Alguém com 16 anos de idade precisa do consentimento de ambos os pais responsáveis para fazer a tran

2 respostas
Alguém com 16 anos de idade precisa do consentimento de ambos os pais responsáveis para fazer a transição hormonal por meios privados? Só 1 é o suficiente?
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

A legislação brasileira determina que menores de idade, como alguém de 16 anos, necessitam de consentimento dos responsáveis legais para tratamentos médicos significativos, como a transição hormonal. Em geral, o consentimento de apenas um dos pais pode ser suficiente, desde que este detenha a guarda ou a decisão conjunta sobre questões de saúde. No entanto, isso pode variar conforme a interpretação legal e a política da instituição médica ou clínica privada.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico à disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Insta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

No Brasil, a legislação exige o consentimento de ambos os pais ou responsáveis legais para procedimentos médicos envolvendo menores de idade. Portanto, para iniciar a transição hormonal, é necessário o consentimento de ambos os pais. No entanto, se houver dificuldades em obter o consentimento de um dos pais, é importante buscar orientação legal e médica especializada. Uma consulta com um endocrinologista pode ajudar a esclarecer os passos a serem seguidos e fornecer suporte. Para mais informações, siga meu Instagram: @drlucas.endocrino.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.