Antidepressivos triciclicos (Clomipramina) aumentam os efeitos dos benzodiazepinicos (alprazolam)?

2 respostas
Antidepressivos triciclicos (Clomipramina) aumentam os efeitos dos benzodiazepinicos (alprazolam)?
Podem aumentar alguns efeitos, como a sedação (sonolência), a ansiólise (efeito contra a ansiedade), o efeito anti-pânico e a atividade anticolinérgica (relacionada, entre outros, a diminuição da secreção salivar e dificuldades de memória)..

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, os antidepressivos tricíclicos, como a clomipramina, podem aumentar os efeitos dos benzodiazepínicos, como o alprazolam. Ambos os tipos de medicamentos são depressores do sistema nervoso central (SNC) e podem ter efeitos sedativos, como sonolência, tontura e dificuldade de concentração.

Quando usados em conjunto, os antidepressivos tricíclicos podem aumentar a intensidade dos efeitos dos benzodiazepínicos, o que pode aumentar o risco de sonolência excessiva, queda de pressão arterial e outros efeitos colaterais.

Por esse motivo, é importante discutir com seu médico antes de tomar clomipramina e alprazolam juntos. Eles podem avaliar sua condição e determinar a melhor opção de tratamento para você. Se necessário, eles podem ajustar a dose ou prescrever uma medicação alternativa que seja menos propensa a causar interações medicamentosas.

Além disso, é importante seguir as instruções do seu médico e nunca alterar sua dose ou interromper o uso de medicamentos sem o conhecimento do seu médico. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre seus medicamentos, sempre converse com seu médico.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1148 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.