Ansiedade causa pensamentos irreais? Comecei a ter pensamentos absurdos, porém difícil de sair da ca

35 respostas
Ansiedade causa pensamentos irreais? Comecei a ter pensamentos absurdos, porém difícil de sair da cabeça, tenho medo de acreditar neles.
Olá! A ansiedade, em excesso, pode sim, alterar nossa capacidade de pensar e de discernir entre o real e o imaginado.

Boa tarde. A ansiedade causa isso além de outros sintomas no corpo e diversos prejuizos, podendo progredir as crises de ansiedade e pânico. Para melhora sugiro psicoterapia. Abc
Boa noite, tudo bem? Sim, um dos fatores predominantes da Ansiedade é causar pensamentos irreais, acelerados e acompanhados de sofrimento antecipado mesmo que aquela situação seja completamente desconexa. Esses pensamentos com muita frequência e sem um tratamento adequado como acompanhamento psicológico, pode levar à crenças limitantes que fazem com que você acredite o tempo todo nessa situação, impedindo que você tenha uma boa saúde psíquica. Que tal começar a fazer terapia?
Boa tarde. Sim, este pode ser um sintoma da ansiedade.
Penso que é bastante oportuno procurar um profissional para uma avaliação, pois estes sintomas podem se agravar.
Olá! Em quadros de ansiedade, é muito comum a pessoa ter pensamentos relacionados aos piores cenários que poderiam acontecer. Entre esses piores cenários, podem aparecer pensamentos irreais. Isso gera grandes preocupações e mal estar.
Para cuidar de você e do que está acontecendo, é importante buscar pela avaliação de um profissional da Psicologia e da Psiquiatria.
Olá, a ansiedade pode influenciar nos pensamentos tanto de forma real ou irreal, entretanto alguns tipos de pensamento intrusivos são melhores explicados por outros transtornos. A exemplo do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) entre outros. Desta forma a ansiedade acaba sendo apenas um sintoma de algo que pode ser mais complexo, Dito isto, acho importante entender como funciona os seus pensamentos, de que forma eles te influenciam, quanto você sofre com eles ou quão perigos eles são. Um Psicólogo pode lhe ajudar muito a entender essas questões e definir junto com você um tratamento possível.
Olá! Sim, a ansiedade pode gerar pensamentos irreais ou absurdos, essa é uma experiência comum da experiência de muitas pessoas. Na Terapia Cognitivo Comportamental, esses tipos de pensamentos são chamados de "distorções cognitivas", porque eles podem não estar alinhados com a realidade e gerar sofrimento. Se você está sentindo dificuldade para lidar com esses pensamentos, com medo de acreditar neles, é recomendável buscar o apoio de um psicólogo. Nós podemos te auxiliar na identificação desses padrões de pensamento, a questioná-los de maneira construtiva e te ensinar estratégias para lidar com eles de uma forma mais saudável. Melhoras!
Olá, boa noite! Sim, a ansiedade pode ocasionar os pensamentos irreais descritos por você. Este é um dos sintomas da ansiedade.
O importante é trabalhar em terapia quais são estes pensamentos, quando eles vem, em qual cenário e quais medos e inseguranças eles te geram.
Como colocado pelos colegas acima, na Terapia Cognitivo Comportamental trabalhamos a ansiedade e as formas de pensar. Podemos trabalhar as possibilidades de pensamentos intrusivos e a catastrofização, por exemplo.
Os pensamentos intrusivos são pensamentos que vem repentinamente, e podem ter conteúdos variados, a depender do seu histórico de vida e o que você tem como crenças ou percepções de si e da vida.
A catastrofização é uma distorção da realidade em que o individuo é pessimista e negativo em relação a uma situação que aconteceu ou que pode acontecer.
Fico à disposição para possíveis esclarecimentos.
@lorenapadovan.psi
Sim!!! E quase nunca são pensamentos bons, né?
Você está certo de não querer acreditar em alguns pensamentos.. pesquise sobre "Pensamentos automáticos negativos".

e consulte um profissional de saude mental!
qualquer coisa, estou as ordens. Paz!
Pode sim, mas vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 175
Olá! Ansiedade pode levar a pensamentos distorcidos ou irracionais devido a mudanças na atividade cerebral e nos níveis de hormônios do estresse. É essencial não se julgar por tais pensamentos, mas reconhecer que são uma parte natural da experiência humana. Se esses pensamentos estiverem afetando negativamente sua vida, trate-se com bondade. A Terapia EMDR é uma opção eficaz para tratar traumas e padrões de pensamento problemáticos, podendo proporcionar alívio e compreensão. Considere explorá-la como parte do seu caminho de recuperação.
Olá, a ansiedade é um sentimento evolutivo. Nos possibilita sermos precavidos em relação a acontecimentos futuros onde podemos correr algum perigo. Por outro lado, quando esta ansiedade passa a ser excessiva e começa a limitar nossas ações, julgamentos e trazer prejuizos ao relacionamento social, é hora de procurar ajuda.
Olá! Sim, a ansiedade causa pensamentos que não são reais, além de outros sintomas que trazem prejuízos.
Busque ajuda de terapia, para que você possa falar trabalhar junto com o profissional seus pensamentos catastróficos.
Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Bom dia
Ansiedade afeta sim mente e corpo, podendo alterar seu funcionamento. No entanto, não dá para dizer sem uma avaliação profissional se o que você relata seria somente efeito de ansiedade, pois outras dificuldades como obsessão e compulsão também afetam a forma do pensar. Há que se levar em conta também que algumas fantasias podem parecer bastante reais, alterando nossa forma de ver a realidade. Penso que um profissional de psicologia, ou mesmo psiquiatria, pode te ajudar nesse sentido.
Abraços
Olá! Algumas questões relacionadas à ansiedade têm a ver com pensamentos que podem ser irreais. No entanto, comportamentos ansiógenos são comportamentos complexos, pois dependem de variáveis do contexto. Não deixe de buscar um auxílio psicológico para que o profissional possa fazer uma avaliação ampla e oferecer um tratamento direcionado e adequado. Espero tê-lo(a) ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá! Sim... a ansiedade pode causar isso... As pessoas com transtorno de ansiedade são dominadas pela aflição, pelos pensamentos negativos que criam cenários catastróficos, com ideia fixa de perigo, usando como verdade absoluta um ponto de vista superficial, distorcido e incompleto da situação, criando uma verdadeira turbulência mental. A pessoa não consegue controlar e raciocinar sobre seus pensamentos, acreditando que tudo irá acontecer. Para obter o equilíbrio, há necessidade de diminuir a atividade mental, parando os pensamentos, reduzindo o estado ansioso por meio de técnicas de relaxamento e exercícios respiratórios. Às vezes, medicamentos psiquiátricos são realmente necessários. Nesses casos, o resultado do tratamento em conjunto com psicólogo e psiquiatra são incomparavelmente mais eficazes. Na psicoterapia cognitiva comportamental é possível aprender técnicas para corrigir os pensamentos, trazendo-os a razão, descontruindo os pensamentos errôneos. O sofrimento da pessoa é grande, mas é possível superar e ter uma vida saudável e feliz!
A ansiedade tem sido uma descrição genérica para efeitos de inquietudes atuais. São várias as manifestações que mudam de pessoa a pessoa. Então é bom se perguntar sobre o conteúdo dos pensamentos e pra isto um tratamento com psicanalista pode ajudar muito. Teus conteúdos, mesmo irreais revelam teus medos, tua história, tua posição subjetiva.
Sim. A ansiedade pode causar pensamentos automáticos, que são pensamentos espontâneos e ocorrem sem perceber, porém eles não são verdadeiros ou apresentam pouco fundo de verdade. Na terapia você aprende a identificar esses pensamentos e a saber trocá-los por pensamentos alternativos e mais realistas. Além de entender melhor algumas percepções sobre as situações que acabam gerando esses pensamentos desproporcionais em relação a realidade.
Por exemplo, uma situação gera um pensamento, uma emoção e um comportamento. Então é importante aprender a ter pensamentos mais realistas e aprender a questioná-los. Marque a sua consulta, será um prazer lhe atender!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Para complementar...pode sim causar vários tipos de pensamentos irreais e distorções que são justamente pensamentos disfucionais começamos a exagerar e adivinhar situações que atrapalham a nossa vida.
Alguns geram pensamentos obsessivos ( transtorno obsessivo compulsivo - TOC)
Não acredite em tudo que pensas nem em tudo que sente.
Oi, espero que você esteja bem....Pode sim, principalmente a o transtorno de ansiedade social do subtipo generalizado, onde o individuo pensa muito sobre o futuro muito provavelmente de uma maneira irracional que não condiz com a realidade... de Qualquer maneira sugiro uma avaliação e uma psicoterapia. Me coloco a disposição para conversar sobre esse assunto e esclarecer Quaisquer esclarecimento sobre o tema!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Sim, o excesso de ansiedade pode gerar pensamentos irreais. Você pode ficar preocupado(a) com algo e imaginar várias situações com isso. Lembre que mesmo que você acredite em algo, não significa que isso vá acontecer de verdade. A melhor escolha é procurar um profissional de psicologia para te ajudar a organizar os pensamentos e direcionar o melhor tratamento. Um abraço!
Sim, ansiedade pode ser resumida como um medo irrealista do futuro, é comum que pessoas ansiosas imaginem situações horríveis e fiquem vivenciando elas repetidamente. Nesses momentos é importante reconhecer que estamos tentando prever um futuro no qual não necessariamente temos controle. Aprender a lidar com estas dificuldades leva tempo mas tem solução, recomendo buscar psicoterapia. Fico a disposição!
Olá, sim, ansiedade em níveis elevados pode levar a pensamentos que não reconhecemos. É importante dar atenção para isso que está acontecendo e desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e entender o que a está gerando. Minha orientação é iniciar processo de terapia. Abraço.
Busque um profissional para avaliação destes pensamentos e possíveis tratamentos. Psicólogo e um psiquiatra.
Olá! Sim, é possível que a ansiedade te gere pensamentos absurdos. Isso acontece porque a nossa tendência é dar ainda mais ênfase a eles, criando as conhecidas paranóias. A energia fica toda na cabeça e não circula. A terapia pode te ajudar nisso, assim como os exercícios físicos e a prática de atenção plena.
Boa tarde,
Se são pensamentos irreais e tem consciência disso, pode ser início de um TOC
Olá, boa tarde !
Sim, a ansiedade pode causar pensamentos irreais ou irracionais. Esses pensamentos, muitas vezes chamados de "distúrbios cognitivos", podem incluir preocupações excessivas, medos irracionais e pensamentos catastróficos. É importante lembrar que esses pensamentos são sintomas comuns da ansiedade e não necessariamente refletem a realidade. Se você está tendo dificuldade em lidar com esses pensamentos, considere procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, que pode oferecer orientação e tratamento adequado para ajudar a controlar a ansiedade e os pensamentos associados a ela.

Qualquer dúvida estou a disposição,
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá! Acredito ser necessário encontrar um profissional da saúde mental para que você possa elaborar melhor sobre isso. É preciso entender que pensamentos são esses, porquê te causam medo, que ansiedade é essa que tem sentido, etc. A ansiedade se manifesta de forma diferente em cada pessoa, pois cada um tem sua história, sua forma de lidar com a vida, seus gatilhos e, por isso, é importante ouvir cada um de forma singular, sem generalizar. É a partir da sua fala, da sua elaboração sobre suas questões que você pode criar soluções próprias para seus conflitos!
Ola, tudo bem? Sim, é comum na ansiedade que venha pensamentos irreais, distorcidos e que muitas vezes são perturbadores. Importante sempre lembrar que pensamentos não são fatos e o que pensa não te define.
Sugiro que procure um psicologo que se identifique, que seja acolhido para que possa entender, identificar de onde vem esses pensamentos e sua ansiedade e trabalhar estratégias de enfrentamento para que tenha uma vida mais leve e saudável emocionalmente,
Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho, um abraço @psiluanamarys
Olá, como você está? Sim, a ansiedade pode, de fato, causar pensamentos que podem parecer irreais ou exagerados. Isso é muitas vezes referido como “catastrofização”, onde uma pessoa pode imaginar o pior cenário possível, mesmo que seja improvável. Esses pensamentos podem ser perturbadores e difíceis de controlar.

É importante lembrar que esses pensamentos são uma manifestação da ansiedade e não refletem a realidade. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma eficaz de tratamento que pode ajudar a identificar e desafiar esses pensamentos.

No entanto, se você está lutando com esses pensamentos e eles estão causando angústia significativa, é importante procurar ajuda profissional. Um profissional de saúde mental pode fornecer estratégias e ferramentas para ajudar a gerenciar esses pensamentos. Me coloca à disposição, forte abraço! @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 250
Olá, bom dia! Sim, entendo que você possa estar tendo sintomas de ansiedade.
A Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado.
Olá tudo bem?
Sim, a ansiedade pode sim fazer com que tenha pensamentos que nem sempre são verdadeiros, ou pensamentos exagerados sobre situações, pessoas e a você mesmo.
Mas com o tratamento correto, você aprende a lidar melhor com os sintomas e os pensamentos intrusivos.
Fico a disposição para ajudar!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com ansiedade
A ansiedade pode contribuir para o surgimento de pensamentos irracionais, absurdos ou catastróficos. Esses pensamentos, muitas vezes chamados de distorções cognitivas, podem ser uma parte significativa dos transtornos de ansiedade. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem eficaz para lidar com esses padrões de pensamento.
A terapia envolve examinar as evidências a favor e contra os pensamentos ansiosos. Isso ajuda a desenvolver uma perspectiva mais equilibrada e realista das situações.
Olá! Um dos sintomas da Ansiedade em um estado elevado ou cronificado é a presença de pensamentos catastróficos e acelerados. Na tentativa de se antecipar às possibilidades de algo negativo acontecer, a mente de uma pessoa ansiosa cria hipóteses irreais ou muito pouco prováveis. Ela tende a acreditar nesses pensamentos e sofrer muito por antecipação. É importante buscar a ajuda de um psicólogo pra te dar suporte nesse processo. Espero ter te ajudado.
A ansiedade pode, de fato, causar pensamentos que parecem irreais ou irracionais, muitas vezes conhecidos como pensamentos intrusivos. Esses pensamentos são involuntários e podem ser bastante perturbadores. Não é incomum que eles causem preocupação ou medo de que você possa acreditar neles ou ser influenciado por eles de alguma maneira negativa.

Esses pensamentos intrusivos são uma manifestação comum de transtornos de ansiedade e podem incluir preocupações exageradas sobre situações que são altamente improváveis ou mesmo impossíveis. Eles podem ser persistentes e difíceis de controlar, o que aumenta a ansiedade, criando um ciclo que pode ser desafiador de interromper.

O tratamento para ansiedade frequentemente inclui terapia, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que ajuda a entender e a reestruturar pensamentos irracionais ou distorcidos. Medicamentos também podem ser prescritos dependendo do caso. É importante falar sobre esses pensamentos com um profissional de saúde mental, que pode oferecer as estratégias adequadas para gerenciar a ansiedade e interromper o ciclo de pensamentos intrusivos.