Ansiedade e sempre resultado de tristeza ou algo do tipo? Ou pode acontecer do nada?

16 respostas
Ansiedade e sempre resultado de tristeza ou algo do tipo? Ou pode acontecer do nada?
Olá, tudo bem? A ansiedade é uma resposta emocional e pode estar relacionada a vários outras sentimentos, mas é mais comum o sentimento de medo. Vou te explicar, e também porque ela não "aparece do nada", só as vezes não conseguimos identificar o que está acontecendo. Sabe quando ficamos com tanto medo, que ficamos antecipando as ameaças que existem ao nosso redor ? E com isso ficamos em um estado de alerta e preocupação crônicos, nossa cabeça parece estar sempre ocupada, criando cenários de desastre, é a ansiedade. Então o resultado da "ansiedade", é uma resposta na verdade de um contexto muito mais amplo, do que apenas tristeza, e está associada a vários fatores de nossa vida, inclusive sentir ansiedade também é um estado normal, mas quando ele começa a tirar nossa qualidade de vida, precisamos ficar alertas, e isso pode gerar reações como começarmos a nos fecharmos, o que consequentemente leva a uma sensação de tristeza. Viu? É um pouco complexo, porque estamos falando de uma estado muito particular e individual de cada pessoa. Se precisar, fico a disposição, abraço!!!

Olá! Concordo com a colega... a ansiedade é desencadeada por uma medo ou preocupação... são pensamentos que ficam como se fossem um turbilhão que desencadeiam sentimentos e sintomas físicos e emocionais. A psicoterapia cognitiva comportamental pode te ajudar a identificar esses pensamentos, modificá-los e assim, terá o controle da ansiedade e a redução ou eliminação dos sintomas. Há várias técnicas ensinadas no processo, no qual faz parte também o autoconhecimento. Procure um profissional para ajudar.
Olá! A ansiedade pode ser uma resposta natural do nosso psiquismo quando nos deparamos com situações que ofereçam algum risco ou insegurança. O que é natural do ser-humano, e atua como uma defesa para autoproteção e aumento do estado de alerta. Porém, pessoas com personalidade predominantemente ansiosa, pode ter esse estado despertado a partir de situações que não necessariamente indicam algum período, e viver constantemente nesse estado pode desenvolver ansiedade crônica, que entendemos como um tipo de transtorno que deve ser avaliado por um especialista, Psiquiatra ou psicólogo, para fazer o diagnóstico e definir qual tipo de tratamento é o mais indicado. Espero ter ajudado.
Olá! Definitivamente ao acontece ansiedade “do nada”! Existem fatores emocionais envolvidos, muito em função de experiências vividas e perspectivas de futuro, dentro se uma ideia que considera viável. Quando as coisas exteriores a nós começam a parecer diferente do que planejamos, isto pode nos causar perturbações e, ansiedade. Observe e reflita sobre a sua vida. Quais são os fatores que te deixam assim? Podem ser evitados? Se não, como enfrentá-los? Invista em você e faça terapia. Irá te ajudar a ter estas leituras…
Olá. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
Olá, tudo bem? A ansiedade nunca vem "do nada". Ela sempre vem de algum lugar, em essência, ela vem como resposta emocional/física ao modo como levamos nossa vida. Algumas coisas que podem nos trazer ansiedade são o estresse do dia a dia, excesso de coisas a serem realizadas em nossa rotina, falta de organização, etc. O modo como você vive influência e muito aspectos emocionais e orgânicos. Se for necessário, é bom buscar ajuda profissional.
A ansiedade é uma resposta que temos a algo que nos parece ameaçador, imprevisível ou amedrontador e é, em certa medida, até desejável. Ela nos ajuda a, por exemplo, nos prepararmos para uma prova, planejar bem uma viagem, ficarmos alerta para nos defender de um roubo.... O problema é quando essa ansiedade nos paralisa. Ela sempre terá algo que a motiva e, por mais que não saibamos sua fonte, ela existe e pode ser identificada através de um processo terapêutico. Busque a ajuda de um profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá! A ansiedade é uma emoção, assim como qualquer uma outra. As nossas emoções tem relação com o contexto onde estamos inseridos. Isso quer dizer que elas surgem em momentos específicos de nossas vidas, acompanhando o que nos acontece. Então não, a ansiedade (ou qualquer outra emoção), não surge do nada. Talvez você não consiga identificar claramente os gatilhos, por falta de atenção e treinamento. Mas um Psicólogo pode te ajudar nisso. É trabalho do profissional ensinar o cliente a identificar e reconhecer emoções, para que a partir disso possam descobrir juntos a melhor maneira de enfrentar o que tem acontecido. Independente da abordagem que este profissional utilizará na clínica, o objetivo será sempre o mesmo: a melhora e o bem estar do cliente. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Caso queira conversar mais a respeito, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo. Cuide-se bem!
Olá, a ansiedade é uma reposta emocional normal que qualquer ser humano sente. Geralmente, está ligada ao sentimento de medo, do hábito de antecipar um possível futuro ruim e ficar preso mentalmente a isso.
É comum que as pessoas estejam alheias aos seus conteúdos mentais e emocionais, e acredito que por isso se tenha a percepção que ela apreça "do nada" como mencionou na pergunta. Dessa forma, o processo terapêutico pode ser de grande valia, pois justamente traz luz para esse encadeamento emocional e mental que está nebuloso para você. Nós conquistamos mais qualidade de vida e autonomia quando conseguimos identificar melhor nossas emoções.
Um abraço.
Olá! A ansiedade, enquanto emoção, nos acompanha desde sempre... assim como a alegria, a tristeza. A questão é o volume, a intensidade que você está experimentando essa emoção. Quando ela está desregulada, você pode sentir uma preocupação e um medo intenso e persistente situações cotidianas. Você sente sua respiração mais rápida, suor, sensação de cansaço e o coração acelerado. Tudo isso é uma resposta a algo que esteja acontecendo...não acontece do nada.
Não necessariamente. São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
Gosto de pensar a ansiedade como uma resposta natural do nosso corpo quando nos deparamos frente a uma situação aparentemente ameaçadora ou que cause medo. Ao mesmo tempo, do que essa ansiedade resulta e de onde ela vem é sempre singular e único para cada indivíduo. Nesse sentido, a ansiedade traz esse lado natural e comum a todos nós, mas também, a sua forma de se fazer em cada um é diferente.
O problema é quando essa ansiedade passa a comparecer em situações em que não há necessidade. Quando nos vemos ansiosos em diferentes situações e temos a impressão de que ela tem mais atrapalhado do que ajudado é um sinal de que é preciso entender o que está acontecendo, buscar na nossa história de vida como a ansiedade ganhou tanta força. Acredito que a psicoterapia possa se fazer um recurso importante no processo de entender a sua ansiedade, como ela comparece em você e também vislumbrar formas de lidar e amenizar seus efeitos.
Olá, tudo bem? Ansiedade é algo indissociável do ser humano praticamente, contudo quando se escalona para algo que nos prejudica se torna indispensável a procura por ajuda. Quando falamos do agravamento podemos ter diversos fatores dentre eles uma constante sensação de "tristeza" pode estar relacionado com aumento de ansiedade a nível patológico sim, mas mesmo essa "tristeza" tem motivos para estar ocorrendo, sendo assim "vir do nada" não ocorre sempre há um motivo antecedente. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá, tudo bem com você? A ansiedade está associada ao medo e muitas vezes não sabemos de onde ele vem. Para trabalhar com isso procure um psicólogo, pois ela ajudará você a descobrir o que está acontecendo.
Olá!! A ansiedade não é sempre resultado de tristeza ou de algo específico. Ela pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, incluindo estresse, genética, traumas passados, ou até mesmo sem uma causa aparente. Em alguns casos, a ansiedade pode surgir "do nada", devido a desequilíbrios químicos no cérebro ou predisposição genética. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ajuda a identificar e mudar padrões de pensamento que contribuem para a ansiedade, independentemente da sua origem. É importante caso existam fatores que geram uma ansiedade que a gente trabalhe neles e também aprenda lidar melhor com essa emoção! Abraços.
Olá! A ansiedade é uma emoção natural que tem como função nos ajudar avaliar possíveis riscos futuros e mobilizamos energia para tomamos providências. A ansiedade pode está associada ao medo, mas para compreendemos como a ansiedade se resulta é importante olharmos o contexto de quem vivencia. A ansiedade não surge do nada, sempre há um gatilho, algo que desencadeou a emoção, o que geralmente acontece nesses casos é que a pessoa não tem consciência dos gatilhos da ansiedade e fica com a sensação que surgiu "do nada". A psicoterapia é importante no processo de lidar com a ansiedade, pois através dela é possível identificar a essência da sua ansiedade, gerando um maior autoconhecimento, além de desenvolver maneiras de lidar com a emoção. Espero ter ajudado. Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100