Ansiedade pode ser tratada só com terapia, sem remédios?

11 respostas
Ansiedade pode ser tratada só com terapia, sem remédios?
Boa tarde.
Sim, pode ser tratada. Porém é importante que seja feito o manejo dos sintomas e observar juntamente com o psicoterapeuta a necessidade ou não de uma avaliação psiquiátrica do caso.

De forma geral, a resposta para sua questão é sim. A ansiedade pode ser tratada com psicoterapia.
No entanto, estudos tem demonstrado que cerca de 70% das pessoas que sofrem de ansiedade não fazem tratamento ou recebem um tratamento inadequado.
Assim, para responder mais objetivamente à sua questão, em primeiro lugar é necessário ter um diagnóstico preciso da ansiedade sentida por você.
Dependendo do caso, algumas pessoas beneficiam-se somente com a psicoterapia, outras com a medicação e, em sua maioria com uma associação de psicoterapia e tratamento medicamentoso.
Boa tarde,
Sim, ansiedade pode ser tratada só com psicoterapia. É preciso, em primeiro lugar, diferenciar a ansiedade como sintoma de um Transtorno de Ansiedade. Nem toda pessoa que tem ansiedade, que se sente ansiosa tem um transtorno. O medicamento é importante e essencial em muitos casos, mas muitas vezes somente o manejo dos sintomas, ou seja, entendê-lo melhor, identificar sua origem, e os disparadores de uma ansiedade mais elevada já ajudam a diminuir o problema, e muitas vezes pode resolver. É importante estar em acompanhamento para observar a gravidade dos sintomas, se ele aumentam, e muitas vezes o próprio psicólogo pode recomendar uma avaliação psiquiátrica se necessário. Um abraço!
Pode, ficando, os dois, terapeuta e paciente, se essa ansiedade está melhorando ou tornando a pessoa disfuncional, e caso isso ocorra, uma ajuda medicamentosa é bem vinda.
Boa noite! O quadro deve ser avaliado, o paciente pode ter sintomas e não fechar critérios para um Transtorno de Ansiedade! Mas pode sim ser tratado com psicoterapia... Fico à disposição!
Como muitos colegas já falaram antetiormente, para muitos casos sim, a terapia pode ser a única forma de tratar sintomas de ansiedade. Em alguns outros casos a Ansiedade pode afetar em diversas maneiras, inclusive corporalmente manifestando sintomas que necessite uma intervenção medicamentosa. Sendo assim, mesmo em terapia, e esses sintomas sendo informado ao terapeuta, o mesmo pode solicitar que você seja atendido também por um Psiquiatra, e desta forma os sintomas podem também ser amenizados através do medicamento. Então, podem ocorrer casos que o tratamento seja realizado em conjunto, Psicoterapia e Acompanhamento Psiquiátrico. Abraço.
Olá! com certeza absoluta! Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Olá!
Com certeza é possível tratar ansiedade com psicoterapia, sem medicamentos.

Cada caso, no entanto, deverá ser avaliado junto ao psicóloga e, se necessário, o tratamento psicológico e o psiquiátrico serão conduzidos em paralelo. Converse com seu psicólogo a respeito.
Olá amigo (a)!
Sim, pode e deve ser tratado sem medicamentos. Apenas em casos crônicos cabe o encaminhamento a um psiquiatra. A sua ansiedade é um fenômeno que ocorre pela sua dificuldade de vivenciar sua experiencia presente a partir da consciência que você tem de si mesmo (a). Procure o quanto antes um (a) psicólogo(a) pois é o profissional que poderá te ajudar. Coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Pode sim, mas depende do grau dos sintomas e se estes estão ou não associados a um transtorno de ansiedade! Seria importante buscar a psicoterapia e, se após a avaliação, existir indicação clínica para associação da medicação ao tratamento, os profissionais atuarem em conjunto para o alívio dos sintomas e continuidade dos atendimentos!
Sim, a ansiedade pode ser tratada com terapia apenas, sem a necessidade de remédios. A terapia, como a terapia cognitivo-comportamental, pode ajudar a aprender a lidar com a ansiedade e a mudar padrões de pensamento. No entanto, em alguns casos, o médico pode recomendar uma combinação de terapia e medicação para um tratamento mais eficaz.