academia de musculação pode emagrecer ou pode ter o risco de engordar? que podemos fazer para não

9 respostas
academia de musculação pode emagrecer ou pode ter o risco de engordar?
que podemos fazer para não acontecer de engordar?
Os exercícios realizados na academia tendem a diminuir a quantidade corporal de "massa gorda", basicamente formada por gordura, e concomitantemente aumentar a porção de massa magra. A massa magra é representada por músculos, ossos, órgãos e líquidos que preenchem o corpo humano. Assim, acontece que mesmo fazendo exercícios físicos regularmente com o intuito de perder peso, este pode não ser alterado devido ao aumento da massa magra, especialmente através do ganho muscular.
É imprescindível aliar a atividade física com uma dieta balanceada. O nutricionista poderá fornecer alimentos que contribuam para o alcance de seus objetivos. E também, a presença de um psicólogo, que poderá auxiliar na definição de metas a serem alcançadas, possíveis dificuldades a serem superadas, recaídas, equilíbrio emocional e ainda otimizar a comunicação entre a equipe multidisciplinar a fim de alcançar os resultados vislumbrados.

A atividade física no dia a dia traz muitos benefícios a pessoa. Porém, antes de iniciar a musculação, faça exame médico para uma avaliação cardiológica, sanguínea e hormonal, com um cardiologista ou clínico geral. É importante saber antes de iniciar como está o seu metabolismo. Após, converse com um educador físico e com a avaliação física, ele poderá orientá-la com os exercícios adequados para o seu corpo e ou objetivo, ou seja, se é para emagrecer, engordar ou condicionar. É importante também cuidar da alimentação e do sono. Caso, esteja com a alto estima baixa, ansiedade, transtorno de humor, transtorno alimentar ou depressão, sugiro acompanhamento com um(a) psicólogo(a). Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!
O exercício físico é importante por diversos motivos.

Bem estar, melhora da disposição, sensação de felicidade, ganho de massa muscular, prazer, treinamento cardiovascular.

Entretanto, para a perda de peso, o seu benefício é muito pequeno, apesar de existir.

Faça atividade pelos outros benefícios, focar com resultado principalmente a perda de peso lhe causará frustração.

Atenciosamente,

Dr. Rodrigo Bomeny - Endocrinologista
Qualquer atividade física que você fizer vai ajudar a emagrecer, mas claro aliado a uma reeducação alimentar. O que pode acontecer é você perder gordura e ganhar massa magra, que olhando na balança irá pesar também. Não irá engordar se estiver fazendo os exercícios corretos e cuidando da alimentação.
Engordar e emagrecer é relativo, você deve pensar na sua composição corporal (quantidade de gordura e quantidade de massa livre sem gordura)
Essa mudança na composição corporal ocorre com academia associada a dieta.Fazendo musculação você terá um treino visando seu objetivo.
Isso pode num certo momento manter o seu peso ou até aumentar, mas não quer dizer que engordou, mas sim que ganhou massa muscular e até perdeu gordura, o que é muito bom.
Lembrando que treinos de alta intensidade podem ajudar a diminuir a resistência insulínica, comumente presente em pessoas acima do peso.
Espero ter ajudado
Não há risco de engordar realizando atividade física. Para que a gordura seja "queimada" com maior rapidez, o músculo abaixo do tecido adiposo deve estar fortalecido. Somente exercícios aeróbicos muitas vezes não eliminam a gordura em lugares específicos, sem antes o fortalecimento desta musculatura. Aconselho que procure um profissional capacitado para executar a atividade física adequadamente. Sugiro um acompanhamento de nutricionista e, em caso de ansiedade e/ou compulsão alimentar, de um psicólogo.
Concordo com o Dr. Hugo....

A atividade física traz sempre um excelente benefício à pessoa, desde que executada da maneira adequada.

Eu sempre a indico como parte da psicoterapia, principalmente para transtorno de ansiedade e depressão.

O importante é combinar o objetivo com o prazer.

Mas procure , além do profissional de Educação Física, um Nutricionista do Esporte. Ele saberá orientá-lo para que tenha o ganho ou perda adequada da massa magra e gordura.
Para evitar a obesidade, associa-se ao exercício, uma dieta adequada a cada caso. Tratamento com psicólogo tem seu lugar
Musculação é bom, acompanhado de exercicio aerobico.
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90