A ultima psiquiatra que me consultei disse que tenho ansiedade generalizada ou transtorno de personalidade

15 respostas
A ultima psiquiatra que me consultei disse que tenho ansiedade generalizada ou transtorno de personalidade borderline. Como eu poderia ter essa certeza? Fui a dois médicos e ainda nenhum diagnóstico concreto.
Olá! Mais do que pensar no diagnóstico exato, é importante considerar os prejuízos que você pode estar tendo em sua rotina. Avalie os seus sentimentos, suas emoções e comportamentos... como eles estão afetando suas tarefas, sua rotina e sua relação com outras pessoas?
Se considera estar tendo dificuldades, não deixe de procurar auxílio de um psicólogo, profissional que poderá te auxiliar a avaliar a origem do sofrimento psíquico e os caminhos para que você se fortaleça internamente. Se for necessário, o próprio psicólogo poderá te indicar um psiquiatra de confiança, que passe os medicamentos necessários.
Seguir um tratamento com profissionais em conjunto tende a dar resultados mais satisfatórios.
A busca pela compreensão própria você já está tendo... Agora basta continuar nesse caminho em busca da saúde mental. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Algumas vezes não é possível fechar um diagnóstico em apenas uma consulta: uma pessoa pode ter comorbidades (mais do que uma doença), os sintomas podem não estar tão claros, falta de um familiar/acompanhante nas consultas, entre outras coisas. Diagnóstico clínico (como, no caso, o psiquiátrico) é feito através do relato do paciente, dos familiares, da observação do comportamento, da resposta a medicação; não há um exame físico que dê "certeza" diagnóstica. O importante é que você encontre um profissional de confiança e faça um acompanhamento (não apenas uma consulta). Nesse acompanhamento, será testado medicações (toda medicação é sempre um teste, para verificar a resposta de cada pessoa a determinada medicação/dosagem), mudanças de comportamento, etc. Como colocado pela colega anterior, mais importante do que o diagnóstico é o impacto do que você vem sentindo e fazendo na sua vida. O tratamento psicológico poderá ajudar na identificação dos sintomas e lidar com as dificuldades.
Olá. Muito importante você voltar ao psiquiatra e pesquisar com ele o que falta para fechar o seu diagnóstico, visto que parece apresentar uma comorbidade, que é a manifestação de mais de um transtorno.
Continue com o psiquiatra e peça para lhe indicar um profissional psicólogo a fim de trabalharem em conjunto e podem trazer mais segurança para você.
Você pode ter os dois diagnósticos, um não exclui o outro.
Ola! Alguns psiquiatras não trabalham com diagnósticos. A indicação correta de medicamentos e a psicoterapia irão trazer resultados. Às vezes, as doenças mentais se ramificam ou "desaparecem", logo saber se é TAG ou Bordeline pode não trazer um objetivo concreto agora. Busque um médico de confiança é um terapeuta e comece uma mudança de vida o mais rápido possível! Abraço
Alguns diagnósticos podem demorar mais do que outros, sendo necessário acompanhar o paciente por vários meses.

Quando é realmente necessário, existem psicólogos especialistas em realizar baterias de testas para avaliação psicodiagnóstica.

Aguarde a decisão de seu médico e esclareça com ele todas as suas dúvidas.

Atenciosamente.
Alguns casos pedem uma investigação mais detalhada, com várias entrevistas, para se conseguir chegar a um diagnóstico. Isso leva tempo. Obviamente que ter confiança no profissional que está avaliando é fundamental. É importante também lembrar que quem sofre tem pressa e isso tem que ser respeitado, mas as vezes é preciso mais tempo para se conseguir uma compreensão apurada do que está havendo. Enquanto isso, você poderia começar uma psicoterapia. Algumas abordagens, como a psicanálise, podem te ajudar mesmo antes de você ter um diagnóstico médico definido, lhe amparando inclusive nesse momento difícil de indefinição.
O diagnóstico de um Transtorno psiquiátrico pode por vezes demorar. Precisamos acompanhar alguns pacientes por um tempo para ter certeza do diagnóstico. Não existe nenhum exame que dê a certeza do diagnóstico. O mais importante é procurar um psiquiatra de confiança, pois todo diagnóstico é clínico.
Olá! Os Psiquiatras e Psicanalistas usam essas classificações e termos que você descreveu. Procure por um bom Psicólogo psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e bem!
Minha indicação é que você faça uma terapia.A terapia é um espaçp só seu, um lugar onde você vai poder saber melhor o que está acontecendo com você e onde vai ter o suporte para tratar seus sintomas.
Olá, como já foi ressaltado por alguns colegas, é possível ter mais de um transtorno e alguns diagnósticos podem demorar um pouco mais, porém independente disso a experiência da dúvida, do que você sente e do seu estilo de funcionamento atual podem estar causando sofrimento. Neste caso, a indicação é que busque ajuda psicológica desde já. Além disso, é interessante que o psicólogo e psiquiatra trabalhem juntos para que os resultados sejam mais efetivos. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Olá minha amiga!
Particularmente tenho minhas reservas com relação a qualquer rotulação ou estigmatização. Considero cada pessoa, uma pessoa diferente e única. Recomendo, antes que comece a tomar remédios, que procure um (a)psicólogo(a) em condições de te ajudar a sair dessa situação. Estou à disposição! Um abraço!
Nessa hora quem manda e a experiencia com atualizações frequentes
procure um psiquiatra com esse perfil porque alguns sintomas são das mesmas doenças
estou as ordens para resolver tal situação!
Prezada, não se faz um diagnostico com apenas uma sessão e em alguns minutos... Por mais bem recomendado e renomado médico que seja. Um diagnostico é coisa seria. Psicoterapia com o Psicologo e se for o caso... psicoterapia medicamentosa andam juntos. Sugiro primeiro passar por um Psicologo (a), para que se for o caso o mesmo lhe encaminhe ao psiquiatra. No mais procure trabalhar sem dramas, estigmas e complexos suas ansiedades. Pra tudo da-se um jeito. Boa sorte com o seu tratamento. Nunca desista de você mesma!!! Abs
Como alguns colegas de profissão já colocaram, é possível sim ter mais de um diagnóstico, pois existem as comorbidades, porém é importante saber que não se fecha um em apenas um contato. Procure ajuda profissional com um Psicólogo para que se faça o acompanhamento, se necessário, dê continuidade com um psiquiatra, para que se faça uma trabalho multidisciplinar e alcance bons resultados.

Coloco sempre para os pacientes, muito mais que um diagnóstico, preocupe-se com sua essência, com o que vem atrapalhando sua rotina , suas angustias e humanidade. Se observe e se respeite, desta maneira, conseguirá encontrar um caminho que o leve a uma melhor qualidade de vida independente da "rotulação"... Ainda que um diagnóstico seja confirmado, nunca deixe de valorizar a ideia de que cada ser humano é único e aprenderá a lidar da melhor maneira possível com suas dificuldades.

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Yasmim Barbosa da Silva

Yasmim Barbosa da Silva

Psicólogo

Fortaleza

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Rafael Schmidt

Rafael Schmidt

Psicanalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.