Antietanol, pode dar na comida?

4 respostas
Antietanol, pode dar na comida?
Apenas reforçando as respostas dos colegas Karina Barradas e Lucas Gai, o paciente sempre deve ter clareza absoluta sobre o tratamento a que está sendo submetido. No caso específico do Disulfiram, as medidas tomadas, sendo puramente de ordem comportamental, além de todos os perigos acima narrados, morte inclusive, de nada valerão quanto aos aspectos, a meu ver fundamentais, ou seja, comportamentais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Fico em dúvida na sua pergunta - o paciente sabe que vai tomar ou você gostaria de dá-lo escondido? - se for a primeira pergunta: sim ele pode tomar em qualquer horário do dia; se for a segunda, a resposta é não, se o paciente não sabe que vai tomar não deve colocar escondido na comida dele.
O uso de antietanol pode ser feito em qualquer horário independente das refeições, mas o paciente deve saber que vai tomá-lo e deve estar de acordo com as reações que podem ocorrer; ele não cura o etilismo, mas ajuda para perder a vontade de beber.
Se o paciente tomar essa medicação sem saber e utilizar álcool pode ter sérios riscos para a saúde. Algumas restrições na dieta também devem ser observadas, como evitar alimentos sem álcool em sua composição - alguns tipos de molhos contém álcool, sempre ficar atento.

Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Se a pergunta se refere a dar o antietanol escondido do paciente, na comida, a responsa é não. Seria um ato de irresponsabilidade que colocaria a saúde a vida da pessoa em risco, e a pessoa que fizer isto também estará sujeita a implicações legais.
A ação do antietanol é devido a inibição da enzima acetoaldeído-desidrogenase, que atua em uma das etapas da metabolização do álcool,com isso há acúmulo de metabólito tóxico no organismo.Se a pessoa ingerir álcool terá reações que podem ser graves.
Sendo assim, a ação dele é baseada num reforço aversivo, isto é, a pessoa deixa de beber por saber que pode passar mal. Se a pessoa não tiver consciência dos prejuízos do álcool e outras questões não forem trabalhadas (como o papel do álcool na vida da pessoa) o uso do Dissulfiram será paliativo.

Atenciosamente,

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 293 perguntas sobre Antietanol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.