Acredito que meu esposo sofra dessa doença T. Bipolar, pelo que tenho vivido das mais variadas fazes

3 respostas
Acredito que meu esposo sofra dessa doença T. Bipolar, pelo que tenho vivido das mais variadas fazes e alterações de humor, porém ultimamente isso tem ocorrido no mínimo 1 vez por mês. Pode ser considerado transtorno bipolar?
O transtorno bipolar é um diagnóstico mais difícil de se estabelecer e com frequência é diagnosticado incorretamente. Os sintomas que você relata não são exclusivos ao TB e podem também ocorrer em outros tipos de transtornos psicológicos e comportamentais. Procure sensibilizar seu esposo e, se preciso, o acompanhe a uma avaliação com um psiquiatra ou um psicólogo. Dessa forma será possível perguntar, tirar todas as dúvidas e receber as orientações para um tratamento, dependendo do diagnóstico que for estabelecido (confirmando-se a hipótese de transtorno bipolar ou não).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É impossível avaliar isso , sem a consulta medica, o histórico completo do paciente, inclusive familiar e da infância. O comum no trabstorno bipolar é que as alterações de humor perdurem por mais tempo, com exceção dos cicladores rapidos, que nao são os mais comuns. A avaliacao e o acomnhamento médico sao imprescindíveis.
Primeiramente é importante ressaltar que uma doença só é considerada como tal quando possui sua origem orgânica comprovada, caso que não é possível e nem há consenso quando se trata do transtorno bipolar dentro da saúde mental. Diferenciar esses termos é importante para que não haja confusão e com isso evitar o excesso de patologização de todo e qualquer desvio de conduta/comportamento.
O transtorno bipolar, como descrito nos manuais de psiquiatria, obedece uma série de critérios tanto de quantidade como qualidade de fenômenos para que possa, enfim, chegar a tal diagnóstico.
O mais indicado é buscar um/a profissional da área, lembrando que buscar um acompanhamento psicológico, caso seja necessário o tratamento medicamentoso pode auxiliar numa melhora significativa a longo prazo.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.