Adenocarcinoma bem diferenciado em parte ulcerado, no reto, em idosa de 83 anos. O que significa est

2 respostas
Adenocarcinoma bem diferenciado em parte ulcerado, no reto, em idosa de 83 anos. O que significa este resultado? É sinal que poderá não estar no último grau? Dá para ter esperança em tratamento?
Boa tarde! Esse resultado indica que se trata de um câncer de reto. O fato de ser bem diferenciado sugere que, em geral, tende a ser um tumor menos agressivo, de crescimento mais lento. A princípio dá para ser tratado sim, mas a biópsia confirma o diagnóstico, e para determinarmos o tratamento é necessário realizar o estadiamento (exames complementares para entendermos a extensão da doença). Além disso, é fundamental avaliarmos as condições clínicas da paciente para definirmos a melhor estratégia de tratamento. Converse com um Oncologia. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com o diagnóstico de um adenocarcinoma de reto, ou mesmo em qualquer tipo de câncer, o primeiro passo é realizar o estadiamento da doença, ou seja, saber em qual estágio a doença está. A descrição de doença “bem diferenciada em parte ulcerada” é uma característica da doença, mas não diz sobre o estadiamento. Para isto é necessário saber a profundidade que o tumor invadiu, ou seja, quais as camadas do reto que foram acometidas ou comprometidas. Também é importante saber se existem linfonodos comprometidos. Além disso, na maioria dos casos, é necessária a realização de imagens (geralmente tomografias) para avaliar se a doença está localizada apenas no reto mesmo, ou se apresenta metástase para o pulmão ou fígado, por exemplo. Somente com essas informações seu médico poderá lhes informar se está “no último grau” ou no estágio avançado, ou se ainda é uma doença inicial. Espero ter ajudado, abraços!

Especialistas

Letícia Maria Neves de Carvalho

Letícia Maria Neves de Carvalho

Oncologista

São Paulo

Débora Azevedo

Débora Azevedo

Oncologista

Salvador

Fernando André

Fernando André

Oncologista

João Pessoa

Rafael Franco

Rafael Franco

Oncologista, Especialista em clínica médica

Natal

Andre Katz

Andre Katz

Oncologista

São Paulo

Giuliana Yukari Seo

Giuliana Yukari Seo

Oncologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Adenocarcinoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.