Achar que ninguém gosta da gente pode ser sinal de depressão?

7 respostas
Achar que ninguém gosta da gente pode ser sinal de depressão?
Olá, apenas com essa informação é difícil dizer, mas o isolamento, o pessimismo, esse sentimento de não pertencer a algum lugar, são sintomas de depressão.
Tente observar quais os momentos que se sente assim, se eles são muito frequentes, ou apenas com uma pessoa em particular, se perceber que isso está lhe incomodando, que é algo recorrente busque ajuda com um profissional psicologo, ele poderá lhe orientar a melhor maneira de lidar com essas situações.
Estou a disposição
Att,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Só esta informação não é suficiente para dizer que é depressão. É preciso investigar melhor o que você sente e como se comporta. A pessoa em estado depressivo encara a vida de forma pessimista e costuma acreditar que os outros não gostam dela. Quando alguém tem baixa autoestima ou passou por várias decepções, por exemplo, também é comum ter o mesmo pensamento. Assim, é necessário buscar ajuda de um psiquiatra ou psicólogo para fazer uma avaliação do seu problema e propor um tratamento. Boa sorte!
Não necessariamente, uma serie de fatos podem fazer uma pessoa pensar desta forma, como por exemplo: viver em um ambiente em que se acredita que não é compreendido. Não podemos pensar que qualquer nível de sofrimento seja um quadro depressivo. Porem, já que você acredita que possa existir alguma relação busque um psicoterapeuta que você se sinta a vontade para falar sobre o assunto.
Bom dia,
Só essa informação não é o suficiente pra dizer que é depressão. Mas, essa frase é uma afirmação que pode ser entendida como uma crença que poderá interferir significativamente na sua maneira de perceber o mundo ou se relacionar com as pessoas e desencadear um sofrimento psíquico e até mesmo um quadro depressivo. De qualquer forma, é necessária uma avaliação de um profissional para te ajudar a entender o que está acontecendo com você e poder encontrar o sentimento de pertencimento e validação que talvez esteja buscando encontrar. Esse pensamento pode ser uma pista para você entender muito de você e do que está sentido. Busque ajuda.
Pode estar relacionado sim, faz-se necessário uma avaliação profissional aprofundada. Apenas este sintoma isolado está relacionado a uma baixa auto estima, o que pode sim evoluir para uma depressão. Procure ajuda para que esse quadro não evolua e as causas possam ser tratadas.
Olá, se esse sintoma estiver associado ao isolamento social, esse pode ser um dos sintomas da depressão. Porém, você precisa de muito mais para ser diagnosticado com depressão. Muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante. Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!
Depende de quais outros sintomas acompanham este que você comenta!
Convém procurar um Psicólogo. O seu histórico emocional é muito importante e provavelmente essa sensação deve ter ocorrido há muito tempo atrás por algum motivo! Que tal fazer terapia?

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.