Ácido valpróico pode prevenir psicose no transtorno bipolar tipo 1? já que "Se você tem transtorno b

2 respostas
Ácido valpróico pode prevenir psicose no transtorno bipolar tipo 1? já que "Se você tem transtorno bipolar tipo I, tem 70% de chance de ter psicose quando estiver em um episódio intenso de mania. Essa psicose pode ser bizarra e imitar a esquizofrenia".
O ácido valproico é um estabilizador do humor aprovado para tratamento de episódios de mania. Pode controlar sintomas psicóticos, apesar de que, quando estes estão presentes, geralmente se usam medicações antipsicóticas, muitas vezes associadas ao ácido valproico. Alguns sintomas psicóticos em pessoas com episódios maníacos psicóticos podem ser semelhantes aos encontrados em pessoas com surtos esquizofrênicos e, além disto, também há quadros intermediários entre o transtorno bipolar e a esquizofrenia, chamados de transtorno esquizoafetivo.

Olá! O Ácido Valproico é um fármaco da classe dos anticonvulsivantes, que usamos na Psiquiatria com objetivo de estabilização do humor. Por esse motivo ele está indicado no tratamento da Bipolaridade e tende a prevenir principalmente a ocorrência de episódios maniformes, que são aquelas fases de "euforia" da doença. Tanto os episódios de Mania quanto os episódios de Depressão podem cursar com sintomas psicóticos, sendo que nesses casos faz-se necessária a prescrição de medicamentos da classe dos antipsicóticos como por exemplo Olanzapina, Risperidona, Quetiapina, Aripiprazol e Lurasidona (que também contribuem para estabilização do humor). Sobre a segunda pergunta a resposta é sim, na minha experiência hospitalar frequentemente me deparo com situações que dificultam o diagnóstico justamente pois os quadros podem ser semelhantes principalmente quando em "surto". Felizmente temos critérios que somados à experiência nos permitem fazer o diagnóstico e tratamento adequado desses casos, tanto no ambiente de urgência quanto no consultório. O Transtorno Esquizoafetivo é uma condição psiquiátrica que basicamente envolve tanto sintomas de Bipolaridade quanto de Esquizofrenia, em todos os casos é fundamental o acompanhamento especializado. Desejo melhoras e espero ter ajudado.