Alargamento da cisterna tem correlação com siringomielia??

1 respostas
Alargamento da cisterna tem correlação com siringomielia??
O alargamento da cisterna não possui uma correlação direta com a siringomielia. A siringomielia é uma condição em que ocorre a formação de um cisto ou cavidade cheio de líquido no interior da medula espinhal. Geralmente, essa formação é resultado de uma obstrução ou alteração do fluxo do líquido cerebrospinal (líquido que circula ao redor do cérebro e da medula espinhal).

Por outro lado, o alargamento da cisterna está relacionado ao aumento do espaço entre as estruturas do cérebro, que pode ser visualizado em exames de imagem, como a ressonância magnética. Essa alteração pode estar presente em diferentes condições neurológicas e pode ter causas variadas, como hidrocefalia, malformações congênitas, lesões cerebrais, entre outras.

Embora o alargamento da cisterna possa ser observado em algumas condições que também estão associadas à siringomielia, como malformações do sistema nervoso central, é importante ressaltar que cada caso é único. O diagnóstico de siringomielia requer uma avaliação clínica completa, incluindo exames de imagem específicos, como ressonância magnética da coluna vertebral, para confirmar a presença do cisto na medula espinhal.

Se você tiver alguma preocupação em relação à saúde do seu filho, recomendo que consulte um neuropediatra ou neurologista infantil. Esses profissionais poderão avaliar o quadro clínico do seu filho, solicitar exames complementares, e fornecer um diagnóstico adequado e um plano de tratamento, se necessário.

Agradeço pela pergunta enviada e fico à disposição para esclarecer qualquer dúvida adicional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.