Ansiedade pode causar espasmos na garganta, prejudicando muito a respiração ? como devo proceder ?

14 respostas
Ansiedade pode causar espasmos na garganta, prejudicando muito a respiração ? como devo proceder ?
Pode sim, as técnicas de respiração diafragmática e exercícios físicos podem lhe ajudar no controle da ansiedade. Procure um psicólogo especialista em tal transtorno .
Abs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode sim , é importante você avaliar que a ansiedade se dá por uma forma desfuncional de interpretar a realidade apresentada, o tratamento psicológico pode ser de grande valia para te auxiliar a ter uma percepção mais adaptativa do contexto apresentado, inclusive com exercícios específicos que auxiliam na respiração.
Olá. Sim, a ansiedade pode ser a responsável por várias alterações em nossos sentimentos e comportamentos incluindo nossa respiração e ritmo cardíaco. Te aconselho a terapia cognitiva comportamental que irá auxiliar no entendimento dessa ansiedade e trazer seu conforto diário.
Estou a disposição.
abraços
Nem tudo que reluz é ouro.
Antes de afirmar que tal sintoma é consequencia da ansiedade é importante afastar outras causas possíveis.
É muito conveniente dizer que um determinado sintoma acontece por consequencia do estresse ou da ansiedade.
Para piorar, poucos são os exames facilmente disponíveis para uma investigação adequada.
De qualquer maneira, é fundamental procurar um bom médico.
Importante identificar se a "ansiedade" antecede os sintomas citados ou acontece depois.
A ansiedade de fato pode alterar o ritmo da respiração, o que gera ainda mais ansieade para quem sofre, podendo em alguns momentos se confundir com questões físicas que não estão acontecendo.

Sugiro procurar um(a) Psicólogo(a), especialmente da linha cognitivo-comportamental, para que os sintomas da ansiedade possam ser trabalhos de forma a trazer rapida qualidade de vida ao paciente, e assim se possa trabalhar com mais calma para ressignificar historias e distorções do pensamento.

Atividade física e meditação são otimos aliados tambem, e indico sempre que procure um médico para prestar todos exames clínicos necessários para se ter certeza de que a saúde física vai bem.
Olá, sim as vezes a ansiedade pode alterar a respiração. É o importante é você conseguir fazer uma respira completa para diminuir está ansiedade. Seria importante você procurar um psicólogo, até para ver a causa desta ansiedade. Abraços.
Pode sim, como já informaram os colegas. Você tem observado outros sintomas? possivelmente deve ter mais alguns sintomas que que possa ser caracterizado como um episódio de ansiedade. você começa dando a resposta para o seu sintoma, "ansiedade pode causar...."...tenho certeza que quando melhor investigado e esclarecido poderá ter esse sintoma amenizado. A terapia tem muitas abordagens entre elas algumas já citadas, mas independente da abordagem tenho certeza que a terapia poderá trazer bons resultados para sua melhoria da qualidade de vida. Obrigado
A ansiedade é uma resposta primitiva e inata do humano á percepção de situação de perigo. Nem sempre a situação de perigo está ocorrendo na realidade. Muitas vezes o que ocorre são distorções cognitivas da pessoa frente a alguma situação específica. Desta forma, a terapia comportamental cognitiva consegue trabalhar estes sentimentos, muitas vezes sentimentos aprendidos no decurso da história de vida da pessoa em relação ás situações cotidianas que disparam este sentimento de ansiedade. Este trabalho proporciona a melhora dos sentimentos da pessoa em relação a sua realidade e diminui a ansiedade. Espero ter ajudado. Abraços!
Sim, conforme observaram os colegas acima , a ansiedade atinge os três domínios (cognitivo, biológico e comportamental) . Procure terapia . A linha cognitivo-comportamental pode te ajudar com os pensamentos disfuncionais que você está tendo . Abraços .
A ansiedade pode causar diversas alterações no organismo como espasmos, taquicardia, tremores, enxaquecas e outros sintomas. Porém é importante você buscar avaliação medica para verificar se há alguma alteração orgânica que possa influenciar nesses espasmos. Igualmente importante a ajuda profissional do psicólogo para que em conjunto você possa identificar aspectos particulares que amplificam sua ansiedade, além de desenvolver estratégias para lidar com ela em.sua rotina diária. Assim melhora sua qualidade de vida. Abraços
Olá, A ansiedade pode provocar várias reações corpóreas. Você poderia procurar ajuda profissional: um psicólogo pode ajudá-lo compreender as causas e maneiras de lidar com as situações que lhe causam ansiedade, além de sugerir qué vc faça investigações clínicas, com um médico, para descartar possíveis causas orgânicas.
Fique bem!
Abraços
Olá. Precisamos, antes de tudo, descartar qualquer causa orgânica diante do seu sintoma. Isso é fundamental, procure um médico de sua confiança. Descartando qualquer problema físico, um psicólogo pode te ajudar. Talvez seja necessário acompanhamento médico com remédios junto com o psicológico. Procure um terapeuta em que sinta confiança e segurança, isso é o mais importante, antes de escolher qualquer abordagem. Como os colegas disseram, esse sintoma de ansiedade pode afetar sua respiração e vir acompanhado de vários outros sintomas que são comuns em um quadro clínico de síndrome do pânico.
A ansiedade, muitas vezes é a causa de alterações na respiração, além de outros sintomas associados. Por se tratar de um estado psicossomático, os desconfortos mentais são inquietação interna e apreensão acompanhados de sintomas físicos variados devido à liberação de hormônios. O organismo reage ao estado ansioso e, em muitos casos são liberados hormônios que aumentam a frequência cardíaca , a pressão arterial. A musculatura também é acionada, sendo assim, o quadro pode gerar alterações na respiração como resposta.
O mais indicado, sem dúvidas, é procurar por atendimento especializado, pois saber sobre os sintomas não alivia o sofrimento.
Ola, a ansiedade pode ser responsáveis por inúmeros sintomas inclusive esse, além de refluxos e outras manifestações gastrointestinal. Deve-se dar importância aos sintomas emocionais como medida de tratamento e prevenção. O processo psicoterapeutico pode ser uma ferramenta de enfrentamento dos sintomas assim como uma mudança no estilo de vida! Ter uma alimentação saudável e equilibrada, qualidade no sono e a pratica de atividade física pode ser transformador. Investigue e não desista na busca de profissionais na área da saúde mental e física!

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.