Acredito que eu tenha transtorno borderline, qual profissional procurar?

29 respostas
Acredito que eu tenha transtorno borderline, qual profissional procurar?
Olá! Apesar de você acreditar que tenha esse transtorno, é melhor procurar uma psicóloga para juntas verificarem se é mesmo esse o diagnóstico ou outro, para daí encaminhar para um psiquiatra. Uma curiosidade: O que te faz acreditar que tenha esse transtorno?

Olá, algumas pessoas ao lerem ou ouvirem falar sobre algum tipo de transtorno psiquiátrico identificam-se com os sintomas e acreditam ter a doença. Para ter certeza é preciso consultar um profissional da área da psicologia ou psicanálise para que possam conversar sobre os sintomas e realizar uma hipótese diagnóstica. Caso positivo, possivelmente será necessário acompanhamento com psicoterapia e tratamento medicamentoso, este prescrito por psiquiatra.
Olá! Depende de qual é seu objetivo, mas, de modo geral, se você quer lidar com o sofrimento decorrente desse transtorno, seria interessante primeiro procurar um(a) psicólogo (a), para que você se aprofunde no autoconhecimento. Se vocês acharem pertinente, pode ser bom procurar, então, um(a) psiquiatra.
Um psicólogo que trabalhe com DBT(Terapia comportamental dialética, que é o padrão ouro para o tratamento de TP Borderline) e um psiquiatra para avaliação.
Trabalho bastante com TP Borderline e atendo online, se quiser pode me procurar. Fico a disposição.
Olá! Para ter certeza da existência desse diagnóstico ou de qualquer outro, é importante passar por uma avaliação detalhada e cuidadosa. Essa avaliação costuma ser feita por psiquiatras e psicólogos. Você pode procurar tanto por um quanto pelo outro ou por ambos ao mesmo tempo.
Que bom que está buscando ajuda!
Agende uma consulta com um Psicólogo. Ele vai te ajudar a determinar melhor qual a causa daquilo que vem te incomodando. Ter alguns sintomas similares a determinados transtornos não faz com que você receba automaticamente esse diagnóstico, por isso a importância de alguém da Psicologia para te auxiliar.
Olá, primeiramente seria interessante buscar por um profissional que possa averiguar de maneira mais detalhada se há realmente a possibilidade de ter um o transtorno boderline ou algum outro, o mais indicado para isso seria um psiquiatra. Junto a isso, um psicólogo pode te auxiliar a escutar mais o que tem sentido, o que te fez chegar a essa conclusão, porque por vezes nos enquadramos em alguns sintomas, mas isso não significa que temos o transtorno em si.
Bom dia, não sei pq acredita ter borderline, em primeiro lugar procure um psicoterapeuta, ele fará uma avaliação de acordo com suas queixas e relatos.
Não fique procurando respostas no Google, normalmente não é o melhor local.

Olá, importante você procurar um psiquiatra ou psicólogo. A Terapia Dialética DBT, é a mais indicada, padrão ouro, mas atualmente estamos utilizando a abordagem da terapia dos esquemas, tem sido bem interessante o resultado. Andrea Christiano, abs
Boa tarde
Se estiver confirmado o diagnóstico, um psicólogo que seja especialista em Terapia Comportamental Dialética
Olá, o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline é complexo e primeiramente vejo que é preciso averiguar sua história de vida de maneira detalhada e profunda. Seria interessante procurar por um psicólogo, indico a linha da Terapia Comportamental Dialética (a mais indicada no tratamento de TPB).

Um abraço!
Primeira recomendação é buscar um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra) para que você possa ser avaliado e posteriormente diagnóstico de um possível transtorno ou não.
Espero ter ajudado.
O quadro sempre deve ser fechado pelo psiquiatra. Já no tratamento, o acompanhamento de um psicólogo é primordial. Aliado a isso, o uso de medicações é também recomendado. O médico os prescreve para controlar a depressão, raiva, agressividade e outros sintomas associados.

Olá! Pode procurar um Psicólogo ou Psiquiatra para realizar uma avaliação e posteriormente um diagnóstico.
Olá, sugiro buscar um psicanalista e tentar entender as causas que lhe levaram a se identificar com esse diagnóstico.
Você pode buscar um profissional da psicologia e um profissional da psiquiatria. Sou especialoista em atendimentos a pacientes diagnosticados com borderline. Estou a sua disposição.
Bom dia! Imagino que para você acreditar que tem o transtorno já deva ter pesquisado a respeito. Os sintomas gerados pelo transtorno borderline geralmente são intensos e com elevada ativação das emoções. Apesar disso, antes de qualquer diagnóstico, é importante que você busque uma avaliação especializada. Recomendo que realize uma avaliação psiquiátrica e um acompanhamento psicológico. A linha de atendimento psicológico mais indicada para o transtorno borderline é a DBT (Terapia Comportamental Dialética) e Terapia do Esquema, pois são as abordagens que apresentaram melhores resultados no tratamento deste transtorno. Espero ter ajudado. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta. Abraço. @psicoelizabeth
O transtorno de personalidade borderline é uma condição clínica complexa cujo diagnóstico só pode ser feito por profissional habilitado, psicólogo ou médico psiquiatra. As características do transtorno são compartilhadas com outros diagnósticos ou podem se assemelhar a outros quadros clínicos. O primeiro passo é reconhecer a necessidade de ajuda e buscar um profissional para consultar, obter escuta e apoio emocional e avaliação para fins de diagnóstico. Isso pode levar mais de uma sessão, idealmente entre duas e três consultas. A psicoterapia, muitas vezes combinada com medicação para tratar sintomas mais específicos, é o tratamento de escolha para os transtornos de personalidade borderline (coloquei propositalmente assim, no plural, porque cada paciente é único e a apresentação do transtorno é muito particular ao indivíduo). Diversas modalidades de psicoterapia possuem evidências de bons resultados com pacientes com esse diagnóstico, entre elas modalidades derivadas da psicanálise como a terapia focada na transferência" e a "terapia baseada na mentalização". Trabalho com ambas e a indicação de uma ou outra modalidade depende de diversos fatores, entre eles, a gravidade da desregulação emocional e a capacidade de tolerar a angústia. Porém, tão ou mais importante do que a abordagem, os resultados do tratamento irão depender do relacionamento de fatores como o desejo de mudar, o engajamento na terapia, a formação, experiência e habilidade do profissional para ajustar a terapia às necessidades do paciente, o relacionamento estabelecido entre a dupla paciente-terapeuta, entre outros. Fico à disposição se quiseres agendar consulta ou receber alguma outra informação. Abraços. @fernandaserralta
É necessário que você passe por uma avaliação psiquiátrica/psicológica, a avaliação pode levar em torno de dez (10) meses. Forte abraço!
O psicólogo e o psiquiatra são fundamentais para o fechamento do diagnóstico. O ideal é a procura do profissional que lhe auxilie no autoconhecimento e desenvolva suporte para lidar com os sintomas decorrentes do transtorno, neste caso o psicólogo. Na maioria das vezes, também é necessário a associação com suporte medicamentoso, neste caso, com auxílio do psiquiatra.
É importante procurar um profissional de saúde mental qualificado para avaliar se você tem transtorno de personalidade borderline. O tratamento para o transtorno de personalidade borderline pode incluir terapia, medicamentos ou ambos. A psicanálise é uma forma de terapia que pode ser útil para tratar o transtorno de personalidade borderline. A psicanálise ajuda a identificar e compreender os sentimentos, pensamentos e comportamentos que estão contribuindo para o transtorno de personalidade borderline. O objetivo da psicanálise é ajudar a pessoa a desenvolver uma melhor compreensão de si mesma e de seus relacionamentos com os outros. A psicanálise também pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades para lidar com as emoções e comportamentos que estão contribuindo para o transtorno de personalidade borderline. Além disso, a psicanálise pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades para lidar com o estresse e a ansiedade que podem estar contribuindo para o transtorno de personalidade borderline.
Olá,

Que bom que você esteja pensando em se cuidar apropriadamente. Procure por um bom Psicólogo e, se ele indicar, por um Médico Psiquiatra também. Disponha.
Se você acredita que pode ter Transtorno de Personalidade Borderline, o ideal é procurar um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, para avaliar e diagnosticar o transtorno. Esses profissionais podem realizar uma avaliação clínica detalhada, incluindo entrevistas e questionários padronizados, para determinar se você atende aos critérios diagnósticos do TPB e identificar outras questões de saúde mental que possam estar afetando você. A partir do diagnóstico, o profissional pode recomendar um tratamento específico, que pode incluir psicoterapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. É importante procurar ajuda profissional para lidar com os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Bom, existem alguns profissionais que podem ajudar você a fechar esse diagnóstico; um psiquiatra; um neuropsicólogo ou psicólogo. Uma avaliação neuropsicológica pode ser de grande ajuda também. Veja o transtorno Borderline é um transtorno de personalidade portanto não é propriamente uma doença que necessita de medicação, embora algumas vezes em alguns momentos ela possa ser necessária quando há um excesso de impulsividade ou sintoma depressivo. No caso do TPB o mais importante é uma boa psicoterapia mesmo para aprender a lidar com o turbilhão de emoções vivenciadas; com o medo do abandono; com as dificuldades de relacionamento; sentimentos de vazio, angustia, tristeza ou raiva. Terapias como a TCC, Terapia do esquema ou terapia dialetica (DBT) podem ajudar muito. Mas em primeiro lugar é importante fechar o diagnóstico.
Psicólogo e psiquiatra.
Recomendo buscar ajuda profissional antes de bater o martelo em qualquer diagnóstico, na sua situação recomendo procurar um avaliador diagnóstico (psicólogo especializado em diagnosticar transtornos) além do acompanhamento terapêutico para te auxiliar com as dificuldades que esse possível diagnóstico trás! Fico a disposição
Olá! Se você acha que pode ter Transtorno Borderline, buscar um psicólogo ou um psiquiatra é um ótimo começo! Ambos os profissionais podem ajudar no diagnóstico e tratamento. O psicólogo pode oferecer terapias específicas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ou a Terapia Comportamental Dialética, focadas em habilidades para lidar com as emoções intensas e os relacionamentos, e com evidências científicas de que podem ajudar nos casos de transtorno borderline. O psiquiatra pode avaliar a necessidade de medicação para ajudar no controle dos sintomas. Lembre-se, é muito importante conversar abertamente com o profissional escolhido sobre seus sentimentos e preocupações. Juntos, vocês podem encontrar um caminho para lidar com isso da melhor forma. Estou à disposição se precisar de ajuda!
Se você suspeita de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), é recomendável procurar a avaliação de um psicólogo para terapia e um psiquiatra para avaliação médica, se necessário. Busque ajuda profissional para uma avaliação precisa e desenvolvimento de um plano de tratamento.
Ola! Existem muitas informações sobre diagnósticos na internet, o que faz com que muitas vezes nos identifiquemos com algum transtorno. Porém, somente um profissional poderá te ajudar nesse quesito. O diagnóstico borderline não é simples de ser fechado. Indico que procure um psicólogo para acompanhamento semanal, e caso seja necessário, ele te encaminhará também ao psiquiatra.