Alguns especialistas me responderam uma pergunta anterior e disseram que é muito importante ter psicoterapia

9 respostas
Alguns especialistas me responderam uma pergunta anterior e disseram que é muito importante ter psicoterapia junto com a Ritalina para ter algum efeito, mas estou fazendo terapia com uma psicologa de abordagem humanista. É suficiente?
Com certeza. A abordagem humanista, vê o ser humano como um todo. Nela o indivíduo é considerado um ser único, responsável por suas próprias experiências. Ela também considera que há múltiplos fatores envolvidos na saúde mental. O importante é que você confie em sua psicologa e se sinta bem no setting terapêutico com ela.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na minha opinião como médica, uma boa relação paciente-psicoterapeuta muitas vezes é mais eficaz do que o tipo de abordagem utilizada.
Observo que os pacientes que além da medicação associam a psicoterapia e a psicopedagogia ao tratamento, evoluem melhor que os paciente que só tomam a medicação.
O paciente que faz algum tipo de psicoterapia aprende a se observar e tende a agir bem menos por impulso, favorecendo grandemente sua adaptação no dia a dia.
Espero haver ajudado de alguma forma.
A terapia é muito importante neste processo, a abordagem pode ser aquela que você melhor se identificar, porque o processo terapêutico depende disso. A abordagem humanista é uma abordagem que coloca o individuo como centro de toda sua história e sendo assim responsável por suas próprias experiências... se essa conceituação te deixa confortável com sua psicologa, continue fazendo e seja feliz.
Boa noite. Sim, essa orientação teórica trabalha muito bem esse tipo de transtorno. Mas não é somente a abordagem que precisa ser avaliada, a conduta da terapeuta e a interação de vocês dois no processo terapêutico é mais importante. Lembre que a terapia precisa de um tempo para começar a surtir efeitos. Bom tratamento.
Boa noite.
A abordagem humanista trata o indivíduo como ser único, priorizando o que é necessário para atendê-lo de forma personalizada e nos seus vários aspectos existencias. Exalta a saúde mental e todos os atributos da vida. Entretanto, independente da abordagem utilizada pelo profissional a relação que se estabelece entre paciente e terapeuta no Setting terapêutico é de fundamental importância para que o processo da psicoterapia ocorra de forma satisfatória. Sem vínculo não há terapia.
Abraço
Entendo que a abordagem geralmente não costuma influenciar muito no sucesso do tratamento, o importante mesmo é a identificação paciente e psicólogo, precisa existir o vinculo terapêutico para o sucesso do tratamento.
Boa noite! Seguramente, é bastante significativo que se possa ter o acompanhamento psicológico e não somente a inserção medicamentosa. Independente da abordagem da Psicóloga (o) escolhida, é fundamental que haja uma relação de confiança, acolhimento, espaço para o não saber e, que a dupla possa ser fértil (fertilidade no sentido de ter um ambiente onde é possível o conhecimento e a criatividade).
Espero ter auxiliado.
À disposição.
A terapia cognitivo-comportamental costuma ser mais eficaz para tratamento de alguns transtornos, dentre eles, o TDAH. O método é mais focado na resolução de problemas, de maneira mais objetiva e direcionada, segundo a literatura e os conhecimentos apresentados em congressos específicos da área.
A psicoterapia mais indicada é a Terapia Cognitivo-Comportamental.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.