Ansiedade pode impedir a pessoa de fazer o que gosta , como seus hobbies?

8 respostas
Ansiedade pode impedir a pessoa de fazer o que gosta , como seus hobbies?
Sim, a ansiedade pode interferir na vida da pessoa a ponto de afetar o comprometimento com a rotina e com as atividades que o sujeito considera agradáveis. Por conta de um estado ansioso, a pessoa pode se sentir sobrecarregada, desconcentrada e pode se atrapalhar na realização dos hobbies. Ás vezes, o indivíduo ansioso não consegue gerenciar seu tempo ou por cobrar muito de si mesmo acaba evitando frequentar as atividades, não conseguindo realizá-los com a frequência que gostaria. Um processo terapêutico pode auxiliar para conseguir direcionar a energia para os afazeres do momento presente, assim como recuperar o prazer nas coisas que gosta!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, haja vista que a ansiedade enquanto transtorno pode desencadear sintomas físicos e psicológicos, como: taquicardia, aumento de pressão arterial, tremores, sudorese, pensamento acelerado, dificuldade de concentração, medo, agitação e dificuldade em relaxar. Consequentemente a qualidade de vida do indivíduo sofre impacto direto, o que, em geral, acarreta em prejuízos pessoais, profissionais e de relacionamento. Por isto, faz-se extremamente importante investigar as causas, trabalhar o controle de sintomas e reestruturação dos pensamentos e emoções em processo de psicoterapia.
Um abraço!
Sim, assim como a Depressão, os transtornos ansiosos podem incapacitar a pessoa para suas atividades cotidianas.
Olá! Sim, a ansiedade pode interferir na forma como você realiza seus hobbies. Como a colega acima comentou, se a pessoa se cobra demais para se adequar a determinada condição em sua vida ( o que acontece em muitos casos de ansiedade), ela pode acabar entrando em um estado de vigilância em relação a sua performance em diversas atividades, nunca estando tão bem o suficiente. O auxílio do psicoterapeuta será inicialmente em fazer essa pessoa descobrir e valorizar os próprios valores e qualidades e depois descobrir o sentido desse comportamento ansioso em sua existência de acordo com o seu histórico de relacionamentos e experiências, para que a pessoa possa viver de forma mais espontânea e menos preocupada. Boa sorte! Qualquer coisa estamos a disposição! Abraços!
Olá,
A ansiedade é uma sensação natural do ser humano, caracterizada por desconforto, medo ou apreensão frente ao perigo (ou algo desconhecido).
Quando a ansiedade se torna excessiva e desproporcional (ao estímulo recebido), torna-se patológica.
Como você disse que a ansiedade está prejudicando seu dia-a-dia, sugiro buscar ajuda psicológica, para que o profissional te ajude a encontrar os mecanismos necessários para lidar com ela.
Boa sorte!
Sim! Os sintomas da ansiedade geram impactos físicos e emocionais, que interferem na vida pessoal/ social e profissional. Esses sintomas e impactos podem ser de diferentes formas em cada pessoa, pois não há uma regra.
Mas é comum que um ansioso tenha oscilações, onde por exemplo seu hobbie deixe de ser interessante, ou pouco atrativo, ou até mesmo por ter pensamentos negativos (medo/ receio de algo) que impeçam de realizá-lo.
A terapia auxilia o individuo no processo de seus pensamentos, para desenvolver atitudes e comportamentos positivos
.
Espero ter ajudado!
Olá, pode sim. A ansiedade pode interferir em muitas coisas na nossa vida. O ideal seria você procurar um psicólogo, se você está se sentindo ansioso, para verificar o que está acontecendo com você, o que está te causando essa ansiedade e como conseguir melhorar essa situação para que consiga fazer as coisas que você gosta. Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraços.
Pode afetar, e muito, dependendo do nível de ansiedade. Todos nós temos e sentimos ansiedade. Em determinado nível ela é até bem vinda em algumas atividades que realizamos, nos colocando em movimento. Quando ela começa a ficar muito elevada em determinadas situações, onde começamos a ter prejuízos em nossas vidas pessoais e profissionais, podemos dizer que ela começa a ser prejudicial. Coisas que nos davam prazer, como nossos hobbies, podem serem deixados de lado por preocupações "não tão coerentes" com o tamanho do problema real - Nesse momento devemos "acender uma luz de alerta" e prestar atenção em como lidamos com as preocupações e situações que geram ansiedade. Não tomando o cuidado apropriado, podem ocorrer reflexos na saúde como pressão alta, dores de cabeça ou no corpo, etc, ou até outros sintomas como depressão ou ataque de panico em casos mais graves. O psicólogo é o profissional que pode ajudar você a lidar e entender os motivos dessa ansiedade. Busque ajuda se precisar.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.