Alguns estudos dizem que pode haver alterações em algumas partes do cérebro de um borderline, quero
2
respostas
Alguns estudos dizem que pode haver alterações em algumas partes do cérebro de um borderline, quero saber se isso realmente é possível e se existe algum exame que seja possível ver essa alteração
![Dra. Ana Paula Ribeiro](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/8938e5/8938e5158825d5e9ab6e6242dfe4a4c4_small_square.jpg)
Alterações de algumas funções cerebrais vistas em exames de imagem funcionais podem estar presentes em diversos transtornos mentais, inclusive em quadros de transtorno de personalidade, como no transtorno de personalidade borderline. No entanto, estas alterações costumam ser pouco especificas e por isto não tem valor diagnóstico, isto é, não podem ser utilizadas para confirmar a presença do transtorno. Exames de imagem ou funcionais têm como principal objetivo o diagnóstico diferencial (afastar a presença de outros problemas neurológicos, por exemplo) e não para o diagnóstico de qualquer transtorno mental. O diagnóstico do transtorno de personalidade borderline é clínico, ou seja, feito por meio de entrevista com médico psiquiatra.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?![](http://platform.docplanner.com/img/general/online-consultations/online-consultation.png?309033880)
![Dr. Lucas Vanzan](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/6c43fd/6c43fd5bcd400e30b557ed0bc17b56c3_small_square.jpg)
Olá, boa noite. Em geral os transtornos mentais não cursam com alterações de exames de imagem. Porém em alguns casos existe uma correlação maior como nas demências. Em relação à transtornos de personalidade não seria o caso.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.