bem.
O que você está descrevendo parece ser um padrão de comportamento associado a uma forma de ansiedade conhecida como hipocondria, que é a preocupação excessiva com a saúde e o medo constante de ter uma doença grave, mesmo na ausência de evidências médicas. O medo de procurar tratamento preventivo ou realizar exames de rotina também é uma característica comum desse padrão de ansiedade.

Essa preocupação excessiva pode ser angustiante e impactar negativamente na qualidade de vida, nas relações pessoais e na saúde mental em geral. É positivo que você esteja buscando compreender e lidar com esses sentimentos.

O tratamento para a hipocondria geralmente envolve abordagens terapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais, além de fornecer estratégias para lidar com a ansiedade e os medos associados à saúde.

Além disso, considerar a psicoterapia pode ser valioso para explorar as raízes emocionais desses medos, trabalhar na construção de uma visão mais equilibrada da saúde e desenvolver estratégias eficazes para lidar com a ansiedade.

Não temos como avaliar todo o seu processo apenas com as informações que passou, mas pelo seu relato, todas essas reações são sintomas de algo que te atormenta há anos. Por meio da psicoterapia, você pode descobrir para que esses sintomas existem, exercitar o autoconhecimento e experimentar novas possibilidades em relação ao que eles representam na sua vida, atualizando seus medos, temores e anseios que estão mexendo com sua qualidade de vida e trazendo intenso sofrimento
.
Olá querida! Eu sinto muito que você esteja tão angustiada com esse problema, a ansiedade acaba prejudicando muito a vida quando em níveis tão altos. Sim, você ta com um problema de saúde importante que precisa olhar e cuidar. A princípio procure um psicólogo de confiança, e se prepara pra pedir ajuda pra ir num psiquiatra que ele vai te ajudar a ficar mais calma. A boa notícia é que com o tratamento adequado e com o seu esforço, você vai melhorar seu quadro de ansiedade. Você é forte, tem aguentado muita coisa até hoje, e tenho certeza que vai conseguir superar isso. Abraço
Oi, espero que esteja melhor. Antes de tudo, sinto muito que esteja passando por isso. Um primeiro lugar para começarmos a pensar é, em qual momento ir ao médico se tornou algo tão ruim?
Porque, lendo o seu relato parece que houve uma quebra em relação a forma que você acessa o serviço de saúde e talvez seja importante olhar mais de perto para isso.
Um outro ponto que me chama a atenção é o quanto a experiência de ser mãe pode afetar o "ter que estar bem" ou o medo de não estar presente para o filho (estou levantando suposições, que óbvio, pode não ser o seu caso).
Me parece que você passou por inúmeras mudanças de vida e consequentemente, mudanças na forma como você se percebe e se relaciona com o mundo. Para além de qualquer diagnóstico, me parece muito importante que você tenha espaço para falar sobre o que está sentindo, ser acolhida e entender melhor toda essa série de coisas que você está sentindo. Espero ter ajudado, caso queira conhecer mais o meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Ola, sinto muito que esteja se sentindo assim, imagino o quão desafiador é lidar com estes pensamentos e medos. Pelo seu relato podemos perceber um quadro ansioso, mas que é necessario ser investigado mais a fundo para poder te ajudar. A psicoterapia irá te ajudar a identificar a causa destes medos, trauma e te possibitar estrategias e recursos para lidar com isto.
Cuide de você. Sinta-se acolhida, fico a disposição para podermos conversar. UM abraço @psiluanamarys
Olá
é preciso conhecer mais da sua história de vida, suas vivências e experiências para assim você conseguir ressignificar as questões que levam a esse quadro. Busque ajuda urgente para ter o controle da sua vida e buscar o ocupar o seu lugar com segurança. Fico a disposição, abraços
Olá. Imagino que seja desafiador passar pelo o que você acabou de relatar, sinto muito! Respondendo sua pergunta, sim. É possível cuidar dessas questões e um acompanhamento psicológico poderá te ajudar nisso. A psicoterapia é um espaço seguro e acolher em que será possível você aprofundar essas vivências, compreendendo como elas funcionam em sua vida, entender melhor de onde vem o medo e criar recursos para lidar com essas questões. Você não precisa passar por isso sozinha, busque ajuda profissional! Me coloco à disposição para ajudá-la. Cuide-se!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Sinto muito por viver nesta angústia. A mente não distingue o real do imaginário, quando vc imagina ela acredita. São muitos pensamentos disfuncionais(que não ajudam). Busque uma terapia para aprender a lidar com sua mente. A vida é instável e precisamos aprender a lidar com toda esta instabilidade.
O medo amplia o seu foco para aquele determinado problema.
Busque ajuda!
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Primeiramente se sinta abraçada e acolhida. E busque um profissional da saúde mental (psicólogo) para te escutar e você puder falar sobre "medo" sem medo. Importante achar um profissional que lhe de esse apoio. E espero que consiga melhorar essas angustias que tanto lhe trás sofrimento. Fique Bem! Um abraço!
Claro! É compreensível e corajoso compartilhar suas experiências dessa maneira. Baseado no que você descreve, parece que você está lidando com um medo intenso e persistente relacionado a questões de saúde, conhecido como ansiedade de saúde ou hipocondria. Isso envolve um medo excessivo de ter ou desenvolver uma doença grave, mesmo na ausência de sintomas claros ou diagnósticos médicos confirmatórios.

Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), abordamos esses medos e comportamentos evitativos através de várias estratégias:

Primeiramente, educamos sobre como a ansiedade de saúde se manifesta e como os pensamentos podem amplificar os medos e preocupações. Em seguida, trabalhamos para identificar e desafiar os pensamentos automáticos negativos que alimentam seus medos, como a crença de que qualquer recomendação médica é um sinal de uma doença grave iminente.

Além disso, utilizamos a exposição gradual para enfrentar os medos, permitindo uma exposição controlada a situações relacionadas à saúde que causam ansiedade, como consultas médicas ou procedimentos de rotina. Também ensinamos técnicas de relaxamento, como mindfulness e respiração, para ajudar a reduzir a ansiedade e a tensão física.

É encorajador que você esteja buscando ajuda para lidar com esses desafios. Com o apoio adequado e comprometimento com o tratamento, muitas pessoas conseguem gerenciar e reduzir significativamente os sintomas de ansiedade relacionada à saúde. Recomendo que procure um psicólogo especializado em TCC, que pode trabalhar junto com você para desenvolver um plano de tratamento personalizado. Você não está sozinha nessa jornada, e há maneiras eficazes de superar esses medos e melhorar sua qualidade de vida.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!