Acabei de engressar na faculdade e em um trabalho que exige muita atenção, até o momento eu não havi
14
respostas
Acabei de engressar na faculdade e em um trabalho que exige muita atenção, até o momento eu não havia percebido que não conseguia me concentrar em somente uma coisa, que especialista devo procurar para verificar se tenho TDAH?

Boa noite! Eu reforço sua intenção de procurar um profissional, psicólogo ou psiquiatra dizendo que a falta de concentração, nem sempre vem de TDAH, pode vir de outras condições clínicas também. Mas caso te ajude, você pode tentar estudar num ambiente mais isolado possível de movimentos, sons e objetos que possam chamar a sua atenção.
Grande Abraço!
Grande Abraço!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Boa Noite! É importante considerar que o TDAH envolve outras alterações além da atenção, como memória operacional, Hiperatividade, impulsividade... Além disso, outras condições como stress, ansiedade e depressão também acarretam déficit de atenção. Você pode procurar um psicólogo ou um psiquiatra, mas seria importante fazer uma avaliação neuropsicológica para mapear todas as suas alterações das principais funções cognitivas e emocionais.

Olá, Alguns Psicólogos seguem a estrutura recomendada pela ABDA que sugere treinamento específico para quem tem TDAH e está nessa fase de estudos ( concursos, faculdade, projetos etc). Então pode ser de grande utilidade nesse início de faculdade, você aprender a usar essas técnicas e ferramentas que são bem úteis para aumentar e melhorar produtividade e resultados. Qualquer dúvida, esteja à vontade para me perguntar

Olá!
É importante uma avaliação profissional. Sugiro uma avaliação psicológica e, caso o profissional suspeite de TDH e não de uma ansiedade maior, devido ao novo, ao aumento de atividades que vem lidando, encaminha para um neuro ou psiquiatra. Mas também pode procurar, vc mesma, a avaliação de um dos profissionais mencionado aqui. O importante e não desprezar a ideia de buscar ajuda
É importante uma avaliação profissional. Sugiro uma avaliação psicológica e, caso o profissional suspeite de TDH e não de uma ansiedade maior, devido ao novo, ao aumento de atividades que vem lidando, encaminha para um neuro ou psiquiatra. Mas também pode procurar, vc mesma, a avaliação de um dos profissionais mencionado aqui. O importante e não desprezar a ideia de buscar ajuda

Bom dia!
O ideal seria você marcar uma consulta com um psicólogo para este fazer uma avaliação e se for o caso encaminhar para um neuropsicólogo.
O ideal seria você marcar uma consulta com um psicólogo para este fazer uma avaliação e se for o caso encaminhar para um neuropsicólogo.

Ola, concordo com os colegas acima! O ideal é procurar um psicólogo, pois ele saberá avaliar se realmente é TDAH ou se está falta de atenção e devido a algum conflito emocional e em conjunto com o psiquiatra ou neurologista, poderá fazer um diagnóstico mais preciso!!

Parabéns! Se você entrou para a faculdade e conseguiu um emprego novo é um ótimo sinal de sua competência. Porém, se algo lhe incomoda, tanto um médico - psiquiatra ou neurologista - quanto um psicólogo podem te disgnosticar. O importante é que você seja avaliado como um todo e não apenas seu "sintoma" de falta de atenção.

Boa tarde! Se essa dificuldade de atenção tem incomodado você e há uma desconfiança da sua parte de um possível diagnóstico, procure um psicólogo ou psiquiatra - neurologista também é uma possibilidade, mas procure inicialmente um dos dois profissionais "psi", ok? Porém, deixe o profissional ouvir a sua queixa de falta de atenção, não necessariamente será fechado um diagnóstico de TDAH. Bons estudos na faculdade!

Boa Tarde, o profissional mais indicado seria um Psicologo especialista em Neuropsicologia, onde o mesmo esta preparado para investigar e avaliar o seu perfil Neuropsicológico.

Um psicologo especialista em avaliação psicodiagnóstica e neuropsicológica é treinado pra medir, através de testes e escalas, o funcionamento cognitivo e afetivo-emocional, fundamental no diagnóstico do TDAH, já que a desatenção é comum em muitos outros transtornos como de ansiedade e depressão, além de problemas de sono como insonia, apnéia e ronco, que tb prejudicam a atenção. Após realizado este exame, o psicologo encaminha aos profissionais mais indicados para seguir o tratamento

Para um melhor diagnóstico aconselho procurar um neuropsicólogo. Essa especialidade através de uma bateria de testes, perguntas e observações irá ter mais certeza sobre o diagnóstico. Lembrando sempre que pra fecharmos qualquer diagnóstico temos que ter um conjunto de caracteristicas que fazer parte daquele quadro.

Procurar uma Psicoterapia é bom para uma melhor avaliação no caso Psicólogo seria ideal a priori.

Olá, percebo que você fez uma hipótese diagnóstica. Mas há muitas razões pelas quais uma pessoa pode não conseguir se concentrar em algo. Se a dificuldade de concentração persistir e se estender a outras situações, recomendo uma avaliação neuropsicológica para fazer um mapeamento completo do seu funcionamento cognitivo e emocional. O(A) profissional, no caso, é um(a) neuropsicólogo(a). Caso os resultados sejam sugestivos de um transtorno, você receberá o encaminhamento adequado.

Para investigar se você tem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), o especialista mais indicado é um psiquiatra, preferencialmente com experiência em diagnóstico de transtornos de atenção. O psiquiatra realizará uma avaliação detalhada, que pode incluir entrevistas clínicas e questionários específicos, para determinar se os sintomas de distração, impulsividade e falta de concentração são compatíveis com o diagnóstico de TDAH. Sou especialista na área.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Sou diagnosticada com TEA nivel 1 e TDAH tipo desatento. Falei com a psiquiatra e ela emitiu um relatório medico e me falou que aquele era o laudo oficial. Porém tenho dúvidas se daria para tirar o ciptea com ele, pois está escrito "Relatório Médico." Não sei se é a mesma coisa.
- Boa noite! Tenho um filho diagnosticado com TDHA e a escola é ciente, tanto que estamos desde o ano passado tentando que elabore o PEI e faça as adaptações necessárias, mas sem sucesso. A escola alegou mau comportamento do meu filho e enviou uma advertência. Devo assinar esse documento? Tem algum órgão…
- Laudo e diagnóstico é a mesma coisa?????????????????
- A Ritalina pode ajudar na falta de foco e confusão durante a TPM?
- Minha psiquiatra preencheu a minha receita de Ritalina com 3 comprimidos, 3 vezes ao dia (o que daria 270 comprimidos), acontece que ao ir à farmácia adquirir, a atendente me informou que só poderia liberar 3 caixas de 60 comprimidos por receita, conversando com a atendente, a mesma informou que não…
- Qual profissional pode dar laudo técnico de TDAH?
- Vou fazer uma avaliação de TDAH, porém é online. Tem problema?
- Meu filho é extremamente irritado qualquer coisa fica muito nervoso mesmo tentando conversar com ele não resolve ele vai começar a terapia com psicólogo mas acho que não vai ser o suficiente ,ele tem apenas 5 anos devo procurar outro esespecialista?
- O psiquiatra que consultei hoje me disse que só pode me passar medicação para tratamento do TDAH com um laudo de um psicólogo. Isso procede? O psiquiatra não pode ele mesmo diagnosticar e passar o medicamento de tratamento na mesma consulta ?
- Olá. Vi hoje que nas farmacias tem o generico do venvanse sendo vendido, o Dimesilato de Lisdexanfetamina.. Gostaria de saber se ja tem relatos de quem usou e teve os mesmos resultados do uso com o venvanse, pois o generico é BEM mais em conta e não pesa tanto no financeiro igual venvanse.. é uma duvida…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 454 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.