Além de sensações emotivas, tive alguns sintomas físicos de ansiedade como bruxismo, herpes labial,

3 respostas
Além de sensações emotivas, tive alguns sintomas físicos de ansiedade como bruxismo, herpes labial, boca seca, suor noturno, dor de cabeça e pescoço, sensação de algo preso na garganta, diante de um período de estresse emocional. É possível que alguns sintomas físicos desapareçam mesmo ainda estando na situação de ansiedade/estresse?
Olá, vamos por parte, o bruxismo é quando se tem uma alteração na articulação temporo mandibular, o que pode ocasionar a dor no pescoço por exemplo. Os outros sintomas podem estar relacionados com o bruxismo, pois com esse stress pode ocasionar uma maior tensão na região da articulação. Alguns sintomas podem desaparecer conforme a ansiedade for diminuindo. Para o bruxismo tem tratamento com a fisioterapia!

Espero ter ajudado!
att

Assim como outroas doenças relacionadas com dor músculo esquelética, a cervicalgia (quadro de dor em região de pescoço) crises de dor mais aguda em articulação temporo-mandibular, limitação de movimentos dessa arituclação , como comprometimento para abertura da boca normalmente, dificuldade para deglutição de alguns alimentos ...Esses e outros sintomas podem sim estar associados à uma crise de estresse , e tenham comprometido a função fisiológica dessas articulações.
No entanto, há possobilidade de reversão do quadro, com afastamento dos sintomas.
Procure um profissional fisioterapeuta, com conhecimento em tratamentos de disfunções temporo-mandibulares, cefaléia tensional, terapias manipulativas de ossos da coluna cervical. um profissional que tenha experiência poderá te ajudar a sair desse quadro clínico.
A disposição.
Olá! De acordo com o quadro relatado, os sintomas são provavelmente somático emocionais, eles estão relacionados a algo difícil de se expressar e/ou aceitar, de se submeter a algo ou a dificuldade de se defender/posicionar, com presença de frustração e preocupações diante de algum estresse (mesmo que estejam relacionado também a alterações biomecânicas) e é muito importante ser avaliado por especialistas. E respondendo sua pergunta, alguns sintomas podem sim desaparecer ou minimizar a intensidade, mesmo ainda estando em situação de ansiedade/estresse. Isso acontece porque o corpo pode naturalmente em reação de defesa, camuflar ou deslocar o desequilíbrio para outra parte do corpo, dependendo das necessidades e capacidades que o individuo apresenta no momento para superar/sobreviver ao estresse atual. Existe ainda a possibilidade dos sintomas retornarem com mais intensidade quando passar o período de ansiedade/estresse, como resposta a descarga fisiológica, ou sempre que entrar em contato com algo que ative um gatilho de memória do estresse inicial. Indico realizar tratamento multidisciplinar com microfisioterapia, fisioterapia bucomaxilo e outros, mesmo que os sintomas tenham alguns períodos de melhora espontânea.