Antidepressivos e ansiolíticos possuem efeitos opostos ou complementares?
9
respostas
Antidepressivos e ansiolíticos possuem efeitos opostos ou complementares?
Os ansiolíticos e os antidepressivos possuem focos de atuação diferentes, não são drogas do mesmo tipo, embora sejam complementares em alguns tipos de tratamento, agindo contra os mesmos sintomas .A medicação é só uma ferramenta para o tratamento , é necessário procurar tratamento complementar como a psicoterapia.
Espero ter ajudado!
Espero ter ajudado!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendo associar a Psicoterapia para autoconhecimento, que possibilita entender seus aspectos psico emocionais, e adquirir maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Abraços
Alguns antidepressivos e ansiolíticos são complementares sim. O médico deverá saber quais. Assim como não existe uma pessoa igual à outra, não existem mentes ou efeitos colaterais iguais. Informe tudo que sente ao seu médico para ver se essa combinação está sendo adequada para vc. Agora a melhor combinação é a medicação ( se necessária) com a psicoterapia. A psicoterapia “ cura pela palavra” o fará falar de seus sentimentos, pensamentos e atitudes que o levaram a essa depressão e ansiedade. Aí sim conversando e pondo em ordem as ideias estará promovendo mudanças.
Complementares. Antidepressivos são utilizados não apenas para tratar depressão, mas também como tratamento eficaz para diversos transtornos ansiosos. Os ansiolíticos são mediações utilizadas para melhor momentaneamente a ansiedade, ou seja, não são tratamento e sim sintomáticos para as crises de ansiedade. O tratamento ideal de um transtorno ansioso, por exemplo o transtorno de ansiedade generalizada é o uso de um antidepressivo e um complemento, se necessário, de um ansiolítico. O assunto é um pouco complexo mas espero ter conseguido sanar sua dúvida, esteja à vontade para perguntar caso ainda tenha dúvida.
Boa tarde, os antidepressivos chamados Inibidores da recaptura de Serotonina ISRS são a primeira escolha de tratamento para a ansiedade, sendo que os chamados ansiolíticos que são geralmente benzodiazepínicos são usados como adjuvantes para melhorar os sintomas ansiosos, ate os antidepressivos começarem a manifestar seus efeitos através da melhora das queixas apresentadas, na realidade eles se complementam. Agora e importante frisar que a palavra ANTIDEPRESSIVOS vai alem desse grupo mencionado, porem seria outro tópico a ser discutido em outra oportunidade.
Olá, são medicações complementares . Observando que os ansiolíticos tem uma ação mais pontual .
O assunto é complexo e não se esgota numa questão única. Mas sabemos que ambas podem ser indicadas para um tratamento de Depressão ou Tag (Transtorno de ansiedade generalizada ) e quando somada a uma psicoterapia , o indivíduo, tem ganhos importantes que vão além da ausencia dos sintomas.
Mas quanto a medicação é sempre o médico psiquiatra o melhor profissional para administrar e acompanhar. Boa Sorte
O assunto é complexo e não se esgota numa questão única. Mas sabemos que ambas podem ser indicadas para um tratamento de Depressão ou Tag (Transtorno de ansiedade generalizada ) e quando somada a uma psicoterapia , o indivíduo, tem ganhos importantes que vão além da ausencia dos sintomas.
Mas quanto a medicação é sempre o médico psiquiatra o melhor profissional para administrar e acompanhar. Boa Sorte
São medicações complementares. Apesar do nome "antidepressivo" o foco dessa medicação é tanto nos sintomas de depressão quanto nos sintomas da ansiedade e o uso deve ser acompanhado por um psiquiatra (por mais que tenha sido prescrito por outra especialidade de médico). Já os ansiolíticos são medicamentos de uso pontual, servem como um "S.O.S" numa crise de pânico, por exemplo.
Olá bom dia, muito depende do diagnostico que o medico realiza com o paciente que precisa de cuidado, cada caso é um caso, e em algumas circunstancias os ansiolíticos e antidepressivos podem ser utilizados em conjuntos. Porém o importante é associar os medicamento a psicoterapia sem deixar a eles a unica possibilidade de cura; se tornar consciente do próprio estado emocional é mais importante para sair da dependência dos medicamentos. Espero ter ajudado.
São medicamentos opostos, porém que podem se complementar. Assim como na depressão é possivel verificar quadros de ansiedade.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.