A Vortioxetina afinal serve ou nao para sintomas ansiosos, como TAG, sindrome do panico, TOC etc? Ca

3 respostas
A Vortioxetina afinal serve ou nao para sintomas ansiosos, como TAG, sindrome do panico, TOC etc? Cada medico diz uma coisa. Alguns dizem que ajuda sim e ate resolve, outros dizem que é muito fraco para ansiedade. Qual é a verdade na pratica clinica?
Na prática ela não costuma trazer tantos benefícios nos transtornos de ansiedade. Seu uso tem sido voltado para casos de transtorno depressivo maior.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Confirmando a sua visão de que cada psiquiatra fala uma coisa, te afirmo que existe ensaio clínico randomizado comprovando a eficácia da vortioxetina para o tratamento de transtorno de ansiedade generalizada, além de ter esta indicação citada em livros de psiquiatria.
Por ser uma medicação relativamente nova, é provável que ela seja eficaz para o tratamento de outros transtornos para os quais ainda não existem estudos publicados.
Pessoalmente já tratei casos de TOC com sucesso, mas não existem estudos comprovando esta indicação.
Olá, o Brintellix® (Vortioxetina) é um antidepressivo usado principalmente para tratar quadros de depressão e também de ansiedade. Ela pode ocasionar sintomas de adaptação no organismo, os quais tendem a melhorar dentro de 7 a 10 dias. Entre esses efeitos podem aparecer náuseas, cefaléia e alteração do sono Importante destacar que pode até mesmo haver uma piora dos sintomas nesse período.
Há vários dados já mostrando a eficácia dos efeitos em quadros ansiosos, mas por ser uma medicação relativamente recente carecem ainda estudos populacionais maiores . Com base na minha prática clínica, tive excelente resposta em quadros depressivos e não tão bom em quadros ansiosos. Quadros mais graves como síndrome de pânico e TOC sugiro medicações que já tenham chancela da maior parte dos psiquiatras para estas condições.
Se ainda houver dúvidas procure seu psiquiatra para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos sobre esta e outras questões pertinentes ao seu planejamento terapêutico. Ele deverá fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidade e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.