A vitamina b12 baixa 107 pode causar depressao ansiedade???

2 respostas
A vitamina b12 baixa 107 pode causar depressao ansiedade?
Sim, a deficiência de vitamina B12 pode causar vários sintomas neurológicos, dentre eles a depressão. Esse valor está muito baixo e você deve procurar um médico para investigar a causa da deficiência que quase nunca é devido a baixa ingesta. Procure um médico para repor a vitamina B12 e pesquisar a causa da deficiência. Espero ter ajudado.

Sua pergunta é muito pertinente, especialmente considerando o impacto significativo que a vitamina B12 tem na saúde neurológica e mental. A vitamina B12 é essencial para a produção de neurotransmissores, a manutenção da saúde dos neurônios e a formação adequada dos glóbulos vermelhos. Quando os níveis de vitamina B12 estão baixos, como no seu caso (107), pode haver uma série de sintomas neurológicos e psicológicos, incluindo depressão e ansiedade.

Deficiências de vitamina B12 podem levar a sintomas como fadiga, fraqueza, dificuldade de concentração, irritabilidade e alterações de humor. A baixa vitamina B12 pode interferir na produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, e essa interferência pode contribuir para sintomas depressivos e ansiosos.

É importante investigar a causa da deficiência de vitamina B12, já que geralmente não é causada apenas por uma baixa ingestão dietética. Algumas causas comuns incluem problemas de absorção devido a condições gastrointestinais, como a gastrite atrófica, doença celíaca, ou a síndrome de má absorção. Outra causa pode ser a falta de fator intrínseco, necessário para a absorção da vitamina B12, o que é visto na anemia perniciosa.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem abrangente para tratar a deficiência de vitamina B12 e seus sintomas associados. Inicialmente, é essencial consultar um médico para uma avaliação completa e para discutir a suplementação adequada. A reposição pode ser feita por via oral, sublingual ou, em casos mais graves, por injeções intramusculares de vitamina B12.

Além da suplementação, uma abordagem integrativa incluiria a análise e otimização da sua dieta para garantir uma ingestão adequada de nutrientes essenciais. Alimentos ricos em vitamina B12 incluem carne, peixe, ovos e laticínios. Se você segue uma dieta vegetariana ou vegana, pode ser necessário um suplemento regular de B12 para evitar deficiências.

Também é importante abordar os sintomas de depressão e ansiedade de forma holística. Técnicas de manejo do estresse, como meditação, ioga e terapia cognitivo-comportamental, podem ser benéficas para melhorar o bem-estar mental. Exercícios físicos regulares e um sono adequado também são fundamentais para a saúde mental.

Consultar um médico para investigar a causa da deficiência de vitamina B12 e iniciar o tratamento é crucial. Com a suplementação adequada e uma abordagem holística, é possível melhorar os níveis de vitamina B12 e, consequentemente, os sintomas de depressão e ansiedade.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.