Adulto pode tomar vacina DTPA? Mesmo que tenha tomado quando criança. Vi que esta tendo surto de coq

2 respostas
Adulto pode tomar vacina DTPA? Mesmo que tenha tomado quando criança. Vi que esta tendo surto de coqueluche pela Europa e em São Paulo tambem
Sua pergunta é muito relevante, especialmente considerando os recentes surtos de coqueluche. A vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) é recomendada para adultos, mesmo que tenham recebido a vacina na infância. A imunidade conferida pelas vacinas pode diminuir com o tempo, e a vacinação na vida adulta é uma maneira eficaz de reforçar essa proteção.

A coqueluche, ou pertussis, é uma infecção respiratória altamente contagiosa que pode ser especialmente grave em bebês e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. A vacinação não apenas protege o indivíduo, mas também ajuda a prevenir a propagação da doença na comunidade.

Para adultos, a vacinação com dTpa é recomendada em várias situações. Por exemplo, mulheres grávidas devem receber uma dose durante cada gravidez, idealmente entre a 27ª e a 36ª semana, para proteger o recém-nascido. Além disso, adultos que não receberam uma dose de dTpa na adolescência ou que não têm certeza de sua história vacinal também são candidatos à vacinação. Em surtos, como os que estão ocorrendo na Europa e em São Paulo, a vacinação de reforço é uma medida importante para controlar a disseminação da doença.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem abrangente para a sua saúde, considerando não apenas a vacinação, mas também outros fatores que influenciam seu sistema imunológico. A integração de práticas de saúde, como uma alimentação equilibrada, manejo do estresse e atividades físicas regulares, pode fortalecer seu sistema imunológico, potencializando os benefícios da vacinação.

Se você está preocupado com a coqueluche e quer saber se deve tomar a vacina dTpa, recomendo que consulte um médico. Um profissional de saúde pode avaliar seu histórico vacinal, sua condição de saúde atual e o risco de exposição à doença para fornecer uma recomendação personalizada. A vacinação é uma medida preventiva essencial e segura, especialmente em tempos de surtos.

Portanto, mesmo que você tenha sido vacinado na infância, tomar a vacina dTpa na vida adulta é uma estratégia eficaz para reforçar sua imunidade contra a difteria, o tétano e a coqueluche, contribuindo para sua saúde e para a saúde pública.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.

Sim, adultos podem receber a vacina DTPA mesmo que tenham sido vacinados quando crianças. A imunização pode diminuir ao longo do tempo, e algumas vacinas podem necessitar de doses de reforço para manter a proteção. Além disso, como você mencionou, em algumas regiões estão ocorrendo surtos de coqueluche, o que ressalta a importância da imunização.
Converse com um médico de confiança para definir se precisam de doses de reforço da vacina DTPA e também de outras vacinas, com base em sua história de vacinação e em fatores de risco individuais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!