Anitta destrói a microbiota intestinal? Ouvi dizer isso e não sei se é verdade

2 respostas
Anitta destrói a microbiota intestinal? Ouvi dizer isso e não sei se é verdade
O remédio Anitta (nitazoxanida) é um antiparasitário, isso é, ajuda a eliminar parasitas (popularmente chamados de "vermes"). A microbiota intestinal é composta por microrganismos como bactérias, fungos e protozoários - organismos diferentes dos parasitas e não são o alvo dos antiparasitários.

A micriobiota intestinal é muito abundante e não poderia ser eliminada por nenhum fármaco. Porém, quando utilizamos algum remédio, podemos produzir alterações na composição desta microbiota intestinal, o que pode resultar em alterações benéficas (como ao combater bactérias que estão causando alguma doença) e maléficas (como ao reduzir a quantidade de bactérias que oferecem proteção a doenças).

Diferente da microbiota normal, ter parasitas não é algo esperado em uma pessoa saudável. Nesse sentido, contanto que o uso do Anitta tenha sido bem indicado por um médico, não é esperado que o seu uso cause prejuízo importante à microbiota intestinal.

O composto do medicmento Anitta (nitazoxanida) tem ação antiparasitária, ou seja, elimina parasitas de diferentes espécies e tipos, como os vermes e alguns protozoários como a giárdia e amebas. Ao combater estes parasitas, esta medicação pode gerar uma alteração importante da microbiota intestinal, que apesar de não ser parasitas composta por parasitas, são microorganismos sensíveis à ação da medicação. No entanto não chega a ser uma destruição total. Porém em alguns casos, é recomendada o uso posterior de probióticos para a retomada do equilíbrio desta microbiota afetada.