Antes de ter sintomas claros de autismo aos 5 anos, meu flho manifestou por volta dos 3 uma grande dificuldade

5 respostas
Antes de ter sintomas claros de autismo aos 5 anos, meu flho manifestou por volta dos 3 uma grande dificuldade de fala que os médicos classificaram genericamente de "gagueira". Uma interpretação mais atenta do sintoma poderia ter antecipado o diagnóstico, mas só agora comecei a agir. É tarde demais?
Sabe-se que os indivíduos acometidos pelos Transtornos do Espectro Autista podem apresentar alterações no campo da linguagem. Nesse sentido, ao passo que seu filho foi diagnosticado como tal, os esforços destinados ao desenvolvimento do mesmo são todos válidos. Vale destacar que o tratamento multiprofissional, com psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros que se mostrarem necessários, é o mais eficaz e indicado para esses casos. Sugiro que visite a página do AMA (Associação dos Amigos do Autista). Ela pode ser muito instrutiva e ajudá-la no processo de acompanhamento de seu filho. www.ama.org.br

Nunca é tarde para trabalharmos o socialização e a linguagem de uma criança autista,uma equipe interdisciplinar é muito importante nesse processo,porem acredito pela experiência no trabalho com crianças e famílias,que a grande modificação passa pela família,pois quando bem orientada,poderá formar um ambiente estruturado e com rotina que é fundamental para que o autista sinta-se seguro e desenvolva suas habilidades ,que geralmente ficam camufladas pelo seu comportamento.
Boa sorte
Nunca é tarde para o tratamento. A estimulação da linguagem e das habilidades sociais e se preciso a intervenção comportamental serão de grande importância no geral. No caso específico do seu filho, o profissional irá orientar o melhor tratamento.
Não é tarde para buscar uma equipe multiprofissional para proporcionar a estimulação necessária para o caso de seu filho ( fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagoga, etc). Está na hora adequada para iniciar uma terapia completa! E não se esqueça de fazer uma parceria com a escola para efetuarem um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para os alunos com NEE (necessidades educacionais especiais).
Olá. Não é tarde. Seu filho nasceu com um transtorno que não tem cura, mas que pode receber uma estimulação para melhorar o potencial que ele tem , apesar de ser portador de necessidades especiais. Procure o quanto antes, profissional habilitado para trabalhar com a família toda. Boa sorte