Ando com falta de concentração nas atividades diárias, afetando bastante na minha faculdade e trabalho.

10 respostas
Ando com falta de concentração nas atividades diárias, afetando bastante na minha faculdade e trabalho. sonolência excessiva, não tenho motivação pra fazer coisas que sempre gostei e com sentimento de culpa sempre que não consigo realizar o que devo fazer ou não consigo fazer. é inicio de depressao?
Estes parecem ser sintomas iniciais de depressao, procure um(a) psicologo(a) ou um(a) psiquiatra para avaliar de perto estas questões e fechar ou nao o diagnostico de depressao.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que você tenha alguns sinais de que alguma coisa não anda no equilíbrio certo. Porém, não podemos dar um diagnóstico sem fazer uma boa consulta. Você pode estar simplesmente estressado(a) e não num estado depressivo. Ou até mesmo, estar com o sono alterado causando todo esse desconforto.
Sugiro que procure ajuda de um especialista, ele sim poderá fazer um diagnóstico correto para te ajudar melhor.
Um atitude importante é não adiar mais a procura por ajuda especializada.
E boa sorte !
Os sintomas que você descreve tem relação com a depressão, mas é difícil se basear apenas em um breve depoimento para se diagnosticar uma patologia tão séria. Porém, antes de pensar num suposto diagnóstico, sugiro que você busque um Psicólogo para falar das dificuldades que você está enfrentando nesse momento, pois por mais que não seja uma depressão, a partir do que você fala é perceptível que o seu sofrimento está causando prejuízos na sua qualidade de vida. Não espere as coisas se agravarem e chegarem numa situação extrema para procurar ajuda, a terapia é um lugar aonde você pode dar voz a sua dor e ela será acolhida e pensada.

É importante lembrar que consultar um psicólogo não é um ato de fraqueza, nem loucura, mas uma demonstração de coragem, lucidez, força e determinação para mudar o que lhe impede de viver melhor.
Esses sintomas que você relata podem sim ser sintomas de depressão, mas é importante procurar um profissional qualificado para que você possa saber melhor o que está acontecendo. Um psicólogo poderá avaliar se há necessidade de encaminhá-lo a um psiquiatra, para que o mesmo converse com você sobre a possibilidade de tratamento medicamentoso.Pelo seu relato, esses sintomas estão atrapalhando bastante a sua vida, por essa razão, é necessário que você procure um psicólogo, para que possa conversar com um profissional de forma mais aprofundada. Assim, você poderá buscar compreender melhor a origem desses sintomas e aumentar sua qualidade de vida.
Estes sintomas estão atrapalhando suas atividades diárias e lhe angustiando, fato que já indica a necessidade procurar um bom profissional e iniciar a psicoterapia. Um bom psicólogo poderá acolher a sua angústia, avaliar a extensão e a gravidade dos sintomas, caso seja necessário ele encaminhará a um psiquiatra para iniciar tratamento com antidepressivos aliados à psicoterapia.
Os sintomas que tu estas me relatando podem ser sim característicos de depressão. E bem verdade, acaba se tornando um circulo vicioso, tu não consegue fazer e se culpa por isso, acaba não fazendo e só aumenta a culpa.
Acredito que seja importante procurar uma ajuda especializada, primeiramente com psicólogo e caso não seja resolvido ou amenizado os sintomas, um psiquiatra.
Conte comigo para o que precisar,
Abraços

Mariane S. de Souza
Olá,
sendo depressão ou não, estes sintomas estão te atrapalhando. Motivo mais que suficiente para procurar ajuda profissional. Um Psicólogo poderá ajudar.
Abraços e boa sorte!
Olá,
esse momento da vida em que você se encontra é realmente um momento que pode gerar um estresse excessivo, porém se consegue identificar que esses sentimentos estão aflorando, seria interessante buscar ajuda de psicologo, evitando que ele se instale e possa então, virar uma depressão.
Boa sorte!
Esses sintomas são característicos da depressão, no entanto não é possível afirmar um diagnóstico sem fazer uma devida consulta, inclusive por que é preciso observar a frequência e intensidade com o qual esses sintomas aparecem e interferem no seu dia a dia. Para um diagnóstico devido é necessário que você procure uma ajuda psicológica.
Os sintomas descritos por você estão relacionados a um estado depressivo, mas apenas estes dados não são suficientes para fechar um diagnóstico. Em todo caso, como esta situação está lhe causando bastante sofrimento, é importante que se busque uma ajuda especializada para avaliar melhor o seu problema e propor um tratamento adequado. Espero que fique bem.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.