Alguém diagnosticado com depressão pode apresentar oscilações de humor? Tipo, passar uns dias "bem"

9 respostas
Alguém diagnosticado com depressão pode apresentar oscilações de humor? Tipo, passar uns dias "bem" e depois ficar mal, e outras vezes se sentir no fundo do poço?
Sim, é normal. Conforme o tratamento avança, o número de dias melhores tende a aumentar, assim como os dias piores tendem a não ser tão ruins. Continue o seu tratamento e logo você vai perceber as melhoras. Para tratamento de transtorno depressivo, recomendo a associação de medicação com psicoterapia, pois assim os resultados são mais rápidos, melhores e mais duradouros. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quem está com depressão passa a maior parte do tempo mal, mas pode sentir ou aparentar melhoras temporárias, geralmente associadas a uma mudança favorável do ambiente ou motivação própria.
Olá! Sim na depressão pode haver oscilação de humor, ou seja períodos melhores e outros não. Depressão é um distúrbio psíquico que necessita de tratamento. Sugiro que procure um especialista ( psiquiatra) para que possa avaliar o seu quadro e medicá-lo corretamente e inicie um acompanhamento psicoterápico, com certeza os resultados serão mais efetivos. Espero ter ajudado.
Estou à disposição.
Grande abraço!
Tanto nos quadros depressivos ou eutimicos (normais) existe uma flutuação normal e esperada do humor. Tantos aspetos internos e pessoais, quanto a influência do ambiente são capazes de modificarbo humor.
A depressão se caracteriza pela predominância do humor triste, as vezes irritado, na maior parte do tempo por pelo menos 2 semanas. O cuidado psicoterapêutico e medicamentoso farão o humor melhorar gradativamente.
Grandes e acentuadas mudanças de humor sem explicação podem exigir nova avaliação do quadro.
Muitas vezes, ao entrarmos em contato com o que sentimos e vivenciamos, temos a impressão de estarmos em "piora", já que estes contatos são, em sua maior parte, dolorosos e difíceis. Nunca é fácil encontrar as dores, as rejeições, as tristezas e os medos. No entanto, quando isso acontece, há uma atualização imediata do organismo e, de um modo natural, há uma tendência de provocar avanço no processo. Você acha que isso pode estar acontecendo com você?

Se respondeu que sim, pode ser que este momento faça parte do seu processo de psicoterapia. No entanto, é muito importante que você esteja prestando feedbacks diretos ao seu psicoterapeuta ou que esteja colocando este assunto à tona, para que ambos possam avaliar a situação conjuntamente.

Mesmo que um bom processo gere curvas e contato com elementos dolorosos, ele deve também provocar reações espontâneas e naturais nas pessoas a respeito dos benefícios que ele traz. Se este não for o caso, talvez seja oportuno reavaliar o profissional.
A mente humana é muito complexa e, consequentemente, os diagnósticos são muito difíceis. Uma coisa são momentos difíceis, tristeza momentânea, problemas pontuais, outra coisa é depressão. As pessoas costumam diagnosticar a depressão com muita facilidade, e às vezes pode não ser. Pode ser que essa pessoa esteja saindo desse período difícil de sua vida ou pode ser que esteja melhorando com algum tratamento, ou pode ser que não seja realmente uma depressão. Mas voltando ao que eu falei no incio, no que se refere à mente humana, não existem regras definidas.
Todos nós temos oscilação de humor porém no depressivo tende a paralização completa da energia. Além do tratamento psiquiátrico e psicológico acrescente um nutricionista e também um personal trainer e mesmo como muito sofrimento de início, force-se a uma hora de atividade física diária.
Boa sorte.
Sim, na depressão pode haver dias bons e outros não, pode existir períodos de tristeza e "baixa de energia", mas não necessariamente, que a pessoa sinta isso o tempo todo, tendo como associação questões reais ou imaginárias.
A depressão pode surgir após uma grande perda ou mesmo dificuldade de lidar com a realidade do dia-adia, mudanças brusca na rotina, entre outros motivos.
Os sintomas da depressão envolvem, falta vitalidade para agir como se a pessoa ficasse incapacitada de agir frente as sensações apresentadas, tristeza também é um dos sintomas. Pode haver momentos de choro e sensação de angústia. Algumas pessoas com depressão relatam sentir muito medo, pois se sentem desamparadas.
O melhor caminho para a cura é buscar ajuda profissional para indicação do tratamento mais adequado, se houver acompanhamento psiquiátrico com a prescrição de medicamento junto ao acompanhamento psicológico ajuda nos sintomas.
Busque ajuda!
Abraços Flavianne Costa.
Sim. Faz parte do quadro depressivo a instabilidade do humor, ou seja, vc pode ter dias melhores e outros não. Além disso, outros sintomas comuns como tristeza, perda de prazer, falta de energia estão presentes na depressão. É muito importante que vc procure ajude médica e psicológica. Isso irá te ajudar a ter mais qualidade de vida e voltar a sentir bem estar.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.