Ansiedade social pode ser tratada com teatro?

5 respostas
Ansiedade social pode ser tratada com teatro?
Olá. A ansiedade social manifesta-se pela dificuldade de manter um equilíbrio emocional nas atividades sociais. A exposição ao público pode potencializar esse mal-estar. Isso não quer dizer que a atividade em grupos teatrais não possa fazer parte de um conjunto de ações para superar esse transtorno. Contudo, sugere-se inicialmente um tratamento médico e psicológico, dependendo da intensidade do transtorno. Depois, iniciar atividades que sejam prazerosas para o paciente e que possam auxiliá-lo a retomar atividades públicas e sociais sem as dificuldades atuais.
Vale lembrar, fobia social é muito diferente de timidez. Timidez é um traço de personalidade, e fobia social é uma doença. Por isso, vale o cuidado antes de expor o doente a situações sociais, ainda que aparentemente inofensivas e positivas.
Dessa forma, caso seja de seu interesse participar de grupos de teatro planeje cuidadosamente essa atividade com seu médico ou terapeuta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade social é um transtorno psiquiátrico que tem como característica principal o medo de ser avaliado negativamente em situações sociais, expor o sujeito em um teatro onde ficará exposto a uma platéia pode agravar o caso e seus sintomas. O teatro será benéfico em casos onde o sujeito está em tratamento psicológico e/ou psiquiátrico.
Pode ajudar sim, porém o mais adequado seria um tratamento psicológico, na psicoterapia você poderá trabalhar a causa deste problema e não simplesmente o sintoma, utilizo hipnose em meus atendimentos e psicodrama onde faço uma encenação mental de novas formas de reação em gatilhos de ansiedade e isso tem funcionado muito bem!
O teatro desenvolve as suas habilidades em atuar, se mostrar e falar em público. Porém, isso deve ser feito apenas se você se sentir confortável para tal. Forçar uma situação pode piorar ainda mais a sua ansiedade. O teatro se enquadra no seu caso como uma atividade terapêutica, porém, tratamento para ansiedade social é apenas com psicoterapia e medicação (caso seja necessário). Abraço!
Pode ser uma das alternativas para aumento de repertório social. Mas, existem habilidades outras que precisam ser desenvolvidas no caso de ansiedade social, como por exemplo, habilidade de reconhecer os padróes de pensamento e fexibilizá-los para construir ideias mais funcionais sobre interações sociais.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.