Afinal antidepressivo deve ou não deve ser usado no tratamento do distúrbio bipolar quando está na f
2
respostas
Afinal antidepressivo deve ou não deve ser usado no tratamento do distúrbio bipolar quando está na fase de depressão?
O uso de antidepressivos no transtorno bipolar (TAB) traz o risco de uma virada para a fase de mania. Como dizem muitos pacientes, a fase depressiva é a que mais traz sofrimento, mas a de mania é a que traz mais prejuízos (gastos, brigas, promiscuidade). Desta forma, sempre que possível, procura-se tirar a pessoa da depressão através de estabilizadores de humor, que também têm efeito antidepressivo. Um exemplo típico é a quetiapina, que é aprovada como droga que pode ser usada em monoterapia (ou seja, mesmo não associada a outras medicações), no tratamento da depressão do TAB. Quando não se consegue sucesso com estabilizadores de humor, pode-se usar antidepressivos, os menos potentes possível, sempre associados ao uso de estabilizadores de humor, nunca isoladamente. Logicamente, se houver resistência ao tratamento, usam-se medicações progressivamente mais fortes e associações de várias medicações. A maioria das pessoas com TAB precisa de 3 a 4 medicações utilizadas simultaneamente, para se manter estabilizada em longo prazo. Apenas cerca de 30 a 40% ficam estabilizadas com o uso de apenas um estabilizador de humor.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
resumo da ópera... depende. Dá pra usar mas nunca sozinho demanda uso concomitante de outras substâncias pra garantir a segurança.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quem tem o transtorno afetivo bipolar pode ter demência?
- Qual é o papel da família no diagnóstico e na adesão ao tratamento no Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- É verdade que uma pessoa para ser diagnosticada com o Transtorno Afetivo (TAB), ela tem que passar por um período de mania ou hipomania?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- Em que idade o transtorno afetivo bipolar (TAB) se manifesta?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.