Antidepressivos e ansiolíticos possuem efeitos opostos ou complementares?

9 respostas
Antidepressivos e ansiolíticos possuem efeitos opostos ou complementares?
Os ansiolíticos e os antidepressivos possuem focos de atuação diferentes, não são drogas do mesmo tipo, embora sejam complementares em alguns tipos de tratamento, agindo contra os mesmos sintomas .A medicação é só uma ferramenta para o tratamento , é necessário procurar tratamento complementar como a psicoterapia.
Espero ter ajudado!

Recomendo associar a Psicoterapia para autoconhecimento, que possibilita entender seus aspectos psico emocionais, e adquirir maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Alguns antidepressivos e ansiolíticos são complementares sim. O médico deverá saber quais. Assim como não existe uma pessoa igual à outra, não existem mentes ou efeitos colaterais iguais. Informe tudo que sente ao seu médico para ver se essa combinação está sendo adequada para vc. Agora a melhor combinação é a medicação ( se necessária) com a psicoterapia. A psicoterapia “ cura pela palavra” o fará falar de seus sentimentos, pensamentos e atitudes que o levaram a essa depressão e ansiedade. Aí sim conversando e pondo em ordem as ideias estará promovendo mudanças.
Complementares. Antidepressivos são utilizados não apenas para tratar depressão, mas também como tratamento eficaz para diversos transtornos ansiosos. Os ansiolíticos são mediações utilizadas para melhor momentaneamente a ansiedade, ou seja, não são tratamento e sim sintomáticos para as crises de ansiedade. O tratamento ideal de um transtorno ansioso, por exemplo o transtorno de ansiedade generalizada é o uso de um antidepressivo e um complemento, se necessário, de um ansiolítico. O assunto é um pouco complexo mas espero ter conseguido sanar sua dúvida, esteja à vontade para perguntar caso ainda tenha dúvida.
Boa tarde, os antidepressivos chamados Inibidores da recaptura de Serotonina ISRS são a primeira escolha de tratamento para a ansiedade, sendo que os chamados ansiolíticos que são geralmente benzodiazepínicos são usados como adjuvantes para melhorar os sintomas ansiosos, ate os antidepressivos começarem a manifestar seus efeitos através da melhora das queixas apresentadas, na realidade eles se complementam. Agora e importante frisar que a palavra ANTIDEPRESSIVOS vai alem desse grupo mencionado, porem seria outro tópico a ser discutido em outra oportunidade.
Olá, são medicações complementares . Observando que os ansiolíticos tem uma ação mais pontual .
O assunto é complexo e não se esgota numa questão única. Mas sabemos que ambas podem ser indicadas para um tratamento de Depressão ou Tag (Transtorno de ansiedade generalizada ) e quando somada a uma psicoterapia , o indivíduo, tem ganhos importantes que vão além da ausencia dos sintomas.
Mas quanto a medicação é sempre o médico psiquiatra o melhor profissional para administrar e acompanhar. Boa Sorte
São medicações complementares. Apesar do nome "antidepressivo" o foco dessa medicação é tanto nos sintomas de depressão quanto nos sintomas da ansiedade e o uso deve ser acompanhado por um psiquiatra (por mais que tenha sido prescrito por outra especialidade de médico). Já os ansiolíticos são medicamentos de uso pontual, servem como um "S.O.S" numa crise de pânico, por exemplo.
Olá bom dia, muito depende do diagnostico que o medico realiza com o paciente que precisa de cuidado, cada caso é um caso, e em algumas circunstancias os ansiolíticos e antidepressivos podem ser utilizados em conjuntos. Porém o importante é associar os medicamento a psicoterapia sem deixar a eles a unica possibilidade de cura; se tornar consciente do próprio estado emocional é mais importante para sair da dependência dos medicamentos. Espero ter ajudado.
São medicamentos opostos, porém que podem se complementar. Assim como na depressão é possivel verificar quadros de ansiedade.