Abuso de antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina por muito tempo pode aumentar o número

5 respostas
Abuso de antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina por muito tempo pode aumentar o número de receptores pra serotonina ao longo de tempo ?
Concordo com Dr. Daniel especialista no assunto, sendo como uma melhora no quadro da depressao.
At.,
Monica

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Essa classe de antidepressivos vem sendo estudada já há algumas décadas e um aumento do número de receptores como consequência de um uso prolongado do medicamento não vem sendo constatada nos estudos. O que já está bem demonstrado é que, com o tempo, ocorre uma diminuição da densidade de receptores pós-sinápticos, um evento relacionado, inclusive, com a melhora clínica da depressão.

Atenciosamente,

Dr. Daniel A. Cavalcante
Lembre-se de aliar o uso da substância com acompanhamento psicológico, uma vez que a depressão está associada à causas emocionais que têm a ver com situações que o indivíduo venha a vivenciar em sua vida, suas tristezas, angústias, dentre outros possíveis fatores, sendo a terapia psicológica de grande ajuda. Os antidepressivos são importantes em alguns casos, porém atuam apenas a nível neurotransmissor. Espero tê-lo ajudado.
Diversos estudos caminham no sentido de comprovar que o abuso do uso de medicamentos psiquiátricos que não estão aliados a um trabalho psicoterapêutico, tem redução e prejuízo nos seus resultados.
Caro paciente, não recomendo o abuso de antidepressivos deste tipo, pois pode atrapalhar a ação posterior dos mesmos e dessensibilizar receptores. A ação principal é o aumento de serotonina na fenda sináptica.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Síndrome Da Serotonina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.