Alguém que consegue manipular, subjugar, alternar atitudes de cuidados intensos com atitudes de desp

28 respostas
Alguém que consegue manipular, subjugar, alternar atitudes de cuidados intensos com atitudes de desprezo (a distância)se valendo de um momento de carência e solidão , fazendo uso até de vários perfis fakes que usam frases de encorajamento para abordar a mesma pessoa pode ser considerado um Narcisista?
Olá! Para classificar um tipo de funcionamento é necessário mais informações, entender melhor as atitudes e comportamentos dessa pessoa, sua história, pensamentos. Pelo que entendo está se referindo a um outro alguém, mas de certa forma as atitudes dela lhe incomodam, por isso acredito que o mais adequado seria procurar um tratamento psicoterápico para trabalhar esses fatores, tanto para você visando melhorar esse quadro, quando para essa segunda pessoa trabalhar suas próprias questões. Espero ter ajudado. Fico à disposição.

O. Narcisista é um transtorno de Personalidade.È um transtorno que afeta a mente da pessoa ele interage com o mundo de forma diferente .Algumas vezes ele tem essa necessidade de se mostrar forte e dominador,fazendo uso de seus dotes pra chamar a atenção.Tudo gira em torno dele,usa estratégias pra atingir seu objetivo. O ideal é buscar ajuda com um psicólogo .Existem técnicas que podem identificar o transtorno e o psicólogo vai ajudá-lo a ter uma convivência melhor com as pessoas.
Olá! Esses comportamentos podem ser indicativos de uma pessoa narcisista mas, quem faz o diagnóstico é o profissional de saúde mental, através da análise cuidadosa do contexto e dos padrões de comportamento. Caso lide diretamente com essa pessoa e ela esteja te fazendo mal, busque ajuda psicológica para obter o apoio necessário e reduzir os danos emocionais. Cuide-se bem!
Olá! Todo narcisista tem necessidade de controle, necessidade constante de atenção, falta de limites entre outros, mas somente um profissional qualificado, através de uma avaliação pode afirmar se a pessoa é de fato um narcisista. Sua colocação dá a entender que esta se referindo ao comportamento de uma pessoa. A partir de agora, é formalmente considerado crime quem perseguir alguém repetidas vezes e por qualquer meio, digital ou físico, ameaçando sua integridade física ou psicológica, não sei se é o caso, mas talvez precise de ajuda jurídica também. Em relação ao dano psicológico que possa estar sofrendo, procure ajuda psicológica para aprender a lidar com tal situação, que com certeza não é fácil. Espero ter ajudado!
Olá, tudo bem?
Olha, o que relatastes pode caber sim em TPN, mas para fazer o diagnóstico é necessário avaliação.
Mas o que me chama a atenção é, se você não vai ter o propósito de tratar essa pessoa, por que você precisa desse diagnóstico?
Precisamos tomar muito cuidado com esse tipo de coisa, afinal um diagnóstico carrega consigo muitas coisas. Rótulos etc...
Para nós terapeutas é importante fazer esse diagnóstico na esperança de traçar um tratamento e um possível prognóstico. Sem essa finalidade, estaríamos botando essa pessoa em uma "caixinha" e condensando tudo o que ela é nisso... Não é interessante, somos muito complexos enquanto seres humanos entende?
Agora, se você está passando por alguma situação difícil e que tenha relação com essas preocupações, mais funcional que diagnosticar ele, seria buscar uma psicoterapia para entender melhor porque você segue se relacionando com alguém assim...
Fico a disposição, abraço
Boa Tarde! O diagnóstico envolve uma avaliação detalhada do comportamento e de quanto este lhe causa sofrimento. O transtorno de personalidade narcisista é uma condição mental formada pela combinação entre estrutura do pensamento, temperamento e apego. Isso quer dizer que o narcisista possui uma forma diferente de pensar, sentir, agir, interagir e se perceber no mundo. A avaliação com um profissional pode ser de grande ajuda para o individuo desenvolver o conhecimento sobre si mesmo. Utilizando a psicoterapia para estimular o desenvolvimento de funções interpessoais, a assimilar as emoções e a si mesmo. O foco está em fazer o paciente compreender as responsabilidades de suas ações, aprender a interagir socialmente de forma saudável e provocar mudanças de comportamento.
Oi.
A resposta para a sua pergunta é: depende. Pode ser que sim e pode ser que não.

Você pergunta se você mesmo(a) é um(a) narcisista ou quer saber se se relaciona com um narcisista?

Caso sua dúvida seja com relação a outra pessoa: em que medida tal diagnóstico mudaria a relação que há entre vocês? O fato dessa pessoa oscilar entre "venha" e "vá" causa o que em você? O que você faz com isso que essa pessoa causa em você?

Mais do que saber o nome, talvez seja mais interessante olhar o que circula ao redor disso que acontece...

Se a pergunta for sobre você mesmo (a), podemos levantar outras perguntas juntos (as). Em ambos os casos, uma análise pode te ajudar a elaborar e superar a problemática.

Caso esteja a procura de um analista, entre em contato.
Boa sorte.
Olá, veja bem, com bases nessas informações fica dificil definir o que pode estar por trás do comportamento dessa pessoa, mas, o mais importante é entender a sua relação com ela e o que te motiva a se relacionar com alguém que tem esse perfil? Pense com carinho, afinal, não temos o poder de mudar o outro, apenas a nós mesmos. Fique bem!
Boa noite! O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia. O diagnóstico é por critérios clínicos. Se você está se relacionando com uma pessoa narcisista e te faz mal, você pode procurar ajuda de um profissional de Psicologia. Espero ter te ajudado.
A personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade, em que a pessoa têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.O diagnóstico é por critérios clínicos. Se você esta se referindo a alguém, tenha consciência que ninguém tem a capacidade de mudar outro sem que ele queira. Faça terapia, busque ajuda!
Olá! Sua pergunta está totalmente voltada para entender a outra pessoa, que pelo que você cita está tendo comportamentos que não te fazem bem. Sugiro você aderir a um processo de psicoterapia para compreender a si mesma pois é ampliando seu auto-conhecimento que você conseguirá relacionamentos mais saudáveis em sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá! Uma das características do narcisista é ser manipulador. E porque fazem isso? Existe uma falha no desenvolvimento na fase mãe/ bebê. Ele usa o outro como objeto para que ele próprio apareça ou para satisfazer seus desejos pessoais. Existem variações de pessoa para pessoa no comportamento narcisista, mais eles sempre trazem uma situação devastadora para as pessoas ao seu redor e para a própria pessoa que tem o transtorno. Um dos "castigos" que o narcisita usa com frequência é o desprezo e o silêncio. Procure ajuda!
lá, somente com essas informações não é possível dizer que se trata de um Narcisista; existem inúmeros transtornos de personalidade além desse; a manipulação está presente no narcisista, no psicopata etc. Independente do diagnóstico parece que se trata de alguém tóxico que está fazendo mal a outras pessoas e quando isso acontece o ideal é o afastamento. É importante entender os momentos de fragilidade e o porque de nos deixarmos envolver por essas pessoas. Todos podemos ser vitimas de um narcisista ou psicopata em algum momento, mas a diferença é que algumas pessoas ficam presas nessa relação e precisam de ajuda para sair dela. Se for esse o caso busque ajuda. Lobos em pele de cordeiro estão em todos os lugares. Temos que aprender a nos blindar e afastar esse tipo de pessoa.
Olá, pela sua descrição pode ser que você esteja sim se relacionando com uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista, mas o que me parece mais importante é como você tem lidado com essa situação e que sentimentos isso tem te gerado. Não é fácil se relacionar com pessoas com esse traço de personalidade e também não é fácil cortar vínculos devido ao seu alto poder de manipular. Se você percebe que essa relação é algo que vem te afetando emocionalmente eu indico que você procure um psicólogo.
Esta oscilação de sentimentos perpassa por alguns transtornos como borderline, bipolaridade, narcisista. O ideal é que tenhamos mais informações e um acompanhamento mais próximo deste paciente de modo a identificar juntamente com um psiquiatra para que o diagnóstico possa ser definido e assim o paciente poder ter a ajuda necessária para seu melhor convívio com as pessoas que interage.
Olá, é necessário maiores informações para poder fechar um diagnostico preciso. Mas algumas características citadas por você mostram alguns indícios de uma pessoa narcisista. Pacientes com transtorno de personalidade narcisista superestimam suas habilidades e exageram suas realizações. Eles acham que são superiores, originais ou especiais. Essa superestimação de seu próprio valor e realizações muitas vezes implica uma subestimação do valor e das realizações dos outros. O ideal é procurar um profissional especializado para realizar o diagnostico clinico.

Para compreender melhor essa situação é necessário a conversa com um profissional da saúde. As características apontadas na pergunta denotam sim, aspectos narcisistas. Mas a psicologia não é uma ciência exata, em que por alguns traços de personalidade predizem uma estrutura. Vale a pena, pensar sobre a necessidade de uma avaliação completa, que permitirá um diagnóstico preciso diante da situação. Muitas vezes, pacientes borderlines apresentam traços de personalidade narcisista, muitas vezes pacientes obsessivos tem traços de personalidade narcisista. O ser humano é muito complexo e necessidade de um olhar singular e sob medida para que o caso seja compreendido.
Olá, todos nos somos considerados narcisistas pois não é só uma característica da personalidade e sim uma condição humana, isso só se torna um transtorno quando está afetando sua vida e principalmente a de outrem. Recomendo você buscar entender como tudo que você citou pode estar sendo ou não uma relação de amor com seu próprio ego!
Sim, essa pessoa pode ser considerada um narcisista. A psicanálise pode ajudar a entender melhor o comportamento do narcisista e ajudar a pessoa a lidar com as consequências desse comportamento. A psicanálise pode ajudar a entender os motivos por trás do comportamento do narcisista, bem como ajudar a pessoa a desenvolver estratégias para lidar com as consequências desse comportamento. Além disso, a psicanálise pode ajudar a pessoa a entender melhor as suas próprias emoções e sentimentos, bem como a desenvolver estratégias para lidar com as consequências desse comportamento.
A descrição que você fez pode ser indicativa de comportamentos manipulativos e abusivos, mas não é possível diagnosticar uma pessoa como narcisista com base apenas nesses comportamentos. O narcisismo é um transtorno de personalidade que envolve um padrão persistente de grandiosidade, falta de empatia, necessidade de admiração e comportamentos manipulativos para atingir seus objetivos. O diagnóstico do transtorno de personalidade narcisista deve ser feito por um profissional de saúde mental com base em uma avaliação abrangente das características e comportamentos da pessoa.

No entanto, é importante lembrar que comportamentos manipulativos e abusivos são inaceitáveis em qualquer relacionamento saudável e podem causar danos emocionais e psicológicos significativos. Se você está experimentando esses comportamentos, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental ou de um profissional de apoio em relacionamentos abusivos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Uma pessoa que tem transtorno de personalidade narcisista pode apresentar esses sintomas que você citou, mas outros transtornos também, por isso é preciso uma avaliação mais completa por especialista. Você está descrevendo um comportamento seu mesmo ou de alguém com quem se relaciona? Em ambos os casos, a consulta com um psicólogo é necessário para investigar mais e encaminhar para uma condição mais favorável. Espero ter ajudado e estou à disposição.
Sim, um indivíduo que exibe esse tipo de comportamento, manipulando, alternando entre atitudes de cuidado e desprezo, e utilizando perfis falsos para abordar uma pessoa, pode apresentar características narcisistas. É importante buscar apoio profissional para lidar com essa situação e entender melhor as dinâmicas envolvidas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá, tudo bem? Então, comportamentos manipulatórios podem ser característicos de pacientes narcisistas, mas não há apenas este transtorno que é associado a manipulação, pode ser até mesmo transtorno borderline ou bipolaridade. Hoje em dia, parece haver uma elevada classificação de vários sintomas como narcisismo, porém pode ser algo diferente. É necessário uma avaliação aprofundada em psicoterapia ou com psiquiatra para haver um real diagnóstico. As razões para o uso de contas fakes também podem haver motivos variáveis, como a busca por controle ou até mesmo avaliação de reações dos parceiros/amigos a determinados conteúdos. Por fim, reforço que não há como haver um diagnóstico apenas a partir destes sintomas, é importante ser a avaliado o contexto em que eles ocorrem, a frequência, os relacionamentos e o impacto que isso tem na vida do indivíduo. A psicoterapia pode auxiliar familiares/amigos a lidarem de forma saudável na convivência com pessoas com estas características. Espero ter te ajudado. Caso sentir necessidade, busque apoio psicológico.
Não, é preciso um diagnóstico para poder afirmar isso.
Qual a importância teria para você e para a sua história poder nomear essa postura? Isso te convida a habitar qual lugar?
Olá, tudo bem?
é necessário investigar tudo isso com muita cautela. Sugiro marcar uma sessão de psicoterapia pra entender o que vem acontecendo com essa pessoa.
Somente em psicoterapia e conhecendo o seu contexto para fechar diagnóstico. Fico disponível para buscarmos juntos um sentido para isso. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá, como está?
A descrição que você forneceu sugere um padrão de comportamento manipulativo e possivelmente abusivo, onde há uma alternância entre cuidados intensos e atos de desprezo, o que pode ser muito confuso e prejudicial para quem está do outro lado dessa relação. O uso de perfis falsos para influenciar ou controlar também aponta para um comportamento manipulativo.

Embora esses comportamentos possam estar presentes em indivíduos com transtorno de personalidade narcisista, é importante não diagnosticar alguém sem uma avaliação completa feita por um profissional qualificado. O narcisismo, como parte de um transtorno de personalidade, inclui um padrão amplo e persistente de grandiosidade, uma necessidade de admiração excessiva e uma falta de empatia. No entanto, pessoas sem transtorno de personalidade narcisista também podem exibir comportamentos manipulativos ou abusivos por diversas razões ou circunstâncias.

Para entender melhor a situação, seria importante explorar mais sobre o contexto e a história desses comportamentos, bem como seus impactos. Em terapia, pode-se trabalhar para identificar e entender melhor esses padrões, aprender estratégias para lidar com manipulação e fortalecer a autoestima e as fronteiras pessoais.

Se você ou alguém que você conhece está sendo afetado por esses comportamentos, é importante considerar procurar apoio de um psicólogo ou outro profissional de saúde mental. Eles podem ajudar a discernir a natureza dos comportamentos e oferecer suporte para lidar com eles de maneira saudável.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280