Alteração de humor classificamos como borderline ou bipolar?

8 respostas
Alteração de humor classificamos como borderline ou bipolar?
Existe uma diferenciação em termos de conceito entre o transtorno de humor e o transtorno de personalidade borderline, entretanto na prática, se verifica uma dificuldade de limitação diagnóstica. O caminho mais seguro é baseado na evolução do quadro clínico ao longo da linha do tempo e da resposta ao tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A bipolaridade e a Síndrome de boderlinne fazem parte dos transtornos de humor. Se diferenciam pelas características que apresentam.

O boderline é mais teatral, dependente, muitas vezes fala em suicídio para chamar a atenção ( devemos ficar sempre atentos para tentativas de auto extermínio),gastos excessivos, são explosivos, irritáveis e outros.

O bipolar altera o humor entre mania e depressão. Na mania tem pensamento de grandiosidade, gastos excessivos, libido alta, pensamentos rápidos, mente acelerada, agitação,irritação,fala excessivamente. Depressão é muito acentuada.

Essas características devem ser avaliadas por um profissional sério para que possa dar um diagnóstico assertivo. Muitos pacientes apresentam características diferentes das acima citada e podem ter o mesmo diagnóstico.

Existem as comodidades o cliente pode ter um transtorno de humor e transtorno de personalidade associado.
Imagino que você quer saber sobre as alterações rápidas, inesperadas, frequentes, pois alterações de humor todos nós temos e ninguém pede classificar.

Imagino também que você está falando de uma pessoa, seja você mesm@ ou um@ familiar?

Pois o desejo de classificar um determinado comportamento precisa ser, ele mesmo, questionado. Porque a classificação não ajuda melhorar a vida da pessoa com alterações de humor e também não a vida d@ familiar. Só pode dar um certo sentimento de segurança, um pseudo-entendimento. O sofrimento não vai mudar por portar um nome. Pelo contrário, a pessoa fica estigmatizada, e isto para o resto da vida.

Se você quer mudar alguma coisa, seja a capacidade da pessoa de enfrentar a vida sem estourar frequentemente, seja a capacidade d@ familiar de aguentar as alterações de humor da outra pessoa e talvez ajudá-lhe para viver de maneira mais satisfatória, recomendo procurar um@ profissional de psicoterapia emocional ou um@ psicanalista.
Para entendermos melhor a diferença entre bipolar e borderline teremos como base a questão da instabilidade emocional a variação do humor.

O transtorno de personalidade emocionalmente instável, o humor oscila dentro de um tempo menor e no transtorno bipolar , o humor oscila dentro de um maior tempo obedecendo a ciclos.

A bipolaridade e a síndrome de borderine fazem parte dos transtornos de humor conforme já mencionado.

Portanto, é com base no tempo da variação do humor que irá caracterizar um quadro de bipolaridade ou de síndrome de bordeline.
Alterações de humor por si só não caracterizam uma psicopatologia, pois quando contextualizadas elas são absolutamente normais. Entretanto se essas alterações estão fora de contexto, tem gerado incomôdos ou mesmo prejuízo nos relacionamentos da pessoa, somente um processo de psicodiagnóstico poderá afirmar se há uma psicopatologia e qual. Existem muitas psicopatologias que podem causar mudanças de humor, para tal investigação o ideal é realizar uma avaliação com um psicólogo que poderá utilizar instrumentos e testes psicológicos a fim de obter um diagnóstico mais preciso.
Ambos os quadros podem apresentar alteração de humor. É necessário uma avaliação mais detalhada.
Alteraçoes de humor podem acontecer na TPM, transtorno bipolar, transtorno mental orgânico ou tr. personalidade Borderline, entre outros transtornos. É um termo genérico, não diz muita coisa. Borderline é um tipo de transtorno de personalidade.
Não necessariamente. Cada caso é um caso. As mudanças de humor podem estar relacionadas com estresse, ansiedade e todas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia, sempre associadas com o emocional de cada pessoa, é claro. Às vezes fica difícil manter um equilíbrio diante de tantas coisas que acontecem.
Ao fazer análise é possível identificar se trata-se de um transtorno ou de uma situação momentânea combinada com o emocional.
No caso de um transtorno é importante que o acompanhamento seja feito também por um psiquiatra, além do analista.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Alterações do humor
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.