Alguém gritar falar alto um pensamento que vem a mente, ter pensamentos respetivo, e falar bastante

19 respostas
Alguém gritar falar alto um pensamento que vem a mente, ter pensamentos respetivo, e falar bastante sozinho frequentemente é síndrome de tourette? Não apresenta tiques motores, só fala em voz alta uma palavra ou outra às vezes, mas só quando pensa na palavra mentalmente.
Olá! Quando a pessoa fala gritando involuntariamente é classificado como síndrome de tourette, se for uma ação voluntária é classificado como TOC, mas na visão psicanalítica todos os sintomas são uma forma das nossas questões Inconscientes virem à tona, diante disso, caso esteja enfrentando esse quadro busque um psicólogo/ psicanalista, pois a partir do momento que nosso inconsciente tem um espaço de escuta sensível e acolhimento é possível encontrar outras formas para além do sintoma para se presentificar. Espero ter ajudado, estou á disposição

Olá! Para além do enquadramento em um diagnóstico específico é importante levar essa questão para um espaço de acolhimento e escuta para entender o porquê desses incômodos. Estou à disposição!
É um sintoma, mas é difícil fazer um diagnóstico baseado em poucos comportamentos. Se está encomodando, procure tratamento psicológico, o TCC é ótimo para trabalhar casos de toc , ansiedade, torrette, Tiques, entre outros. e Se preferir passe também em um psiquiatra ou neuro, para que ele possa ajudar no diagnóstico e medicar se for necessário. Boa sorte!!!
Olá! Seria interessante buscar por uma avaliação. Para um diagnóstico seriam necessárias mais informações, entender melhor o sintoma. Na sindrome de Taurette as palavras são involuntárias, a pessoa não tem controle, como se não passasse pela consciência. No Toc sim é Intensional. E há ainda episódios que simplesmente falamos em voz alta o que estamos pensando.
Mas seria necessária uma avaliação para entender do que exatamente estamos falando, quando acontece etc...
Os sintomas que você descreveu podem ser confundidos com a síndrome de Tourette, mas há algumas nuances importantes a considerar. A síndrome de Tourette envolve, por definição, a presença de múltiplos tiques motores e pelo menos um tique vocal, que são movimentos ou sons repetitivos e involuntários. Como você mencionou que não há tiques motores, isso pode indicar que estamos lidando com outra condição ou variação.

A vocalização espontânea de palavras ou frases associadas a pensamentos, como gritar ou falar alto, pode estar relacionada a transtornos obsessivo-compulsivos (TOC), onde a pessoa sente a necessidade de repetir certas palavras ou sons quando pensa neles. Outra possibilidade é um fenômeno chamado de coprolalia, que, embora seja comum na síndrome de Tourette, também pode ocorrer isoladamente.

É fundamental distinguir se o comportamento ocorre como uma compulsão — algo que a pessoa sente que precisa fazer para aliviar um desconforto interno — ou se há uma sensação de impulsividade incontrolável ao verbalizar esses pensamentos.

Além disso, o hábito de falar sozinho com frequência também pode estar associado a processos de auto-organização mental, o que é comum em muitas pessoas sem condições clínicas severas. Porém, quando esse comportamento é persistente e interfere no dia a dia, pode estar ligado a condições como TOC, ansiedade ou transtorno de personalidade.

Portanto, sem tiques motores, é improvável que seja a síndrome de Tourette propriamente dita, mas os sintomas sugerem que uma avaliação mais aprofundada por um neuropsiquiatra ou psicólogo especializado em transtornos do espectro obsessivo-compulsivo seria o caminho ideal. Eles poderão fazer um diagnóstico mais detalhado e indicar o tratamento adequado, caso necessário.

Olá! Aparentemente esses sintomas estão relacionados ao TOC, mas apenas em consulta poderá se fechar o diagnóstico. Os profissionais mais indicados são o terapeuta cognitivo comportamental , pois trabalhamos com processos baseados em evidências científicas e você aprenderá técnicas de como lidar com o transtorno e outro profissional é o psiquiatra para passar a medicação que irá auxiliar na diminuição dos sintomas e aderência ao tratamento.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é muito eficaz para lidar com pensamentos e comportamentos repetitivos, como falar sozinho ou em voz alta. Ela ajuda a identificar os gatilhos e a criar estratégias para lidar de forma mais saudável com esses impulsos, transformando os pensamentos automáticos. Se a pessoa sente dificuldade em controlar o impulso de falar, técnicas podem ser ensinadas para melhorar a regulação desse comportamento em contextos sociais. Além da TCC, outras abordagens, como técnicas de mindfulness ou, em alguns casos, uma avaliação psiquiátrica para o uso de medicação, podem ser recomendadas. Se os sintomas estão interferindo no cotidiano ou causando sofrimento, pode ser importante consultar um profissional de saúde mental para avaliação e diagnóstico mais preciso.

Bom dia, um espaço de escuta para além do diagnóstico faz-se necessário, porque é preciso de mais informações e uma avaliação minuciosa. A Síndrome de Tourrete caracteriza-se por tiques, movimentos e sons repetitivos incontroláveis e podem ser acompanhados por tiques vocais. É uma condição neurológica e varia muito de pessoa à pessoa. Depois de um diagnóstico preciso, o tratamento poderá te ajudar a levar uma vida mais confortável, já que esta doença é crônica e não tem cura. Acompanhamento médico, assim como a terapia comportamental cognitiva te ajudarão a lidar melhor com os sintomas e as comorbidades que possam estar associadas, pois tem como foco a modificação de comportamentos, pensamentos e emoções associados a esta síndrome. Busque ajuda.
Olá! Pensando nesses sintomas em específico, não há como fechar um diagnóstico. Procure um profissional que possa lhe escutar e entender como funcionam essas questões. Abraço!
Os sintomas relatados podem estar presentes em um bom número de transtornos, síndromes etc.
É importante uma avaliação pormenorizada destes, mediante acompanhamento psicológico para definição do diagnóstico e das possibilidades de tratamento. Tendo-se sempre em vista que qualquer tipo de tratamento precisa considerar a demanda do sujeito acometido, o que não me parece ser o caso, já que se trata de relato de terceiros.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
O comportamento que você descreve — de falar alto ou gritar pensamentos que surgem na mente e falar bastante sozinho — pode ter algumas semelhanças com alguns sintomas da Síndrome de Tourette, mas não necessariamente significa que se trata desse transtorno.

A Síndrome de Tourette é caracterizada principalmente por tiques motores e vocais, que são movimentos ou sons involuntários e repetitivos. No entanto, o que você descreveu parece estar mais relacionado a um fenômeno chamado de "impulsos verbais" ou "pensamentos intrusivos", que também podem ocorrer em outros transtornos, como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Se não há tiques motores e o comportamento de falar em voz alta é desencadeado por pensamentos, pode ser interessante buscar uma avaliação mais aprofundada com um profissional de saúde mental para entender melhor o quadro e identificar possíveis causas.
Apesar de a Síndrome de Tourette ter como um dos sintomas a emissão involuntária de sons incluindo palavras ofensivas, o que você descreve pode estar relacionado a outros transtornos como o TOC, por exemplo. Pode ainda estar relacionado a questões neurológicas ou simplesmente a a episódios provisórios. É importante buscar um profissional para uma avaliação mais aprofundada que considere outros fatores. É necessário investigar que pensamentos são esses que invadem sua mente e impelem à verbalização involuntária e repetitiva.
O comportamento que você descreve — gritar ou falar em voz alta pensamentos que surgem espontaneamente e falar sozinho com frequência — pode parecer preocupante, mas nem sempre indica síndrome de Tourette. A síndrome de Tourette envolve tiques motores e/ou vocais repetitivos e involuntários, como movimentos ou sons, que a pessoa não consegue controlar completamente. Além disso, para ser diagnosticado, esses tiques precisam estar presentes por pelo menos um ano e começar antes dos 18 anos de idade.

No caso que você mencionou, onde não há tiques motores e o principal sintoma parece ser a verbalização de pensamentos em voz alta, outras condições podem estar envolvidas, como:

- **Ansiedade**: Falar sozinho pode ser uma maneira de processar pensamentos e aliviar o estresse.
- **Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)**: Algumas pessoas podem sentir a necessidade de repetir pensamentos em voz alta, o que poderia ser confundido com tiques vocais.
- **Hábito ou forma de processar pensamentos**: Muitas pessoas falam sozinhas ou em voz alta como parte de sua reflexão interna.

Embora a síndrome de Tourette possa incluir tiques vocais (como dizer palavras ou sons inesperados), a ausência de tiques motores sugere que pode ser algo diferente. Seria importante buscar uma avaliação com um profissional de saúde mental ou neurologista para uma melhor compreensão do quadro e, se necessário, um diagnóstico mais preciso.

A autoexpressão através da fala em voz alta pode ser uma maneira saudável de organizar os pensamentos, mas se isso estiver causando angústia ou interferindo nas atividades diárias, uma avaliação mais detalhada é recomendada.
Primeiramente, é importante esclarecer que a Síndrome de Tourette é um transtorno neurológico caracterizado pela presença de tiques motores e/ou vocais que ocorrem de forma involuntária. Esses tiques podem incluir movimentos surtos repetitivos, assim como sons ou palavras que são emitidos involuntariamente.

No seu caso, mencionar que a pessoa fala alto uma palavra ou outra, mas apenas em momentos que está pensando na palavra, pode ser um comportamento que não se encaixa na definição clássica da Síndrome de Tourette, especialmente se não houver a presença de tiques motores ou outros sintomas vocais típicos da síndrome.

Ainda assim, esse tipo de comportamento pode ser causado por várias razões, como ansiedade, estresse, ou mesmo como um modo de aliviar a carga de pensamentos que a pessoa está processando. Falar consigo mesmo, por exemplo, é algo que muitas pessoas fazem e pode ser uma forma saudável de organizar pensamentos ou regular emoções.

Se essa situação estiver causando desconforto, dificuldade em interações sociais, ou impacto nas atividades diárias, seria benéfico considerar a avaliação por um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode ajudar a explorar esses comportamentos mais a fundo, entender suas causas e trabalhar em estratégias para gerenciar essas situações.

Lembre-se, é sempre importante buscar um diagnóstico e intervenções adequadas com um profissional de saúde qualificado que possa oferecer uma avaliação detalhada.
De acordo com suas palavras há uma probabilidade sim de ser a Síndrome de Tourette e/ou TOC, mas é preciso se avaliar mais especificamente seu relato e explorar mais seu histórico dos sintomas e comportamento. Para isto se faz necessário procurar um profissional da área de psicologia para os devido acompanhamento e análise e também muito importante é fazer seu acolhimento.
Olá.
Indico que busque um (a) psicanalista para falar a respeito deste questionamento muito importante para compreender a busca que está fazendo com o seu questionamento.
Para ser diagnosticado como Síndrome de Tourette, é necessário que haja tiques motores. Existem outros transtornos do neurodesenvolvimento que incluem o caso de haver apenas tiques verbais (como o Transtorno de Tique Vocal Persistente e o Transtorno de Tique Transitório), mas os sintomas que você descreveu também podem caracterizar outros transtornos, como Transtorno Obsessivo Compulsivo e Esquizofrenia, como podem não ser transtorno nenhum. O diagnóstico é um processo complexo que deve ser feito por um neuropsicólogo ou psiquiatra competente. Busque uma avaliação!
Olá, é um indicativo. Mas são poucas informações pra se enquadrar em um diagnóstico. Procure um profissional que lhe inteire confiança para realizar um psicodiagnóstico. Fico a disposição quanto a psicoterapia pra ajudar na compreensão da sua situação.
Olá! Infelizmente descrever um comportamento não é o suficiente para construir um diagnóstico em saúde mental. O comportamento que você relatou parece estar relacionado com um prejuízo no controle de impulsos, o que geralmente causa sofrimento e/o incapacidade em manter uma rotina, seja nos relacionamentos, no trabalho ou em outros âmbitos da sua vida. O diagnóstico é só uma parcela do que você vai ter que trabalhar em um processo terapêutico para conseguir ter uma vida mais tranquila, dentro do que é isso significar pra você. Não deixe de fazer um acompanhamento psicológico e médico. Espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!