Ansiedade por problemas de pressão e assedio no trabalho, financeira familiar e doença (Câncer).

15 respostas
Ansiedade por problemas de pressão e assedio no trabalho, financeira familiar e doença (Câncer). Como proceder junto ao trabalho? O melhor é afastamento?
Há que se analisar, seu caso precisa de cuidados, é digno de análise, mas se você já coloca isso em pauta o afastamento ou não. Não deixe de procurar um profissional com o qual você sinta confiança e fale sobre isso, independentemente da abordagem um profissional.

Att

Danilo Alves da Cruz

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure uma avaliaçao detalhada com seu médico para decidirem juntos a possibilidade de afastamento ou não!
Para saber se existe a indicação de afastamento das atividades ocupacionais é necessário que se realize uma avaliação clínica com o psicólogo ou médico psiquiatra. Para algumas pessoas o afastamento poderá ser positivo para possibilitar dedicação ao tratamento. Para outras pessoas, o afastamento poderá ser negativo para o próprio tratamento. Somente se afastar das atividades ocupacionais e não realizar um acompanhamento com especialistas não te ajudará na resolução da problemática (problemas emocionais).
Procure associar tratamento com psicólogo e o psiquiatra. Os profissionais que trabalhare com você irão estudar se o melhor é se afastar do trabalho ou não. Com a psicoterapia você irá trabalhar todas essas dificuldades e buscar atividades para que você possa diminuir toda a sua ansiedade.
O afastamento é necessário e caso seja diagnosticado algum transtorno como depressão, síndrome de Burnout ou alguma doença de fundo psicossomático provocados por assédio moral ou Bullying o médico, geralmente psiquiatra deve afastar o paciente das atividades laborais até a remissão completa dos sintomas, dure o tempo que fôr necessário. O paciente tem o direito de solicitar ao seu médico que este não faça constar no atestado médico o CID com a classificação da doença para que o paciente não passe constrangimento no RH de sua empresa. Esta é uma resolução do Conselho Federal de Medicina e tem como objetivo preservar o paciente. Mas é necessário adesão à psicoterapia associada à medicação.
Somente após uma triagem cautelosa poderei responder a sua pergunta. Existe a possibilidade de não ser necessário um afastamento, mas sim, um tratamento psicológico adequado.
O afastamento pode ou não ser recomendado!
Dependendo dos sintomas e situação atual, além do devido tratamento, o afastamento em alguns casos se faz necessário até que o paciente estabilize os sintomas. Em outros casos, o afastamento pode não contribuir com a melhora dado que a pessoa deixa de ter uma ocupação profissional e passa somente a pensar nos problemas e sintomas.
Por isso, recomendo que procure um psiquiatra e psicólogo que te ajudarão no tratamento devido contribuindo com a sua melhora.
Boa sorte!
Provavelmente precisarás de um afastamento, porém esse processo deve ser cuidado pela psicoterapia e por um médico de preferência em parceria. Se houver período de licença, durante esse tempo deve ser trabalhado o teu fortalecimento, para enfrentar todo esse sofrimento.
É preciso analisar a situação antes de tomar qualquer decisão precipitada, pois cada caso é um caso, e geralmente não se resolve as coisas se afastando de um determinado problema, mas sim buscando ajuda de um psicoterapeuta para conseguir enfrentar e resolver o problema, tendo mais qualidade de vida, se descobrindo, e cuidando das emoções, dos sentimentos, para que estes não somatizem e se transformem em doenças psicossomáticas.
A saúde, as finanças e o trabalho são três esferas essenciais em nossas vidas. Quando elas estão em desequilíbrio, provocam reações emocionais e transtornos mentais. A abordagem vai depender de cada caso. Há situações em que o paciente fica muito ansioso e depressivo, demandando o uso de medicamentos. Noutras situações, ele pode lidar com os estressores com a ajuda de psicoterapia. Quanto ao afastamento do trabalho, dependendo do estressor( por exemplo, assédio moral), torna-se necessário o afastamento temporário ou mesmo mudança de emprego. Cada paciente necessita de uma análise personalizada e estratégias terapêuticas específicas.
Primeiro seria necessário procurar um psiquiatra para o uso de de psicotrópicos que ajudem a minimizar a depressão e ansiedade. Depois procurar um psicólogo para trabalhar a resiliência e aumentar as habilidades de enfrentamento sem descontrole da situação. A abordagem EMDR vem trabalhando com a dessensiblização e reprocessamento, uma forma de pontual de tratar patologias, em que o cliente tem avanços em pouco tempo. A crença que leva o paciente a ter ansiedade e depressão, os pensamentos não conscientes são dessensibilizados ao mesmo tempo que as crenças positivas são reforçadas.
Realmente afastamento pode ser uma medida, contudo sempre aliado à alguma dinâmica terapêutica que ajude no alivio da ansiedade.
A princípio, haveria sim a necessidade de afastamento do trabalho, o que pode ser melhor identificado por um profissional perito do INSS (médico/psiquiatra). As grandes questões que ficam: qual o significado de todos esses sintomas em sua vida? O que eles dizem de você, do seu modo de vida, das suas necessidades? O afastamento do trabalho iria contribuir para o enfrentamento de tais problemas? Tudo isso poderia, e na verdade deveria, ser avaliado dentro de um processo psicoterapêutico, a meu ver, preferencialmente dentro da abordagem fenomenológico-existencial, uma vez que tal situação afeta diversas áreas e níveis de sua vida. Espero ter ajudado, e torço pelo sucesso no eventual tratamento.
É necessário sim uma Avaliação Psicológica junto uma consulta ao Psiquiatria, e a partir dessa Avaliaçao terá um possível afastamento até mesmo verificar uma Hipótese de Síndrome de Burnout.. Por ser tratar de assédio moral possa até ocorrer o afastamento temporário..
Mais indico a procura desses dois profissionais pois lhe ajudarão e muito..
Espero ter ajudado
Estou à sua disposição !
Abraços e melhoras!
Olá....

Pelas suas poucas palavras sinto haver muito sofrimento. Ansiedade normalmente é causada pela preocupação com o futuro.
Tente entender, se fizer sentido para você, o que acontece com você no aqui e agora?
Para que exatamente você traz o assunto de afastamento?
O que está questão do câncer está de fato influenciando em sua vida?
É verdadeiramente uma necessidade o afastamento ou é fuga de enfrentamento?
É uma saída estratégica?

Ser de luz! Você merece um trabalho que te dignifique, que te faça se sentir bem e assim perceba o que acontece com sua vida, o que está em desequilíbrio.
Aqui tem profissionais que podem te auxiliar na reflexão e ressignificação de tudo isto. Se fizer sentido para você procure um profissional. Você merece ser feliz!

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 249 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.