Acho que estou com depressão, dentre outros problemas mentais. Gostaria de saber se devo procurar um

10 respostas
Acho que estou com depressão, dentre outros problemas mentais. Gostaria de saber se devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra, e se o diagnóstico é dado na hora ou deve-se fazer exames para saber?
Sugiro procurar primeiro um psicólogo. Com a entrevista e informações que a própria pessoa fornece já é possível saber como ajudá-la. Se for necessário esse profissional sugere buscar outros profissionais, como médicos que podem vir a somar no tratamento.

Sugiro uma avaliação e se necessário uma integração com medicina e psicologia.
O psicólogo ou o psiqui´átra podem fazer o diagnóstico, mas o importante é procurar um profissional de sua confiança. Talveza sejapreciso os dois profissionais para o seu tratamento. Procure não ter pressa para obter o diagnóstico, o importante é saber o que realmente você tem. Bom tratamento.
Acredito ser importante esclarecer que psiquiatra, enquanto médico, tem um olhar predominantemente biológico que vai direcionar o diagnóstico e tratamento. Em contrapartida, há o psicólogo que vai fazer o diagnóstico interpretando a subjetividade do paciente e conduzirá o tratamento visando a diminuição do sofrimento. Além dessas abordagens há o psicanalista que diagnostica nas entrevistas preliminares, mas seu diagnóstico é estrutural e dará a direção no tratamento psicanalítico e tem como objetivo ampliar a margem de manobra do sujeito para que ele se re-invente e possa aumentar as formas de prazer, de gozo.
Olá,
Os dois profissionais podem fazer o diagnóstico, mas mais importante que ter o diagnóstico é se conscientizar de que algo não está bem em você e precisa de atenção e cuidado. O psiquiatra irá tratar com medicamentos que visam a diminuição dos sintomas, o que pode ser de grande ajuda. A terapia vai te ajudar a perceber o que está causando isso, o que você está precisando elaborar melhor em sua vida. Boa sorte.
Olá,
Caríssimo (a), dependendo de seu relato numa avaliação tanto psicológica quanto psiquiátrica irá detecta seu diagnóstico, pois os dois estão aptos. Ele (o profissional), irá avaliar todos os sintomas e tempo o que irá facilitar para o diagnóstico, claro, dependendo de seu relato e a fidedignidade que você tiver ao relatar sobre os sintomas. Só não se autodiagnostique, nunca.
Seria interessante procurar um psicólogo, de preferência na linha cognitivo-comportamental, para que este faça um diagnóstico breve e já encaminhe para o psiquiatra. O trabalho em conjunto é fundamental para uma melhora mais rápida. Mas devo ressaltar a importância de fazer a psicoterapia.

Boa sorte !
Concordo com a colega, marque uma sessão com psicologo e se for necessário ele encaminhará a um psiquiatra, e fique tranquila é este o caminho, procurar ajuda.
Um grande abraço
O diagnóstico de um episódio depressivo é clínico, ou seja, a avaliação do profissional através de seu relato e observação são suficientes para fechar diagnóstico. A realização de alguns exames pode ser solicitada pela pessoa que o avalia já que há certas condições clinicas que influenciam na manifestação de suas queixas e o tratamento proposto pode corresponder ao uso de medicações e terapia em conjunto ou separadamente.
O mais importante é que você passe por uma avaliação médica para que o profissional possa orienta-lo quanto as condutas necessarias ao seu caso.
É muito importante que você procure um psiquiatra,para que seja lhe dado um diagnóstico correto.
E será muito importante,que após essa avaliação,você inicie o acompanhamento com o Psicologo também,pois sabemos que o resultado com os dois profissionais é muito mais eficaz.