Alguém sabe se um individuo com Toc pode cismar com pessoas especificas (por ex: um amigo, mãe, pai

2 respostas
Alguém sabe se um individuo com Toc pode cismar com pessoas especificas (por ex: um amigo, mãe, pai etc... e elas começarem a serem gatilhos de pensamentos compulsivos e obsessivos?
Sim, isso pode ocorrer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível que uma pessoa com TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) cismar com pessoas específicas, como amigos, pais ou outras pessoas próximas, e que essas pessoas se tornem gatilhos para pensamentos compulsivos e obsessivos.

O TOC é caracterizado por pensamentos repetitivos e intrusivos que geram ansiedade e desconforto, e que podem levar a comportamentos compulsivos ou rituais repetitivos que visam reduzir essa ansiedade. Esses pensamentos e comportamentos podem estar relacionados a diferentes temas, como limpeza, simetria, dúvidas e preocupações com a saúde, entre outros.

No caso de uma pessoa com TOC que cisma com pessoas específicas, é possível que ela tenha pensamentos obsessivos sobre essas pessoas, como preocupações excessivas com a segurança ou bem-estar delas, medo de prejudicá-las ou de ser rejeitada por elas, ou pensamentos intrusivos e perturbadores sobre elas. Esses pensamentos podem levar a comportamentos compulsivos, como evitar o contato com essas pessoas, buscar garantias de que elas estão bem ou realizar rituais específicos para evitar que algo ruim aconteça com elas.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esses sintomas, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado. O tratamento para TOC pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC) e medicamentos, que podem ajudar a reduzir a intensidade e frequência dos pensamentos obsessivos e a controlar os comportamentos compulsivos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.