Antes de ter sintomas claros de autismo aos 5 anos, meu flho manifestou por volta dos 3 uma grande dificuldade

5 respostas
Antes de ter sintomas claros de autismo aos 5 anos, meu flho manifestou por volta dos 3 uma grande dificuldade de fala que os médicos classificaram genericamente de "gagueira". Uma interpretação mais atenta do sintoma poderia ter antecipado o diagnóstico, mas só agora comecei a agir. É tarde demais?
Sabe-se que os indivíduos acometidos pelos Transtornos do Espectro Autista podem apresentar alterações no campo da linguagem. Nesse sentido, ao passo que seu filho foi diagnosticado como tal, os esforços destinados ao desenvolvimento do mesmo são todos válidos. Vale destacar que o tratamento multiprofissional, com psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros que se mostrarem necessários, é o mais eficaz e indicado para esses casos. Sugiro que visite a página do AMA (Associação dos Amigos do Autista). Ela pode ser muito instrutiva e ajudá-la no processo de acompanhamento de seu filho. www.ama.org.br

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Nunca é tarde para trabalharmos o socialização e a linguagem de uma criança autista,uma equipe interdisciplinar é muito importante nesse processo,porem acredito pela experiência no trabalho com crianças e famílias,que a grande modificação passa pela família,pois quando bem orientada,poderá formar um ambiente estruturado e com rotina que é fundamental para que o autista sinta-se seguro e desenvolva suas habilidades ,que geralmente ficam camufladas pelo seu comportamento.
Boa sorte
Nunca é tarde para o tratamento. A estimulação da linguagem e das habilidades sociais e se preciso a intervenção comportamental serão de grande importância no geral. No caso específico do seu filho, o profissional irá orientar o melhor tratamento.
Não é tarde para buscar uma equipe multiprofissional para proporcionar a estimulação necessária para o caso de seu filho ( fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagoga, etc). Está na hora adequada para iniciar uma terapia completa! E não se esqueça de fazer uma parceria com a escola para efetuarem um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para os alunos com NEE (necessidades educacionais especiais).
Olá. Não é tarde. Seu filho nasceu com um transtorno que não tem cura, mas que pode receber uma estimulação para melhorar o potencial que ele tem , apesar de ser portador de necessidades especiais. Procure o quanto antes, profissional habilitado para trabalhar com a família toda. Boa sorte

Especialistas

Bruno Henrique de Souza Guerra

Bruno Henrique de Souza Guerra

Psicólogo

Londrina

Thiago Alencar de Moura

Thiago Alencar de Moura

Psicólogo

São Paulo

Renata Adams Fernandes

Renata Adams Fernandes

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Nathalie Moura

Nathalie Moura

Pediatra

São Paulo

Andréa Pavan Bidin Martins

Andréa Pavan Bidin Martins

Psicopedagogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 316 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.