Algum tratamento seria aconselhavel nesse caso ou nao?

7 respostas
Algum tratamento seria aconselhavel nesse caso ou nao?
Sempre que estamos falando de assunto polêmico como este, devemos ter ponderação antes de emitir qualquer opinião dicotômica, como se está certo ou errado, se deve ser tratado ou não. Digo isto pois, quase tudo na vida, vai ter 2 ou mais opiniões à respeito. Devemos lembrar que nossos atos não devem nos prejudicar ou prejudicar aos outros, pois nossa liberdade acaba onde começa a do outro, como já diz o velho ditado. Se dentro de um relacionamento amoroso existe o consentimento entre os parceiros, e não esta causando sofrimento um ao outro, ou colocando um ou outro em risco, não costumamos falar de tratamento, mas muitas vezes sabemos que estes quadros se instalam fora de um relacionamento afetivo, e isto pode causar muita dor e sofrimento aos outros, e isto deve sim ser tratado sempre. De qualquer forma aconselho procurar um(a) psicólogo(a) para fazer uma avaliação sobre o caso. Este tema tem estado em moda com o lançamento do livro "50 tons de cinza", que aborda o assunto, Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se essa atitude te faz sofrer, ou ter culpa, precisa te entender esses sentimento, então precisa de tratamento.
Masoquismo não está relacionado somente a atividades sexuais. Masoquista é a pessoa que sempre decide e escolhe o que o faz sofrer, não aguenta o sucesso, não saboreia a vitória. Precisa sim procurar a través da Psicoterapia a causa desta conduta, o que o move a sempre escolher o sofrimento.
Não precisa ser tratado se fizer parte de uma vida sexual saudável com qualquer outro! E todos os envolvidos estejam de consentimento. Mas não só o masoquismo como qualquer outra parafilia sexual q levar a um desconforto, que ñ seja desejado, e/ou a um comportamento obsessivo que afete o funcionamento do indivíduo e atrapalhe outras atividades da vida; aí sim é recomendável procurar tratamento psicoterápico.
Abs
Se isso não lhe atrapalhar e nem atrapalhar outras pessoas, não considere isso um problema. Cada um tem a sua maneira de buscar prazer. É super normal e nada patológico.
O funcionamento masoquista pode estar estreitamente ligado a angústia de separação ou a regressão da experiência de ter sido espancado. Se trás desconforto emocional sugiro psicoterapia.
Se é uma abordagem que envolve outra parte é importante saber se está de acordo. E acredito que seja necessário fazer terapia para compreender o significado desse desejo e o que o envolve, mesmo sendo positivo ou não.

Especialistas

Marina Schuster Albieri

Marina Schuster Albieri

Psicólogo

São Paulo

Alessandra Soares de Oliveira

Alessandra Soares de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Oswaldo Rodrigues Jr

Oswaldo Rodrigues Jr

Psicólogo

São Paulo

Bruno Rangel

Bruno Rangel

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Masoquismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.