Antidepressivo pode piorar a depressão? Estava tomando Bupropiona a um mês mas parei pq não estava

10 respostas
Antidepressivo pode piorar a depressão?
Estava tomando Bupropiona a um mês mas parei pq não estava aguentando, fiquei muito pior do que estava antes. Muito mau humor, irritabilidade e até vontade de me suicidar coisa que nunca tinha passado pela minha cabeça antes.
Olá!! Já ouvi relatos de pacientes que ao tomar uma medicação X teve piora do quadro, por isso acredito o que pode estar acontecendo com você é não ter se adaptado a essa medicaçao e estar tendo muitos efeitos colaterais. Procure novamente o seu psiquiatra para que seja revista a sua medicação. O objetivo da mesma é sempre melhorar o quadro, nunca piorar

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É possível que o antidepressivo gere piora dos sintomas depressivos, sim. Isso não significa que o medicamento era ruim ou que seu médico errou. Infelizmente não há como ter certeza sobre como cada indivíduo responderá ao fármaco, por isso o médico deve acompanhar e realizar alterações na dose ou mudar o princípio ativo. Além disso, tanto nos primeiros dias de tratamento, quanto a cessação brusca podem ocasionar sintomas desagradáveis, como tonturas. Contudo, se seu quadro depressivo piorou, inclusive com ideação suicida, não hesite em procurar o médico para adequar o tratamento. Abraço.
Não é recomendado interromper bruscamente a medicação. Deve sempre solicitar auxílio do médico que lhe acompanha. Esses efeitos são os esperados qdo ocorrem interrupçao abrupta.
Olá! Procure seu psiquiatra para fazer ajuste de dosagem, ou se for o caso, mudança de medicação. Não interrompa ou altere a dosagem se orientação médica. Para as questões psicológicas procure um psicólogo.

Abraço!
É importante ajustar a medicação a uma que te traga efeitos benéficos. Pode ser que a dosagem estivesse baixa, que o seu quadro tenha piorado por questões psicológicas ou que não tenha havido uma boa adaptação a esse medicamento. Não suspenda a medicação sem acompanhamento médico e continue com seu psiquiatra na busca de um que melhore esses sintomas. É fundamental que você também faça tratamento com um psicólogo/psicanalista, pois os remédios não dão conta de tudo e há algo dentro de você que precisa ser ouvido, e que te gera tanta angústia.
Olá! às vezes a medicação não tem o efeito esperado nos primeiros dias, é preciso que o médico seja avisado dos sintomas apresentados para que ele ajuste a medicação até o efeito desejado. Nunca se deveinterromper a medicação sem o consentimento de médico, só ele sabe como se deve parar aquele medicamento, por isso deves voltar ao psiquiatra ou neurologista que te receitou o medicamento para conversar sobre o mesmo. É muito produtivo que aliado ao medicamento também faças uma psicoterapia , está te auxiliará a entender e elaborar alguns problemas da tua vida.
Sim, cada medicamento tende a funcionar diferente em cada individuo, é necessário uma reavaliação do psiquiatra além de acompanhamento psicólogo, não há tratamento para depressão sem ambos.
O Bupropiona, é indicado para pacientes dom Transtorno Depressivo e na prevenção de recaídas e recorrências de episódios depressivos, no início do tratamento, ele poderá provocar algumas reações, caso o paciente seja sensível ao medicamento, O MÉDICO DEVERÁ SER INFORMADO, JAMAIS O MEDICAMENTO DEVERÁ SER INTERROMPIDO ABRUPTAMENTE, pois poderá causar uma reação rebote.
Todo paciente que apresente diagnóstico de depressão, deve juntamente com o medicamento, buscar fazer Tratamento Psicológico.
Ninguém conhece mais você do que sua Psicóloga que o acompanha semanalmente e conseguirá perceber como o remédio esta agindo em você.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Realmente a medicação pode causar vários efeitos, depende de cada organismo, seria importante você procurar um psiquiatra e paralelamente fazer uma psicoterapia com o intuito de se aprofundar nas questões geradoras de conflitos.
Boa sorte.
Boa tarde meus colegas e os psiquiatras já falaram amplamente sobre os efeitos dos medicamentos que a depender do efeito em cada organismo pode sim gerar efeitos colaterais o que sugiro é frequentar uma psicoterapia possivelmente EMDR ou Brainspotting, com certeza irá ter um grande beneficio. Espero ter ajudado.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.