Amnesia apos uso excessivo de DMT huasca pode ser reversivel obs nao sei se foi a substancia que me

16 respostas
Amnesia apos uso excessivo de DMT huasca pode ser reversivel obs nao sei se foi a substancia que me causou isso mais a ansiedade faz eu pensar?
Substâncias contidas na Ayhuasca tem componentes alucinógenos. Usados com frequência podem afetar a cognição trazendo danos neurológicos e causar crises de ansiedade
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250

Olá devido ao seu relato me parece que tem utilizado Ayhuasca de forma excessiva. Tudo que utilizamos de forma exagerada pode trazer danos a sua saúde. A ansiedade pode ser tratada e acompanhada busque ajuda de psicólogo que poderá fazer uma avaliação completa sobre seu estado mental. Cuide-se. Estou a disposição.
Essas substâncias psicoativas costumam suscitar experiências muito intensas, devido à forma como interagem com nosso organismo. É comum que se tenha alucinações, experiências sinestésicas, e em geral produz novos caminhos neurais que muitas vezes são difíceis de serem assimilados e integrados posteriormente. O resultado disso pode ser uma experiência traumática, que exige de nós certas defesas como o recalque (esquecimento) e a ansiedade (como sensação de insegurança ou ameaça, por exemplo). Essas consequências são sim reversíveis, na medida em que essas experiências vão podendo ser devidamente elaboradas, e a dificuldade disso depende da forma como se deram e os sentidos que tiveram pra você. Para esse tratamento é importante conversar sobre essas experiências com um profissional que o ajude a elaborá-las. Para isso fico à disposição, abraço.
Boa tarde. Sugiro que você procure um profissional que possa avaliar o caso. Com isso, penso que diminuirá os sintomas de ansiedade, já que você terá acompanhamento adequado.
Olá! Existem vários estudos que comprovam que a DMT aumenta a ansiedade além de poder causar surtos de psicose e pânico. A amnésia pode ser um efeito, reversível ou não, somente o tempo para saber. Com danos cognitivos, que podem ser causados pela substância, o cérebro se altera e existem mais questões envolvidas. Eu sugiro você procurar um psicólogo psicanalista junguiano, para trabalhar as causas da ansiedade, métodos para diminui-lá e fazer uso de outras técnicas para relaxamento. Abc
Olá, a Ayhuasca costuma ter sintomas intensos e dependendo da frequência de uso pode sim acarretar danos cognitivos e neurológicos. Sugiro que busque ajuda da terapia para trabalhar a origem da ansiedade. Busque ajuda! Abçs
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Como psicólogo especialista que apresentou um trabalho sobre o uso excessivo de ayahuasca no Congresso Latino Americano de Psicologia Analítica deste ano em Montevideo, tenho uma perspectiva abrangente sobre o tema. No congresso, falei sobre casos parecidos com o seu e, como neuropsicólogo que faz avaliações na área, vejo como o DMT, que está na ayahuasca, pode impactar a memória e outras funções do cérebro. Cada pessoa reage de forma diferente a essas substâncias, e isso depende de muitos fatores, como a quantidade usada e a saúde mental e física geral.

Na psicologia junguiana, que também é minha área, suas preocupações com o uso de DMT e possíveis efeitos na memória são muito importantes. Jung falava sobre como nossos pensamentos e sentimentos internos podem mudar nossa percepção do mundo, incluindo como lembramos das coisas.

Para lidar com isso tudo, a melhor coisa é consultar um profissional de saúde mental. Eles podem fazer testes para ver como está sua memória e outras funções do cérebro, e também te ajudar a entender e enfrentar a ansiedade relacionada ao uso de ayahuasca. Unindo a neuropsicologia com a psicologia junguiana, o tratamento fica mais completo, olhando tanto para o seu lado físico quanto emocional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá, espero que esteja tudo bem?
Os estudos têm demonstrado que a DMT aumenta a ansiedade além de poder causar surtos acompanhados de delírios ou alucinações, assim, a amnésia pode ser um efeito. Em relação sobre ser reversível ou não, depende de alguns fatores como frequência, intensidade e tempo.

Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Essas substâncias psicoativas têm o potencial de desencadear experiências bastante intensas, alterando a interação com nosso organismo. É frequente observar alucinações e sinestesias, criando novos padrões neurais que podem ser desafiadores de assimilar e integrar no dia a dia. Esse processo pode resultar em experiências traumáticas, levando a defesas do nosso cérebro, como supressão, e manifestações de ansiedade, como sensação de insegurança. Essas repercussões são SIM passíveis de reversão, especialmente ao elaborar essas experiências de maneira adequada. A complexidade desse processo varia conforme a natureza e significado dessas vivências para você. Recomendo discutir essas experiências com um psicólogo que tenha experiências práticas e ou teóricas com essas substâncias. Estou à disposição para isso, abraço.
Ayahuasca não causa amnésia e nem alucinação. Pode ficar tranquilo. Quanto ao efeito ansiógeno, isso ocorre pela sensação "de morte" devido a uma dissolução do "Eu" quando o efeito acontece. Sua amnésia pode ter várias causas relacionadas ou não com o episódio de uso, mas não é algo com relação direta com a química. Pode ser um medo acompanhado com ansiedade intensa ou até mesmo algum episódio de infância insuportável de lembrar quando passou o efeito. Não se preocupe, também, com a questão alucinógena. Ayahuasca não é alucinógeno. É um erro crasso afirmar isso, pois alucinação se trata de uma outra coisa bem diferente do efeito enteógeno do DMT. Fica tranquilo e, se achar necessário, procura um psicanalista experiente para ver um possível esquecimento de certas coisas.
Não há evidências científicas conclusivas sobre o uso excessivo de DMT ou ayahuasca causando danos permanentes ao cérebro ou levando a condições específicas como "amnesia". Se você está apresentando problemas de memória ou outros sintomas preocupantes, é crucial procurar ajuda médica imediatamente.

A ansiedade pode, de fato, afetar a cognição e a memória. Se você está enfrentando ansiedade, é importante abordar isso com a ajuda de um profissional.
A sua pergunta está um pouco confusa, é necessário mais detalhamento para ser preciso na resposta. Sua descrição de sintoma não está clara e o "excesso" o qual se refere é algo que ficou vago. No entanto, sobre o DMT e a ayahuasca, afirma-se que não existem conclusões científicas até o momento que associem amnésia como efeito colateral da substância. A ansiedade, por outro lado, pode sim ser um efeito colateral, devido a experiência de estados não ordinários de consciência, que podem ser muito intensos e trazer alterações sinápticas que são de difícil integração para o ser, tanto no momento do uso, quanto no pós uso em alguns casos, especialmente em experiências desafiadoras. Por isso, é extremamente importante que o uso dessa substância seja feito em local seguro e acompanhado com pessoas experientes e capacitadas para conduzir pessoas nessa condição. O ambiente e seu estado psíquico no momento do uso são os principais fatores que conduzem a experiência.
Me parece indicado que vc busque realizar avaliações neuropsicológicas para analisar sua memória e comprovar de fato que está acontecendo algum déficit e em qual nível isso ocorre. Sugiro também exames médicos para entender se existe alguma condição fisiológica envolvida nesse sintoma.
Entretanto, priorize consultas de integração psicodélica com um terapeuta especialista. A integração da experiência psicodélica é protocolar em psicoterapia assistida por psicodélicos e outras formas terapêuticas de acesso à estados holotrópicos de consciência, como atribuído por Grof, S.
Estudos evidenciam que a integração é o momento em que a pessoa tem a oportunidade de absorver, compreender e internalizar o que foi vivido nesses estados extraordinários, portanto se faz parte essencial do processo. Me coloco a disposição para eventuais dúvidas e interesse terapêutico.
Ressalto que substâncias psicodélicas (como a DMT) realmente não são especificamente recreativas como outras drogas de acesso legal (como o álcool), ao contrário, cada vez mais as entende-se como medicinas que auxiliam processos existenciais das pessoas, portanto devem ser consumidas com extrema responsabilidade e cautela.
Olá. Todo uso excessivo deve ser observado. Quanto ao quadro, será importante investigar o que já existia, o que é novo, assim como também considerar como está a ansiedade e perceber o que pode ser feito para auxílio.
Mestre, já vi de tudo na medicina e na ciência. Não leve nada como verdade absoluta, existem sim casos em que há remissão ou reversão de sintomas, e existem casos que não. Depende muito da sua estrutura psíquica, do seu organismo, e do profissional que está consultando :)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 250
Olá. Qualquer substância psicoativa (que causa alterações nas funções cerebrais) deve ser utilizada com equilíbrio. DMT é uma molécula ainda sendo estudada e, por isso mesmo, seu uso seguro não deve ser excessivo. Há locais que administram o chá de ayahuasca com sabedoria e respeito com os envolvidos na cerimônia. Mas nem sempre é o caso. Se você já usou repetidas vezes e está notando efeitos negativos, você deve diminuir a dose. Melhor seria parar por alguns meses até seu organismo expelir a substância por completo e você poder, se achar necessário, tomar a substância com moderação. Todo uso deve levar em conta três aspectos: a droga, o usuário e o contexto. Se algum deles não passar segurança ou apresentar sinais negativos, deve ser suspenso o uso da substância. Você precisa se sentir bem consigo mesmo, confiar nas pessoas e no local onde está e saber muito bem o que está ingerindo. Sobre amnésia em específico, novamente: não há tantos estudos conclusivos sobre a substância em questão. Por isso fique atento aos outros pontos que citei. Espero que fique tudo bem. Abraço!
A amnésia pode ter várias causas, incluindo o uso de substâncias como DMT (ayahuasca) e a ansiedade. É essencial realizar uma avaliação completa para determinar a causa específica do seu problema de memória. Recomendo agendar uma consulta com um neurologista e um psiquiatra para uma avaliação detalhada.

Atenciosamente,

Psicalista e Psicóloga, Fabiana Villela

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!