Alguns psicanalistas tem formação superior em outras áreas, mas não em psicologia. Isso pode ser

13 respostas
Alguns psicanalistas tem formação superior em outras áreas, mas não em psicologia. Isso pode ser prejudicial em um tratamento?
Olá. A formação do analista se dá a partir de um tripé constituído de: análise pessoal, estudos teóricos e supervisão. Para se tornar analista, é fundamental, juntamente com os dois outros aspectos, se submeter à uma análise. É a partir da análise pessoal que o analisante, que ali se encontra, poderá ou não se tornar analista. Dessa forma, a formação em psicologia não é fundamental para o exercício da psicanálise, mas sim um aprofundado estudo da teoria psicanalítica, atrelado à própria análise como já mencionado, e à supervisão

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que se empenhando nos estudos e fazendo uma boa formação, com uma análise pessoal profunda... não tera grandes problemas.
Reconheço sim os psicanalistas sem formação em psicologia, mas eles desembestar muito comprometidos com o estudo e fazer o aperfeiçoamento em excelentes institutos. Uma boa formação leva de três a quatro anos e deve ser reconhecida pela sociedade ou instituto que o formou!!
A escuta é o diferencial num bom atendimento tanto psiquiátrico quanto psicológico e psicanalítico. Uma boa formação faz toda a diferença. O psicanalista não necessariamente precisa ser psiquiatra ou psicólogo, mas precisa ter formação na área. Existem Sociedades e Institutos excelentes.
Se ele tiver passado por uma formação competente é pouco provável que a conduçaõ do tratamento seja prejudicial. Contudo, como tanto a prática quanto a formação do analista não são regulamentadas, temos no Brasil muitas formações bastante inadequadas e que lançam ao mercado profissionais extremamente mal preparados.
Procurar um analista com uma graduação em psicologia e/ou psiquiatria é uma garantia de uma certa prática e conhecimento do campo da saúde mental. Psicanalistas vinculados a sociedades e institutos de psicanálise também costumam ter percursos bastante sólidos.
A formação de um analista se dá, por vezes, longe, ou não necessariamente, nos bancos universitários, mas sobretudo sobre um divã.
No Brasil a Sociedade de Psicanálise aceita profissionais que tenham curso superior de qualquer curso, o que o próprio Freud defendeu, os analistas não médicos. Não faz diferença pois, o que precisa mesmo é que o próprio profissional tenha feito sua própria análise.
Pode ser prejudicial se o psicanalista tiver uma formação ruim, se você sabe que ele não é psicólogo, procure saber qual foi e onde foi sua formação. Qual percurso ele fez? Um psicanalista se autoriza a se dizer como tal, mas não sem alguns outros! Infelizmente existem instituições religiosas que dizem fazer formação de psicanalista.
Olá. Não, não prejudica. O método terapêutico psicanalítico não é desenvolvido nos cursos de graduação de Psicologia. O futuro analista precisa se submeter à análise, à supervisão e à formação teórica. A formação teórica pode ser brevemente ensinada nos cursos de graduação, mas não a análise e a supervisão. Espero ter contribuído.
Olá. Não é pré-requisito para exercer a psicanálise que se tenha a formação em Psicologia. A formação de um analista se dá pela ética do desejo do analista e pelo tripé: análise pessoal, supervisão e estudo teórico. Devo acrescentar que “prejudicial a um tratamento” é, por exemplo, a conduta profissional que se dá, clinicamente, por um viés moralista, e que por isso subjuga o desejo do paciente.
Não. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante em Psicanálise, o que implica em muitos anos de estudos aprofundados da teoria psicanalítica, análise pessoal e supervisão.
Pode ser psicanalista sem ser psicologo. O que importa é o seu acompanhamento, seu processo e se esta se sentindo ouvida.
O processo tem que acontecer , por voce. Tem que estar concentrada em voce. e se nao acontecer tente outra pessoa por voce.
Não necessariamente. A psicanálise tem uma produção de conhecimento independente da psicologia, muito embora sejam campos de enorme afinidade.

Especialistas

Natalia Menezes Gomes

Natalia Menezes Gomes

Psicólogo, Psicanalista

Santo André

Agendar uma visita
Thiago Marsaioli Coelho

Thiago Marsaioli Coelho

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita
Mirian Mateus de Cerqueira

Mirian Mateus de Cerqueira

Psicólogo

Cuiabá

João Vittor Depentor

João Vittor Depentor

Psicólogo, Psicanalista

Bragança Paulista

Agendar uma visita
Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Psicanálise
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.