Acredito que eu tenha transtorno borderline, qual profissional procurar?

34 respostas
Acredito que eu tenha transtorno borderline, qual profissional procurar?
Dra. Elisiara Carvalho
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Apesar de você acreditar que tenha esse transtorno, é melhor procurar uma psicóloga para juntas verificarem se é mesmo esse o diagnóstico ou outro, para daí encaminhar para um psiquiatra. Uma curiosidade: O que te faz acreditar que tenha esse transtorno?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Leslie Maria Finger Roman
Psicanalista, Psicólogo
Florianópolis
Olá, algumas pessoas ao lerem ou ouvirem falar sobre algum tipo de transtorno psiquiátrico identificam-se com os sintomas e acreditam ter a doença. Para ter certeza é preciso consultar um profissional da área da psicologia ou psicanálise para que possam conversar sobre os sintomas e realizar uma hipótese diagnóstica. Caso positivo, possivelmente será necessário acompanhamento com psicoterapia e tratamento medicamentoso, este prescrito por psiquiatra.
 Marcia Kakeya
Psicólogo
Vinhedo
Olá! Depende de qual é seu objetivo, mas, de modo geral, se você quer lidar com o sofrimento decorrente desse transtorno, seria interessante primeiro procurar um(a) psicólogo (a), para que você se aprofunde no autoconhecimento. Se vocês acharem pertinente, pode ser bom procurar, então, um(a) psiquiatra.
Um psicólogo que trabalhe com DBT(Terapia comportamental dialética, que é o padrão ouro para o tratamento de TP Borderline) e um psiquiatra para avaliação.
Trabalho bastante com TP Borderline e atendo online, se quiser pode me procurar. Fico a disposição.
Olá! Para ter certeza da existência desse diagnóstico ou de qualquer outro, é importante passar por uma avaliação detalhada e cuidadosa. Essa avaliação costuma ser feita por psiquiatras e psicólogos. Você pode procurar tanto por um quanto pelo outro ou por ambos ao mesmo tempo.
Que bom que está buscando ajuda!
 Stefano Caberlon
Psicólogo
Porto Alegre
Agende uma consulta com um Psicólogo. Ele vai te ajudar a determinar melhor qual a causa daquilo que vem te incomodando. Ter alguns sintomas similares a determinados transtornos não faz com que você receba automaticamente esse diagnóstico, por isso a importância de alguém da Psicologia para te auxiliar.
 Eduarda Cury
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá, primeiramente seria interessante buscar por um profissional que possa averiguar de maneira mais detalhada se há realmente a possibilidade de ter um o transtorno boderline ou algum outro, o mais indicado para isso seria um psiquiatra. Junto a isso, um psicólogo pode te auxiliar a escutar mais o que tem sentido, o que te fez chegar a essa conclusão, porque por vezes nos enquadramos em alguns sintomas, mas isso não significa que temos o transtorno em si.
Dra. Jussara Campos Machado
Psicólogo
Belo Horizonte
Bom dia, não sei pq acredita ter borderline, em primeiro lugar procure um psicoterapeuta, ele fará uma avaliação de acordo com suas queixas e relatos.
Não fique procurando respostas no Google, normalmente não é o melhor local.

Dra. Andréa Christiano
Psicólogo
Bebedouro
Olá, importante você procurar um psiquiatra ou psicólogo. A Terapia Dialética DBT, é a mais indicada, padrão ouro, mas atualmente estamos utilizando a abordagem da terapia dos esquemas, tem sido bem interessante o resultado. Andrea Christiano, abs
Boa tarde
Se estiver confirmado o diagnóstico, um psicólogo que seja especialista em Terapia Comportamental Dialética
Olá, o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline é complexo e primeiramente vejo que é preciso averiguar sua história de vida de maneira detalhada e profunda. Seria interessante procurar por um psicólogo, indico a linha da Terapia Comportamental Dialética (a mais indicada no tratamento de TPB).

Um abraço!
 Angie Barbosa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Primeira recomendação é buscar um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra) para que você possa ser avaliado e posteriormente diagnóstico de um possível transtorno ou não.
Espero ter ajudado.
 Fabricio Borges Dutra Neres
Psicólogo
Belo Horizonte
O quadro sempre deve ser fechado pelo psiquiatra. Já no tratamento, o acompanhamento de um psicólogo é primordial. Aliado a isso, o uso de medicações é também recomendado. O médico os prescreve para controlar a depressão, raiva, agressividade e outros sintomas associados.



 Graziele Reichel
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! Pode procurar um Psicólogo ou Psiquiatra para realizar uma avaliação e posteriormente um diagnóstico.
 Marcella Suassuna
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá, sugiro buscar um psicanalista e tentar entender as causas que lhe levaram a se identificar com esse diagnóstico.
 Rosemar Prota
Psicólogo
São Paulo
Você pode buscar um profissional da psicologia e um profissional da psiquiatria. Sou especialoista em atendimentos a pacientes diagnosticados com borderline. Estou a sua disposição.
 Elizabeth Masotti
Psicólogo
Caxias Do Sul
Bom dia! Imagino que para você acreditar que tem o transtorno já deva ter pesquisado a respeito. Os sintomas gerados pelo transtorno borderline geralmente são intensos e com elevada ativação das emoções. Apesar disso, antes de qualquer diagnóstico, é importante que você busque uma avaliação especializada. Recomendo que realize uma avaliação psiquiátrica e um acompanhamento psicológico. A linha de atendimento psicológico mais indicada para o transtorno borderline é a DBT (Terapia Comportamental Dialética) e Terapia do Esquema, pois são as abordagens que apresentaram melhores resultados no tratamento deste transtorno. Espero ter ajudado. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta. Abraço. @psicoelizabeth
Dra. Fernanda Barcellos Serralta
Psicólogo
Porto Alegre
O transtorno de personalidade borderline é uma condição clínica complexa cujo diagnóstico só pode ser feito por profissional habilitado, psicólogo ou médico psiquiatra. As características do transtorno são compartilhadas com outros diagnósticos ou podem se assemelhar a outros quadros clínicos. O primeiro passo é reconhecer a necessidade de ajuda e buscar um profissional para consultar, obter escuta e apoio emocional e avaliação para fins de diagnóstico. Isso pode levar mais de uma sessão, idealmente entre duas e três consultas. A psicoterapia, muitas vezes combinada com medicação para tratar sintomas mais específicos, é o tratamento de escolha para os transtornos de personalidade borderline (coloquei propositalmente assim, no plural, porque cada paciente é único e a apresentação do transtorno é muito particular ao indivíduo). Diversas modalidades de psicoterapia possuem evidências de bons resultados com pacientes com esse diagnóstico, entre elas modalidades derivadas da psicanálise como a terapia focada na transferência" e a "terapia baseada na mentalização". Trabalho com ambas e a indicação de uma ou outra modalidade depende de diversos fatores, entre eles, a gravidade da desregulação emocional e a capacidade de tolerar a angústia. Porém, tão ou mais importante do que a abordagem, os resultados do tratamento irão depender do relacionamento de fatores como o desejo de mudar, o engajamento na terapia, a formação, experiência e habilidade do profissional para ajustar a terapia às necessidades do paciente, o relacionamento estabelecido entre a dupla paciente-terapeuta, entre outros. Fico à disposição se quiseres agendar consulta ou receber alguma outra informação. Abraços. @fernandaserralta
 Moisés Silas
Psicólogo
Natal
É necessário que você passe por uma avaliação psiquiátrica/psicológica, a avaliação pode levar em torno de dez (10) meses. Forte abraço!
 Vanessa Rodrigues
Psicólogo
Brasília
O psicólogo e o psiquiatra são fundamentais para o fechamento do diagnóstico. O ideal é a procura do profissional que lhe auxilie no autoconhecimento e desenvolva suporte para lidar com os sintomas decorrentes do transtorno, neste caso o psicólogo. Na maioria das vezes, também é necessário a associação com suporte medicamentoso, neste caso, com auxílio do psiquiatra.
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
É importante procurar um profissional de saúde mental qualificado para avaliar se você tem transtorno de personalidade borderline. O tratamento para o transtorno de personalidade borderline pode incluir terapia, medicamentos ou ambos. A psicanálise é uma forma de terapia que pode ser útil para tratar o transtorno de personalidade borderline. A psicanálise ajuda a identificar e compreender os sentimentos, pensamentos e comportamentos que estão contribuindo para o transtorno de personalidade borderline. O objetivo da psicanálise é ajudar a pessoa a desenvolver uma melhor compreensão de si mesma e de seus relacionamentos com os outros. A psicanálise também pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades para lidar com as emoções e comportamentos que estão contribuindo para o transtorno de personalidade borderline. Além disso, a psicanálise pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades para lidar com o estresse e a ansiedade que podem estar contribuindo para o transtorno de personalidade borderline.
Olá,

Que bom que você esteja pensando em se cuidar apropriadamente. Procure por um bom Psicólogo e, se ele indicar, por um Médico Psiquiatra também. Disponha.
 Evelin Rodrigues
Psicólogo
Goiânia
Se você acredita que pode ter Transtorno de Personalidade Borderline, o ideal é procurar um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, para avaliar e diagnosticar o transtorno. Esses profissionais podem realizar uma avaliação clínica detalhada, incluindo entrevistas e questionários padronizados, para determinar se você atende aos critérios diagnósticos do TPB e identificar outras questões de saúde mental que possam estar afetando você. A partir do diagnóstico, o profissional pode recomendar um tratamento específico, que pode incluir psicoterapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. É importante procurar ajuda profissional para lidar com os sintomas e melhorar a qualidade de vida.



Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Bom, existem alguns profissionais que podem ajudar você a fechar esse diagnóstico; um psiquiatra; um neuropsicólogo ou psicólogo. Uma avaliação neuropsicológica pode ser de grande ajuda também. Veja o transtorno Borderline é um transtorno de personalidade portanto não é propriamente uma doença que necessita de medicação, embora algumas vezes em alguns momentos ela possa ser necessária quando há um excesso de impulsividade ou sintoma depressivo. No caso do TPB o mais importante é uma boa psicoterapia mesmo para aprender a lidar com o turbilhão de emoções vivenciadas; com o medo do abandono; com as dificuldades de relacionamento; sentimentos de vazio, angustia, tristeza ou raiva. Terapias como a TCC, Terapia do esquema ou terapia dialetica (DBT) podem ajudar muito. Mas em primeiro lugar é importante fechar o diagnóstico.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Psicólogo e psiquiatra.
Recomendo buscar ajuda profissional antes de bater o martelo em qualquer diagnóstico, na sua situação recomendo procurar um avaliador diagnóstico (psicólogo especializado em diagnosticar transtornos) além do acompanhamento terapêutico para te auxiliar com as dificuldades que esse possível diagnóstico trás! Fico a disposição
 Caio Lage
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Se você acha que pode ter Transtorno Borderline, buscar um psicólogo ou um psiquiatra é um ótimo começo! Ambos os profissionais podem ajudar no diagnóstico e tratamento. O psicólogo pode oferecer terapias específicas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ou a Terapia Comportamental Dialética, focadas em habilidades para lidar com as emoções intensas e os relacionamentos, e com evidências científicas de que podem ajudar nos casos de transtorno borderline. O psiquiatra pode avaliar a necessidade de medicação para ajudar no controle dos sintomas. Lembre-se, é muito importante conversar abertamente com o profissional escolhido sobre seus sentimentos e preocupações. Juntos, vocês podem encontrar um caminho para lidar com isso da melhor forma. Estou à disposição se precisar de ajuda!
 Talita Costa Rigo
Psicólogo
Cascavel
Se você suspeita de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), é recomendável procurar a avaliação de um psicólogo para terapia e um psiquiatra para avaliação médica, se necessário. Busque ajuda profissional para uma avaliação precisa e desenvolvimento de um plano de tratamento.
 Isabella Santana
Psicólogo
Niterói
Ola! Existem muitas informações sobre diagnósticos na internet, o que faz com que muitas vezes nos identifiquemos com algum transtorno. Porém, somente um profissional poderá te ajudar nesse quesito. O diagnóstico borderline não é simples de ser fechado. Indico que procure um psicólogo para acompanhamento semanal, e caso seja necessário, ele te encaminhará também ao psiquiatra.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Se você acredita que pode estar vivenciando sintomas relacionados ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), o melhor caminho é procurar um psicólogo ou um psiquiatra. Esses profissionais estão capacitados para avaliar seus sintomas, oferecer um diagnóstico preciso e, caso o TPB seja confirmado, desenvolver um plano de tratamento personalizado.

O psicólogo será seu aliado para explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, utilizando abordagens terapêuticas baseadas em evidências. Para o TPB, a Terapia Comportamental Dialética (DBT) é uma das mais recomendadas, pois ajuda a regular emoções intensas, melhorar os relacionamentos e lidar com impulsos. Outras abordagens, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia Focada nas Emoções, também são eficazes para trabalhar os desafios emocionais e promover mudanças gradativas que trazem mais estabilidade e equilíbrio à sua vida.

Já o psiquiatra pode avaliar a necessidade de medicação, especialmente se você estiver enfrentando sintomas como ansiedade, depressão ou impulsividade que estejam interferindo significativamente no seu bem-estar. Embora não exista um medicamento específico para o TPB, os medicamentos podem ser úteis para tratar sintomas associados e ajudar no manejo das emoções.

Se você decidir buscar ajuda, como psicólogo, posso oferecer um espaço acolhedor e seguro para explorar seus sentimentos, identificar padrões de comportamento e trabalhar juntos em estratégias para trazer mais tranquilidade e equilíbrio à sua vida. Estarei à disposição para te apoiar nessa jornada de autoconhecimento e crescimento. O mais importante é que você já deu o primeiro passo ao refletir sobre isso, e isso faz toda a diferença.
Prof. Leonir Troscki
Psicólogo
Jaraguá Do Sul
Olá!

Se você suspeita que tenha Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), é importante buscar a avaliação de um psiquiatra ou psicólogo especializado em saúde mental.

O psiquiatra pode ajudar no diagnóstico e, se necessário, prescrever medicação para auxiliar no manejo dos sintomas. Já o psicólogo pode trabalhar com você em psicoterapia, sendo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia Dialética Comportamental (DBT) abordagens eficazes para o TPB.

Esses profissionais podem ajudar a desenvolver estratégias para lidar com emoções intensas, melhorar relações interpessoais e promover estabilidade emocional.

Se precisar de suporte, estou disponível para ajudar e orientar. Você pode acessar meu perfil no Doctoralia: Leonir Troscki – Doctoralia ou visitar HumanaMente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.
Olá! Recomendaria procurar uma profissional da psicologia, mais especificamente que trabalhe com terapia comportamental dialética, um dos principais tratamentos. Talvez, também, fazer um acompanhamento psiquiátrico. Espero que tenha ajudado.
Olá! Um profissional de saúde mental, inicialmente um psicólogo, pois poderá levar suas questões de forma mais abrangente para que o profissional possa investigar e procurar formas de intervenção mais adequadas para sua demanda. Fico à disposição para maiores informações. Abraço.
Dra. Carine Pires
Psicólogo
Florianópolis
É importante que você seja acolhida com cuidado e orientação adequada. O ideal é procurar um(a) psicólogo(a), de preferência com abordagem em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ou outras abordagens baseadas em evidências, que poderá avaliar seu caso com profundidade. Em alguns casos, o acompanhamento conjunto com um(a) psiquiatra também pode ser indicado. Evite autodiagnósticos. Um profissional capacitado poderá te ajudar a entender melhor o que você está sentindo e, se for o caso, propor um plano de tratamento personalizado. Estou à disposição para te acolher nesse processo.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2516 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.