aneurismas podem voltar depois de operar?
2
respostas
aneurismas podem voltar depois de operar?
Aneurismas arteriais podem ser tratados por cirurgia aberta ou endovascular (através de cateterismo, coloca-se uma endoprótese que substitui o vaso aneurismático, excluindo a artéria dilatada da circulação). Se o aneurisma é de aorta, durante a cirurgia aberta se realiza uma substituição do segmento aneurismático por uma prótese. Se o aneurisma é periférico, durante a cirurgia aberta pode-se substituir o segmento dilatado por uma prótese ou realizar uma correção na parede da artéria para corrigir o segmento dilatado. Raramente aneurismas tratados apresentam recidiva. Dependendo dos fatores que causaram o aneurisma, é possível que outros surjam em outras regiões. No tratamento endovascular de aneurismas arteriais, pode ocorrer vazamento de sangue para dentro do saco aneurismático a partir de um ramo arterial que saia do aneurisma, podendo ocorrer sua recidiva. Chamamos esse fenômeno de Endoleak. Os aneurismas de veias como os de fístulas para hemodiálise podem voltar após tratamento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Aneurismas são dilatações das artérias, são conseqüência de um problema maior, o defeito na resistencia da parede das artérias. Quando operado, por via tradicional ou endovascular, somente a artéria que apresentava doença no momento foi tratada. Outras artérias, ou outros segmentos da mesma artéria operada podem apresentar novas dilatações. É a evolução natural da doença. Quando tratado por meio endovascular, ainda há a possibilidade do endoleak, ou seja, vazamento, onde um vazamento persistente pode continuar aumentando o dano no vaso ou mesmo levando a ruptura. Apesar de tudo isso, a cirurgia só é indicada quando o risco de não fazer nada é maior que o risco da cirurgia. Ou seja, quando bem indicado, a possibilidade de novos aneurismas não devem influenciar negativamente a escolha cirurgica.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá. Meu esposo descobriu em um aneurisma da carótida interna esquerda segmento oftálmico 0,6mm. E em 2023 em dezembro ele teve uma leve convulsão q não demorou e logo voltou a consciência e aí pensei q não fosse ter mais e este ano de 2024 ele teve outra. A minha dúvida é essa convulsão é o causa desse…
- Após o procedimento cirúrgico de aneurisma que é feito pela virilha, existem algumas reações do tipo dor de cabeça ou vômitos que o paciente possa sentir por alguns dias ? É normal ? Pq isso acontece?
- Boa noite coloquei stent na cabeça a um mês passo a ter vida normal obrigado .
- Tive um AVC hemorrágico com 21 anos de idade, devido a um aneurisma que eu não sabia que existia, foi feita uma embolização .. e acompanhamento até 4 anos após .. onde foi concluído que estava bem fechado..não tenho nenhuma sequela após o incidente ! estou grávida de 5 meses e tenho medo de optar por…
- Fiz uma embolizacao de um aneurisma cerebral a 5 meses e saia manchas grandes roxas no meu corpo, é normal?
- Quais são as chances de sucesso de uma cirurgia de embolização de aneurisma cerebral? digo, é uma cirurgia com alto nível de sucesso?
- Bia tarde, fui diagnosticado com aneurisma fusiforme lobular 0,6 mm , Sou atleta de mma profissional , ainda posso praticar o esporte depois do tratamento ? E quanto tempo demora pra voltar após a clipagem?
- Gostaria de saber quanto custa pra fazer cirurgia de aneurisma da carótida à direita
- Fiz uma cirurgia de aneurisma no cérebro pela virilha há 1 ano, tenho pequenas dores de cabeça lá de vez enquanto, pode fazer musculação?
- Bom dia Tenho aneurisma mais fiz 2 embolização de aneurismas posso continuar a fazer academia?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 120 perguntas sobre Aneurisma
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.