Ansiedade em excesso pode levar ao ataque de pânico?

10 respostas
Ansiedade em excesso pode levar ao ataque de pânico?
O transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade. No transtorno de pânico ocorrem os ataques de pânico. O ataque de pânico é um surto abrupto e intenso de medo ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e que são acompanhados de alguns sintomas fisiológicos. Os mais comuns são suor excessivo, tremores, sensação de sufocamento, tontura náusea, calafrios, medo de perder o controle, medo de morrer entre outros. Para o tratamento dos transtornos de ansiedade a terapia mais indicada é a cognitivo-comportamental, pois tem intervenções eficazes cientificamente comprovadas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, o excesso de ansiedade, pode levar a um quadro de depressão e síndrome do pânico, bem como outras questões. Se a ansiedade vem atrapalhando o dia a dia, vale buscar inicialmente um psicólogo e se necessário este irá encaminhar o paciente ao médico psiquiatra para avaliar se a intervenção de medicamentos será ou não necessária.
Olá, como os colegas disseram sim uma ansiedade excessiva pode desencadear um ataque de pânico.
Se analisarmos bem, tudo aquilo que vem em excesso em nós indica que algo não esta em equilíbrio, portanto o corpo se manifesta como tal.
Independente de ser ou não um ataque de pânico se esta se sentindo muito ansioso(a) procure um psicologo para entender como lidar com isso e descobrir o que poderia estar lhe causando esse desconforto exagerado.
Estou a disposição
Att,
Sem duvidas o excesso de ansiedade pode levar ao pânico. Concordo plenamente com a colega Monique Gomes sobre o tratamento e acrescento que nos estados de pânico, na maioria das vezes temos que associar a terapia cognitivo uso me medicação.
Olá. É fundamental procurar um psicólogo o quanto antes.
Sim. O pânico pode ocorrer quando a ansiedade não é tratada, assim como a depressão, dentre outros. Os quadros podem piorar ao longo do tempo, por isso é melhor tratar logo quando perceber que há algo errado. Busque ajuda psicológica, pois o psicólogo poderá indicar dependendo da gravidade do caso ao tratamento psiquiátrico. Com carinho, Aline Saramago
Devemos pensar que o quadro do pânico é um pico de ansiedade. No entanto, percebi você ansiosa com possíveis transtornos, dos quais ainda não aconteceram. Oriento você a buscar um profissional da psicologia para compreender o motivo do excesso de futuro que você vive.
Nem toda a ansiedade em excesso pode levar a um quatro de ataque de pânico, mas pode sim acontecer, é possível dentro da terapia comportamental manejar esses sintomas para que se consiga atenuar esse desconforto que é a ansiedade. Espero ter ajudado!
Boa noite!

Sim, pode... O transtorno de pânico ou o ataque de pânico são fenômenos que tem em sua base o funcionamento ansioso. Assim, uma ansiedade elevada pode desencadear um ataque de pânico.

Se isso vem acontecendo com você, sugiro que busque um psicólogo e um psiquiatra para lhe auxiliar com psicoterapia e terapia medicamentosa.

Forte abraço
Sim... Por isso é importante tratar a ansiedade por meio de psicoterapia e, se necessário, medicamentos, para casos extremos.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.