Ansiedade por problemas de pressão e assedio no trabalho, financeira familiar e doença (Câncer).

15 respostas
Ansiedade por problemas de pressão e assedio no trabalho, financeira familiar e doença (Câncer). Como proceder junto ao trabalho? O melhor é afastamento?
Há que se analisar, seu caso precisa de cuidados, é digno de análise, mas se você já coloca isso em pauta o afastamento ou não. Não deixe de procurar um profissional com o qual você sinta confiança e fale sobre isso, independentemente da abordagem um profissional.

Att

Danilo Alves da Cruz

Procure uma avaliaçao detalhada com seu médico para decidirem juntos a possibilidade de afastamento ou não!
Para saber se existe a indicação de afastamento das atividades ocupacionais é necessário que se realize uma avaliação clínica com o psicólogo ou médico psiquiatra. Para algumas pessoas o afastamento poderá ser positivo para possibilitar dedicação ao tratamento. Para outras pessoas, o afastamento poderá ser negativo para o próprio tratamento. Somente se afastar das atividades ocupacionais e não realizar um acompanhamento com especialistas não te ajudará na resolução da problemática (problemas emocionais).
Procure associar tratamento com psicólogo e o psiquiatra. Os profissionais que trabalhare com você irão estudar se o melhor é se afastar do trabalho ou não. Com a psicoterapia você irá trabalhar todas essas dificuldades e buscar atividades para que você possa diminuir toda a sua ansiedade.
O afastamento é necessário e caso seja diagnosticado algum transtorno como depressão, síndrome de Burnout ou alguma doença de fundo psicossomático provocados por assédio moral ou Bullying o médico, geralmente psiquiatra deve afastar o paciente das atividades laborais até a remissão completa dos sintomas, dure o tempo que fôr necessário. O paciente tem o direito de solicitar ao seu médico que este não faça constar no atestado médico o CID com a classificação da doença para que o paciente não passe constrangimento no RH de sua empresa. Esta é uma resolução do Conselho Federal de Medicina e tem como objetivo preservar o paciente. Mas é necessário adesão à psicoterapia associada à medicação.
Somente após uma triagem cautelosa poderei responder a sua pergunta. Existe a possibilidade de não ser necessário um afastamento, mas sim, um tratamento psicológico adequado.
O afastamento pode ou não ser recomendado!
Dependendo dos sintomas e situação atual, além do devido tratamento, o afastamento em alguns casos se faz necessário até que o paciente estabilize os sintomas. Em outros casos, o afastamento pode não contribuir com a melhora dado que a pessoa deixa de ter uma ocupação profissional e passa somente a pensar nos problemas e sintomas.
Por isso, recomendo que procure um psiquiatra e psicólogo que te ajudarão no tratamento devido contribuindo com a sua melhora.
Boa sorte!
Provavelmente precisarás de um afastamento, porém esse processo deve ser cuidado pela psicoterapia e por um médico de preferência em parceria. Se houver período de licença, durante esse tempo deve ser trabalhado o teu fortalecimento, para enfrentar todo esse sofrimento.
É preciso analisar a situação antes de tomar qualquer decisão precipitada, pois cada caso é um caso, e geralmente não se resolve as coisas se afastando de um determinado problema, mas sim buscando ajuda de um psicoterapeuta para conseguir enfrentar e resolver o problema, tendo mais qualidade de vida, se descobrindo, e cuidando das emoções, dos sentimentos, para que estes não somatizem e se transformem em doenças psicossomáticas.
A saúde, as finanças e o trabalho são três esferas essenciais em nossas vidas. Quando elas estão em desequilíbrio, provocam reações emocionais e transtornos mentais. A abordagem vai depender de cada caso. Há situações em que o paciente fica muito ansioso e depressivo, demandando o uso de medicamentos. Noutras situações, ele pode lidar com os estressores com a ajuda de psicoterapia. Quanto ao afastamento do trabalho, dependendo do estressor( por exemplo, assédio moral), torna-se necessário o afastamento temporário ou mesmo mudança de emprego. Cada paciente necessita de uma análise personalizada e estratégias terapêuticas específicas.
Primeiro seria necessário procurar um psiquiatra para o uso de de psicotrópicos que ajudem a minimizar a depressão e ansiedade. Depois procurar um psicólogo para trabalhar a resiliência e aumentar as habilidades de enfrentamento sem descontrole da situação. A abordagem EMDR vem trabalhando com a dessensiblização e reprocessamento, uma forma de pontual de tratar patologias, em que o cliente tem avanços em pouco tempo. A crença que leva o paciente a ter ansiedade e depressão, os pensamentos não conscientes são dessensibilizados ao mesmo tempo que as crenças positivas são reforçadas.
Realmente afastamento pode ser uma medida, contudo sempre aliado à alguma dinâmica terapêutica que ajude no alivio da ansiedade.
A princípio, haveria sim a necessidade de afastamento do trabalho, o que pode ser melhor identificado por um profissional perito do INSS (médico/psiquiatra). As grandes questões que ficam: qual o significado de todos esses sintomas em sua vida? O que eles dizem de você, do seu modo de vida, das suas necessidades? O afastamento do trabalho iria contribuir para o enfrentamento de tais problemas? Tudo isso poderia, e na verdade deveria, ser avaliado dentro de um processo psicoterapêutico, a meu ver, preferencialmente dentro da abordagem fenomenológico-existencial, uma vez que tal situação afeta diversas áreas e níveis de sua vida. Espero ter ajudado, e torço pelo sucesso no eventual tratamento.
É necessário sim uma Avaliação Psicológica junto uma consulta ao Psiquiatria, e a partir dessa Avaliaçao terá um possível afastamento até mesmo verificar uma Hipótese de Síndrome de Burnout.. Por ser tratar de assédio moral possa até ocorrer o afastamento temporário..
Mais indico a procura desses dois profissionais pois lhe ajudarão e muito..
Espero ter ajudado
Estou à sua disposição !
Abraços e melhoras!
Olá....

Pelas suas poucas palavras sinto haver muito sofrimento. Ansiedade normalmente é causada pela preocupação com o futuro.
Tente entender, se fizer sentido para você, o que acontece com você no aqui e agora?
Para que exatamente você traz o assunto de afastamento?
O que está questão do câncer está de fato influenciando em sua vida?
É verdadeiramente uma necessidade o afastamento ou é fuga de enfrentamento?
É uma saída estratégica?

Ser de luz! Você merece um trabalho que te dignifique, que te faça se sentir bem e assim perceba o que acontece com sua vida, o que está em desequilíbrio.
Aqui tem profissionais que podem te auxiliar na reflexão e ressignificação de tudo isto. Se fizer sentido para você procure um profissional. Você merece ser feliz!