Alimentos recomendados para quem retirou a tireóide?

5 respostas
Alimentos recomendados para quem retirou a tireóide?
Olá prezada. Isso vai depender do seu estado nutricional, presença ou não de outras patologias como diabetes, hipertenso arterial, obesidade, sobrepeso, anemia.. só avalia do os riscos de saúde, doenças combinadas e deficiências nutricionais que será possivel te dizer o que é indicado ou para sua dieta personalizada. Lembre sempre que recomendações gerais , do tipo que servem para todo mundo que vemos na internet, nem sempre serve pra gente. Isso é um risco que se corre. O que eu te recomendo, já que você passou por uma cirurgia , é que busque por um Nutricionista para te acompanhar, pois além da suplementação que você deveria fazer por toda vida, ainda precisa cuidar da alimentação também. Boa sorte e sucesso. Me coloco a sua disposição caso tenha interesse em realizar um acompanhamento personalizado com uma especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se você tirou a tireoide precisa de acompanhamento com endócrino.
E uma alimentação que ajude seu metabllolismo nessa nova configuração sem essa glândula.
Agende comigo e podemos ajustar isso.
Olá prezado (a), tudo bem? Isso dependerá do contexto. É necessário passar por uma avaliação nutricional e endócrina para definir se terá alguma restrição alimentar, pois envolve muitos fatores. Boa sorte no tratamento! Ficarei à sua disposição!
Após a remoção total ou parcial da tireoide, é comum ocorrer alterações no metabolismo e no funcionamento do corpo. Embora não exista uma dieta específica para quem retirou a tireoide, algumas considerações alimentares podem ser úteis:

Ingestão adequada de iodo: A tireoide produz hormônios que contêm iodo, por isso é importante garantir uma ingestão suficiente desse mineral. Alimentos ricos em iodo incluem frutos do mar, algas marinhas, sal iodado e laticínios.

Equilíbrio hormonal: Após a cirurgia da tireoide, é provável que você precise tomar medicação hormonal de substituição para compensar a falta de hormônios da tireoide. É importante seguir as orientações médicas quanto à dosagem e ao horário de administração da medicação para otimizar a função hormonal.

Alimentação saudável e equilibrada: Priorize uma dieta rica em alimentos nutritivos, incluindo frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Consuma uma variedade de alimentos para garantir uma ampla gama de nutrientes.

Controle do peso: Algumas pessoas podem experimentar alterações no peso após a remoção da tireoide. Manter um peso saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios regulares pode ajudar a controlar o metabolismo e a saúde em geral.

Monitoramento regular: É importante fazer exames de acompanhamento e monitorar os níveis hormonais, juntamente com a orientação médica, para ajustar qualquer medicação ou tratamento conforme necessário.

Cada pessoa é única, e as necessidades dietéticas podem variar.
Olá tudo bem?
Isso depende de toda sua condição clínica. Você precisa de um acompanhamento em conjunto de um endocrinologista e de um nutricionista, pois o mesmo pode ter passado medicamentos neste momento pós cirúrgico e tudo deve ser passado para ambos os profissionais, se possível com comunicação entre ambos para melhor ajudar o paciente.
Cada paciente é único, e as orientações dietéticas podem variar com base no tipo de cirurgia, condição da tireoide, medicações necessárias e necessidades nutricionais individuais.
Em geral, é aconselhável adotar uma dieta equilibrada, e manter-se bem hidratado, tomando cuidado para também não comer menos do que é adequado para você.
Alimentos picantes e ácidos: Estes podem irritar a garganta e o trato gastrointestinal, que podem estar sensíveis após a cirurgia;
Bebidas alcoólicas e cafeína em excesso: Ambos podem afetar a absorção de medicamentos ou aumentar a irritação no estômago;
Alimentos duros e secos: Evite alimentos que exijam muita mastigação, pois podem ser difíceis de engolir no período pós-cirúrgico;
Alimentos ricos em açúcar e processados: Priorize uma dieta equilibrada e evite alimentos processados e ricos em açúcar, pois isso pode afetar seu peso e saúde geral.

Especialistas

Vergilius José Furtado de Araujo Filho

Vergilius José Furtado de Araujo Filho

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita
Daniel Knabben Ortellado

Daniel Knabben Ortellado

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Guilherme Duque Silva

Guilherme Duque Silva

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Acklei Viana

Acklei Viana

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Teylor Gerhardt

Teylor Gerhardt

Cirurgião de cabeça e pescoço

Goiânia

Agendar uma visita
Michel Rodrigues

Michel Rodrigues

Cirurgião de cabeça e pescoço

Jaú

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 342 perguntas sobre Tireoidectomia Total
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.