Ansiedade pode causar contração genital? Gostaria de saber qual a diferença entre “desejo” e ansie

4 respostas
Ansiedade pode causar contração genital?
Gostaria de saber qual a diferença entre “desejo” e ansiedade
Pois percebo que a contração ocorre em momentos de ansiedade
Olá. Sim. Desejo e ansiedade são sensações bem diferentes uma da outra. O desejo pode ser compreendido de forma ampla (desejo por várias coisas, libido de forma geral) ou de forma específica ligada ao sexual, o seja, tesão. Imagino que você esteja se referindo ao desejo sexual. Levando isso em consideração, digo-lhe que tanto o desejo sexual quanto uma sensação de ansiedade elevada podem gerar contração genital, pois em ambas situações há um quantum de excitação. O que vai te ajudar a diferenciar uma coisa da outra é a discriminação dessa excitação no sentido de compreender se há prazer envolvido nessa experiência. Quando há prazer a contração genital ocorre em decorrência da elevada tensão sexual. A contração genital decorrente da elevada ansiedade vem acompanhada de grande desprazer físico. O prazer pode ser a palavra chave a te guiar nesse entendimento. Escutar o seu corpo é exatamente aprender a discriminar cada sensação e emoção que dele vem. Escute seu corpo sempre. Escutar o próprio corpo e entendê-lo é um excelente aprendizado. Espero ter te ajudado. Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a ansiedade pode contribuir para a contração genital. Durante momentos de ansiedade, o corpo pode reagir de várias maneiras, incluindo a tensão muscular, inclusive na região genital. Essa tensão pode resultar em contrações involuntárias dos músculos vaginais ou penianos, o que pode afetar a experiência sexual.

Quanto à diferença entre "desejo" e ansiedade, o desejo sexual refere-se à vontade ou impulso de se envolver em atividades sexuais, enquanto a ansiedade é uma resposta emocional caracterizada por preocupação, apreensão ou nervosismo em relação a eventos futuros, situações incertas ou desafios. Enquanto o desejo sexual está relacionado à excitação e ao prazer associados à atividade sexual, a ansiedade pode interferir na experiência sexual, causando tensão e desconforto.

É importante distinguir entre os dois, pois enquanto o desejo sexual é uma parte natural da sexualidade humana e geralmente é desejável, a ansiedade pode interferir na resposta sexual e no prazer. Se a ansiedade está afetando negativamente sua vida sexual, pode ser útil buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um Psicanalista ou terapeuta sexual, para aprender estratégias de enfrentamento e gerenciamento da ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Consulta sexologia - R$ 190
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Então, a ansiedade pode afetar todas as áreas de sua vida inclusive a vida sexual. Os sentimentos ansiosos podem diminuir o desejo que é um sentimento subjetivo que desencadeia sinais internos e externos e que varia de uma pessoa para outra. O desejo pode ser despertado através da sua imaginação ou de suas fantasias. O desejo leva a manifestações físicas que se chama excitação, no homem apresenta a ereção e na mulher a lubrificação.
O sexo deve ser prazeroso e ajudando inclusive a aliviar o estresse. a maioria dos problemas que a ansiedade pode causar no seu quarto pode ser resolvida com o diálogo mas se tiver maiores dificuldades busque ajuda de um profissional que tenha experiência em sexualidade. Te desejo muitos orgasmos!
Sim, a ansiedade pode contribuir para a contração das paredes do canal vaginal, o que acaba dificultando uma penetração e pode trazer dor para a relação sexual. Exercícios de Kegel podem ajudar a ter uma percepção de quando você está contraindo e relaxando as paredes do canal vaginal. A Ansiedade acaba muitas vezes diminuindo o desejo sexual. Por exemplo, se você contrai as paredes da vagina e sente dor na relação, isso pode se tornar aversivo, fazendo com que o desejo por essa experiência diminua. É importante entender o que está produzindo essa ansiedade durante a relação e trabalhar a conscientização da contração e relaxamento.
Fico à disposição caso queira marcar uma consulta =)

Especialistas

Gel Salles

Gel Salles

Sexólogo

Salvador

Gabriella Gomes Monteiro

Gabriella Gomes Monteiro

Psicólogo

São Luís

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Amanda Baroni

Amanda Baroni

Fisioterapeuta

Camaçari

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.